A A A C
email

PROGRAMA REFORÇO ESCOLAR

        No intuito de resolver o analfabetismo funcional, defasagem idade/ ano escolar, déficit de conhecimentos e de garantir a aprendizagem foi criado o Programa Reforço Escolar, que tem por objetivo o aprimoramento da qualidade do ensino das escolas públicas da Rede Municipal, desenvolvendo projetos e ações que favoreçam o sucesso escolar de todos os alunos matriculados na Rede. Nesse sentido, colabora para o salto na qualidade de ensino da educação carioca: todo aluno aprendendo cada vez mais e melhor e na idade adequada ao ano em que estuda.

 

          O Programa Reforço Escolar organiza-se em duas linhas de ação:

 

                 • CORREÇÃO DE FLUXO

                 • MANUTENÇÃO DA APRENDIZAGEM
 

 

 

Conheça os Projetos de correção de fluxo do Programa do Reforço Escolar, em 2014:


Projeto Realfabetização 1

Apresentação

Projeto do Programa Reforço Escolar, elaborado e desenvolvido pela SME, que tem como objetivo alfabetizar alunos ainda não alfabetizados no 1º segmento, a partir do 3º ano.

 

Você pode acessar AQUI o caderno pedagógico do 1º bimestre - 2015

 

Você pode acessar AQUI o caderno pedagógico do 1º bimestre - 2014

Você pode acessar AQUI o caderno pedagógico do 2º bimestre - 2014

Você pode acessar AQUI os cadernos pedagógicos do 3º bimestre - 2014

Você pode acessar AQUI os cadernos pedagógicos do 4º bimestre - 2014

Você pode acessar AQUI os vídeos de formação de professores.

 

 

Projeto Realfabetização 2

Apresentação

Projeto do Programa Reforço Escolar, realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), que tem como objetivo alfabetizar alunos do 6º Ano, ainda considerados analfabetos funcionais.

 

Você pode acessar AQUI os cadernos de apoio.

 

 

Projeto Aceleração 1 

Apresentação

Projeto do Programa Reforço Escolar, realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), que tem como objetivo consolidar a aprendizagem dos alunos alfabetizados, com defasagem idade/ano de escolaridade, no 1º segmento.

 

 

Projeto 7° Ano – Nenhum Jovem a Menos (NJM)

 

Apresentação

Projeto do Programa Reforço Escolar, elaborado e desenvolvido pela SME, que tem como objetivo ampliar as habilidades de leitura, escrita, os conceitos em Ciências, Geografia, História e Matemática, para atender os alunos que estavam matriculados no Realfabetização 2B - Projeto Fórmula da Vitória, em 2013.


As turmas deste projeto são regidas por PI, que atuam como generalistas e ministram aulas de Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, História, Matemática e Música. As turmas também têm PI especialista de Educação Física e de Língua Inglesa.

 

Você pode acessar AQUI os cadernos específicos de Língua Portuguesa - 2014

Você pode acessar AQUI os cadernos específicos de História e Geografia - 2014

Você pode acessar AQUI o caderno específico de Matemática - 2014

 

 

Projetos Aceleração 2 e Aceleração 3 

Autonomia Carioca



Apresentação

Projetos do Programa Reforço Escolar, realizado em parceria com a FRM (Fundação Roberto Marinho), para implementação da aceleração de aprendizagem, utilizando a metodologia do TELECURSO – TELESSALA, visando a atender os alunos alfabetizados no 2º segmento do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal do RJ, que se encontram em defasagem idade/ ano de escolaridade.


Projeto Aceleração 2: projeto para alunos oriundos do 6º ano alfabetizados e com defasagem idade/ano. Este projeto tem duração de dois anos, para terminalidade do ensino fundamental.

 

Projeto Aceleração 3: projeto para alunos oriundos do 8º ano com defasagem idade/ano e com duração de um ano para, terminalidade do ensino fundamental.


As turmas dos referidos projetos são regidas por PI, que atuam como generalistas e ministram aulas de Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, História, Matemática e Linguagem Artística. As turmas também têm PI especialista de Educação Física e de Língua Inglesa.

 

Os projetos têm como suporte os livros do Telecurso, kits de DVD das áreas a serem trabalhadas e livros de Literatura, por módulo, para o Percurso Livre.

 

Você pode conhecer AQUI a Metodologia TELESSALA.