A A A C
email
Pesquisar (obrigatório)
Selecione uma Escola ou um Programa da SME (opcional)






Retornando 13 resultados contendo 'rivadávia' em Blogs'

Terça-feira, 28/07/2015

Estações de Leitura - Ginásio Carioca Rivadávia Corrêa

Tags: 1ªcre, eventos, projetos, riodeleitores.

 

 

 

O Ginásio Carioca Rivadávia Corrêa mobiliza toda comunidade escolar numa ação de fomento ao prazer de ler: a Estação de Leitores!

 

Localizada no coração da Cidade Maravilhosa, o Ginásio Carioca Rivadávia Corrêa atende alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Desde o ano de 2005, a unidade investe em ações de Leitura, por entender que esta é uma prática importante na formação social do indivíduo, uma condição para o exercício pleno de sua cidadania.

 

 

 

Várias ações, a partir do ano de 2011, foram reunidas em um único projeto intitulado Central de Leitores.

 

 

A escola tem realizando encontros literários, abrindo suas portas para apresentar sua produção.

 

 

 

Em 2013, a escola estabelece as Estações de Leitura: nessas estações, a escola monta espaços destinados à divulgação da leitura literária.

Para atrair a comunidade, foram realizadas sessões de "Contações de Histórias".

 

 

No ano de 2015, o Ginásio faz uma nova mudança na dinâmica do projeto: os alunos fizeram apresentações de suas leituras e produções para os colegas das outras escolas do entorno, com a parceria das unidades escolares da região.

 

Com o tema "O Rio de Janeiro sobre o olhar de Machado de Assis e Debret", as turmas puderam conhecer a obra de Machado, e apresentar ao público o Rio de Janeiro do Século XIX ao século XXI.

 

 

Esse trabalho é possível porque toda a comunidade escolar entende a importância de formar jovens leitores, contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento como cidadão.

 

Assim, o Ginásio Rivadávia Correa vem promovendo a leitura como prática social, constituindo novos espaços para tal e contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos leitores.

 

Colaborou com esta postagem:

Márcia Facádio - Diretora do Ginásio Rivadávia Corrêa

Janete Bloise (fotos) - professora de Artes do Ginásio Rivadávia Corrêa.

 

Quer saber mais?

GINÁSIO RIVADÁVIA CORRRÊA

Telefone: 2253-8064

E-mail: emrivacorrea@rioeduca.net

 

 

"Professor, este espaço é seu! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o representante Rioeduca de sua coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.

 

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação

alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

Whatsapp 98733-1970

 

 

COMENTE E COMPARTILHE

 

 

                               

 

 

 

 


   
           

Segunda-feira, 20/01/2014

GEC Rivadávia Corrêa - Qualidade Comprovada

Tags: 1ªcre.

 

Mais uma vez o GEC Rivadávia Corrêa entra para o ranking das escolas com as melhores avaliações no IDEB e no IDERIO. Esse resultado comprova a qualidade e empenho de gestores, professores, famílias e alunos da unidade. Para celebrar essa vitória, o Rioeduca conta um pouco dessa escola de sucesso e relata como ela conseguiu estar entre as melhores colocadas na Rede Municipal de Educaçao Carioca.

 

 

  O IDEB

 

 

Estudantes em aula de Artes.

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e representa a iniciativa de reunir num só indicador dois conceitos de grande importância para a qualidade da educação, fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O Ginásio Experimental Carioca Rivadávia Corrêa está entre as 10 melhores do Rio, alcançando a 5ª colocação.

 

Alcançar a meta do IDEB não é tarefa fácil, requer trabalho, dedicação, estudo, comprometimento de toda equipe, parceria com as famílias e foco. No entanto, a comunidade escolar Rivadávia Correa, incentivados pela gestora Bárbara Portilho, não desanima diante das dificuldades e avança em direção a uma educação de qualidade ainda maior.

 

 

Uma Escola de Sucesso

 

 

Alunos do GEC em passeio cultural.

 

O ambiente é fator importante para o processo de aprendizagem e, no GEC, adolescentes têm um espaço organizado para produção de projetos e construção de conhecimentos. Laboratório de ciências, biblioteca e sala de vídeo são alguns dos ambientes que despertam no aluno a sede e o prazer de aprender. Nas aulas, os jovens têm o apoio da Educopédia, que traz dinamismo ao estudo. Os adolescentes também podem participar, falar e teclar, acessando a internet.

 

Outros fatores que influenciam no avanço da qualidade da unidade são: horário integral para professores e alunos, utilização de novas tecnologias educacionais, o sistema de ensino polivalente e a criação de novas modalidades de ensino como: estudo dirigido, protagonismo juvenil, projeto de vida e eletivas.



 1ª Coordenadoria Regional de Educação Celebra Vitória com o GEC

 


A Professora Claudia Reis, Assessora da Gerência de Educação da 1ª CRE, entende:

que seja muito importante o bom desempenho dos alunos. Contudo, a certeza do sucesso escolar é nossa preocupação principal. Os alunos do GEC Rivadávia Correa têm demonstrado esse sucesso cotidianamente, sobretudo quando se debruçam sobre seus projetos de vida, pensando no futuro e agindo sobre o presente.

Foi um orgulho para a Secretaria Municipal de Educação, ter esses jovens apresentando essa proposta atualizada de educação para os Líderes Cariocas que foram conhecer o GEC. Ficou claro para todos nós a importância do protagonismo juvenil e ouvir o orgulho deles contando as vitórias da escola. Isso só demonstra que a equipe está no caminho certo e que os frutos do trabalho são concretizados por todos."

 

O Professor José Luiz Pinheiro de Andrade, Ouvidor Adjunto da 1ª CRE, afirma:

“Acredito que o sucesso desta Unidade Escolar resida na gestão democrática e participativa, em que todos os atores envolvidos no processo educativo estão alinhados e atentos às necessidades do cotidiano. Tive o prazer de acompanhar a evolução e as mudanças que ocorreram nesta escola e percebo que tanto os alunos, quanto toda a equipe docente se orgulham deste espaço e buscam a excelência em todas as ações. Parabéns a todos os envolvidos e principalmente aos alunos, foco de nosso trabalho e dedicação!”

 

 

 

O segredo do Sucesso do GEC é o compromisso com o trabalho sério e perseverante. É também a dedicação e persistência em olhar pra cada menino e menina como pessoas únicas, especiais e mostrar para cada uma delas sua própria capacidade de intervir no mundo atual, com inovações geradas pelos talentos que lhes são próprios. O Ginásio Experimental Carioca é isso: uma inovação apaixonada e apaixonante onde educar é também um jeito de amar.

 

 

Conheça mais trabalhos do GEC, acessando o link abaixo:

 

http://gecrivacorrea.blogspot.com.br/

 

 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           

Quinta-feira, 30/08/2012

GEC Rivadávia Corrêa é Sucesso!

Tags: 1ªcre, ideb.

Bárbara Portilho, diretora do Ginásio Experimental Carioca Rivadávia Côrrea e toda equipe da unidade, celebram a qualidade alcançada na avaliação do IDEB (ìndice de Desenvolvimento da Educação Básica) do ano de 2011.

 

 


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e representa a iniciativa de reunir num só indicador dois conceitos de grande importância para a qualidade da educação, fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

 

 


 

 

Bárbara, gestora do GEC e sua equipe acreditam que a “implantação do Programa dos Ginásios Experimentais como modelo das escolas de tempo integral na cidade, marca um dos mais acertados projetos da Secretaria Municipal de Educação. Com menos de um ano de implantação, quando foram avaliados, quatro Ginásios Experimentais estão entre as dez escolas com maior IDEB da rede em 2011.

 

Trabalho e Sucesso  


 

O horário integral para professores e alunos, a utilização de novas tecnologias educacionais (inclusive em plataforma digital), o sistema de ensino polivalente e a criação de novas modalidades de ensino como: estudo dirigido, protagonismo juvenil, projeto de vida e eletivas, estão entre as mudanças no cotidiano escolar responsáveis pela grande evolução nos índices desempenho."

 

 

 


O Ginásio Experimental Carioca Rivadávia Corrêa cresceu 74% no IDEB e obteve  o melhor desempenho entre as escolas da 1ª CRE.


 

 

Segundo Bárbara, o trabalho foi grande, a dedicação total, mas o resultado MARAVILHOSO e diz que para comemorar o centenário da escola, já estão trabalhando por um resultado ainda melhor!

 

A equipe Rioeduca parabeniza os gestores, professores, alunos e pais do GEC Rivadávia Corrêa pelo sucesso e deseja ainda mais conquistas em 2012!!!

 

 * Postagem baseada no relato de Bárbara Portilho, Márcia Facadio e Renata Ricoca

Fonte:http://gecrivacorrea.blogspot.com.br/

 

Conheça melhor os trabalhos do GEC Rivadávia Corrêa acessando o blog  http://gecrivacorrea.blogspot.com.br/

 

 

Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós!

Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE e participe.

 

 

Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ª CRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita 

 

 

 

 

                                       

 

 

 


   
           

Segunda-feira, 30/07/2012

As Olimpíadas de Londres e o GEC Rivadávia Côrrea

Tags: 1ªcre, projetos.

O GEC Rivadávia Corrêa comemora a seleção dos desenhos produzidos pelos alunos da unidade para decorar o ambiente e estimular ainda mais os jovens atletas brasileiros que participam das Olimpiadas 2012, de Londres.

 

 

 

 

Os Jogos Olímpicos de 2012, oficialmente Jogos da XXX Olimpíada, são os Jogos Olímpicos realizados na cidade de Londres, de 27 de julho a 12 de agosto de 2012, seguidos pelos Jogos Paralímpicos de Verão de 2012, que se realizarão entre 29 de agosto e 9 de setembro. Londres é a primeira cidade a sediar oficialmente os Jogos Olímpicos da Era Moderna por três vezes - as anteriores foram em 1908 e1948 (Wikipedia). Ao todo, 204 nações estarão presentes nas Olimpíadas de Londres disputando medalhas em 36 modalidades esportivas.

 

 

 

 

 

Foi com muito orgulho, que os alunos do Ginásio Experimental Carioca desenvolveram um lindo video a partir de desenhos que produziram para o concurso de imagens do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Os melhores desenhos viajaram para Londres e ornamentam o Ginásio Crystal onde os esportistas brasileiros treinam durante as Olimpiadas.

 

No vídeo, foram incluídos todos os desenhos que participaram na nossa escola, além de fotos dos alunos nas aulas de Educação física, com o professor Mauro Ribas, praticando diversas modalidades esportivas e participando dos famosos treinos de Voley, aos sábados. Esta prática  que já está entrando para história do Ginásio, e acontece pela dedicação do Professor Mauro Ribas, e presença dos alunos interessados em se aprimorar nesse esporte!

 


A Comunidade do GEC Rivadávia ficou ainda mais orgulhosa ao ler a notícia publicada no Jornal O Globo de 16 de julho, sobre as produções dos alunos. Confira:

 

“ A casa é grande, ainda tem poucos moradores, mas já tem cheirinho familiar. A partir desta segunda-feira, o silêncio no centro de treinamento do Brasil, em Londres, vai sendo quebrado. A saltadora Keila Costa e o nadador Marcelo Chierigini foram os primeiros atletas a chegar ao Crystal Palace. Durante a visita guiada para a imprensa, enquanto ela dormia num dos quartos que servem como alojamento e estão enfeitados com desenhos enviados por crianças de escolas municipais do Rio, Marcelo provava e aprovava a comida da chef Roberta Sudbrack, no refeitório. Na saída, o calouro olímpico deixou sua assinatura na enorme bandeira brasileira que enfeita o local.”

 

Assista ao vídeo com as obras realizadas pelos alunos do GEC e

aproveite para compartilhar e comentar o que achou.

 

 

 

Confira os blogs do GEC Rivadávia Côrrea

http://gecrivacorrea.blogspot.com.br
http://artescolapublica.blogspot.com.br/search/label/Esportes

 

 

Envie para o Rioeduca.net os trabalhos que sua escola realiza sobre os Jogos Olimpicos de 2012, e publicaremos aqui.

 

Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ªCRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita 

 

                               

 

 

 


   
           








Não há informações sobre 'rivadávia' em Programas e Ações

Não há informações sobre 'rivadávia' em Enquetes