A A A C
email

EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


   A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio.


Refletir sobre educação de jovens de adultos significa (re) pensar em indivíduos que tiveram de alguma forma, em algum momento de suas vidas seus direitos à educação negados, ou seja, não tiveram a oportunidade de concluir, e muitas vezes, nem de iniciar seus estudos, interrompendo desta forma sua escolaridade regular. A EJA tem um modelo pedagógico próprio com o objetivo de criar situações de ensino-aprendizagem adequados às necessidades educacionais de jovens e adultos, englobando as três funções: reparadora, equalizadora e a permanente, citadas no Parecer 11/2000 da CEB/CNE.

 

A IMPORTÂNCIA DAS TICs NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


O uso da tecnologia na vida cotidiana se tornou um caminho sem volta na sociedade contemporânea. A escola, para exercer sua função de formar plenamente os cidadãos para a vida em todos os seus aspectos, não pode de maneira nenhuma dissociar-se da modernidade e do uso dos recursos tecnológicos que a atualidade nos disponibiliza. Muito mais do que isso, precisamos preparar nossos alunos para um mercado de trabalho cada vez mais dependente desses recursos. O aluno da EJA faz parte de um grupo no qual a grande maioria de seus membros já exerce alguma atividade profissional. Para que novas oportunidades sejam abertas diante desse aluno, é necessário que a escola o incentive a mergulhar nesse mundo de novidades e conectar-se à vida moderna.

 

Resistência


É lógico que alguns alunos da EJA, principalmente os mais idosos, oferecem um pouco de resistência ao se depararem com um computador. Muitos se sentem temerosos, preferem não arriscar, não acreditam que podem fazer uso da máquina de maneira útil e satisfatória. O papel da escola e do professor é o de encorajar esses alunos, mostrar que podem sim, usar e principalmente aprender muito por meio das novas tecnologias.


Aprendendo com as tecnologias:


Sabe-se que existem alguns sites educacionais, que proporcionam ao aluno a possibilidade de ir além do que lhe é apresentado em sala de aula. O hábito de pesquisar, o querer saber mais, a curiosidade em relação aos diversos assuntos não só do currículo escolar, mas da própria vida, devem ser fomentados na escola. A internet abre um leque de opções e possibilidades para todos aqueles que almejam ampliar seus conhecimentos.



As dificuldades no uso das TICs nas escolas:


Uma parte das escolas já conta com equipamentos de informática prontos para que sejam desenvolvidos trabalhos com alunos, porém é grande o número de professores que ainda têm receio de levar suas turmas ao laboratório de informática. É necessário que não apenas as escolas, mas também os cursos de licenciatura incentivem e ensinem esses professores a lidar com essas tecnologias como aliadas ao trabalho educativo e vê-las não como um desafio angustiante e assustador, mas um poderoso recurso no processo ensino-aprendizagem.


Em contrapartida, muitos professores desejam utilizar essas tecnologias, mas esbarram em diversas dificuldades, como por exemplo, a falta de equipamentos ou equipamentos obsoletos e sem condições de uso e conexão de internet insatisfatória. Sem dúvida, há ainda muito o que avançar nesse sentido.

 

 

Links relacionados:

http://forumeja.org.br/es/node/38
http://www.textolivre.pro.br/blog/?p=130
http://www.youtube.com/watch?v=CJrxGtqjYGg
http://www.youtube.com/watch?v=2IVpHcJi1kw

 

 

LISTAGEM DAS ESCOLAS COM PEJA