A A A C
email
Pesquisar (obrigatório)
Selecione uma Escola ou um Programa da SME (opcional)






Retornando 110 resultados contendo 'Concurso' em Blogs'

Quinta-feira, 29/06/2017

Em busca de novos talentos: Concurso de Desenho na E.M. Ministro Alcides Carneiro

Tags: 9ªcre, concurso, desenho.

 

 Com objetivo de estimular, conhecer e despertar novos talentos, a Sala de Leitura Professor Ciro Gallo utilizou a data do dia 15 de abril, dia em que comemora-se o dia do desenhista, para promover o 1º Concurso de Desenhos com os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal 09.18.075 Ministro Alcides Carneiro.

 

   

 

Neste primeiro concurso os alunos puderam expressar sentimentos e pensamentos em uma temática livre. Para ajudar na difícil decisão de eleger o desenho vencedor, foram convidados para o júri, profissionais da área: um roteirista e um desenhista dos Estúdios Maurício de Sousa.

 

 


A premiação foi realizada no dia 25 de maio. Todos os alunos receberam certificado, chocolate, uma carta de parabenização e incentivo à continuidade de expressão através dos desenhos e de estudos, escrita por um dos jurados.

Os 3 primeiros colocados, além destes, ganharam uma bolsa com kit para pintura e livros paradidáticos.

 

 


• 1º colocado: Riann dos Reis Silva – turma 1905;
• 2º colocado: Raissa Rodrigues da Silva Oliveira – turma 1707;
• 3º colocado: Kaune Tavares Guimarães – turma 1801.

 

Esta experiência já trouxe novos frutos e interesse dos alunos. 

Parabéns à Professora Marcela Máximo, regente da Sala de Leitura, e aos alunos da E. M. Ministro Alcides Carneiro. 

 

 

 

 

 


 


   
           

Segunda-feira, 03/04/2017

E. M. Charles Anderson Weaver Vence o Concurso Carioquinha na Câmara

Tags: 6ªcre, carioquinha, câmara.

 

No segundo semestre de 2016, os alunos do 8.º ano, do Ginásio Carioca Charles Anderson Weaver, participaram do projeto Carioquinha na Câmara. A aluna Mayara Bruna foi uma das vencedoras do concurso de redação promovido pelo projeto.

 

O projeto Carioquinha na Câmara já levou mais de 700 alunos de 23 escolas públicas ao parlamento

 

O projeto “Carioquinha na Câmara” é uma iniciativa do Centro Cultural da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O objetivo é dar aos alunos das escolas públicas a oportunidade de conhecer o Palácio Pedro Ernesto, bem como compreender o conceito de cidadania e aprender sobre a importância e o funcionamento do Poder Legislativo.

A equipe do Ginásio Carioca Charles Anderson Weaver acolheu o convite da Câmara e agendou uma visita guiada ao Palácio Pedro Ernesto. Lá, os alunos puderam acessar ao plenário e conheceram a história do lugar. Já na unidade escolar, eles foram orientados a escreverem um texto com o seguinte tema: A importância do poder legislativo no cotidiano das pessoas.

 

Entrevista da aluna Mayara Bruna à Rio TV Câmara sobre como o projeto aconteceu na escola

 

Como o projeto foi direcionado às turmas do 8.º ano, a Escola levou os discentes das turmas 1801, 1802 e 1803, ou seja, todo o contingente do período determinado pelo projeto. Durante o processo, os alunos ficaram sob a tutela e orientação da professora Paula Menezes, Coordenadora Pedagógica, e do professor William Diego de Almeida Silva, Língua Portuguesa.

A visita guiada foi um momento de muito aprendizado para alunos e professores. Todos conheceram a história do Palácio Pedro Ernesto e do homem que emprestou o seu nome ao edifício; aprenderam sobre a rotina dos vereadores da cidade do Rio de Janeiro, sendo levados, inclusive, a simularem discursos à tribuna.

No retorno à escola, os alunos tiveram uma palestra sobre o funcionamento e importância dos três poderes na democracia brasileira. Em seguida, um rico debate foi realizado, no qual os alunos puderam manifestar os seus entendimentos e críticas sobre o assunto. Foi uma oportunidade ímpar de conscientizá-los sobre a importância do voto e da construção da cidadania.

 

A aluna Mayara Bruna, vencedora do 3.º lugar do concurso de redação, faz a leitura do seu texto

 

Os alunos foram, então, convidados a escrever uma redação e a participar de um concurso promovido pela Câmara. Uma vez escritas, as melhores redações foram selecionadas e enviadas ao Centro Cultural da Câmara Municipal do Rio de Janeiro para concorrer com produções de outros estudantes.

As redações foram corrigidas por uma banca formada por professores da Secretaria Municipal de Educação, que declarou o texto da aluna Mayara Bruna, da turma 1802, como vencedor do terceiro lugar. No dia 13 de dezembro, o Centro Cultural organizou uma solenidade de premiação em que foram convidados a aluna vencedora, seus familiares, o professor responsável e a direção. A homenagem aconteceu no auditório do Palácio Pedro Ernesto, onde Mayara foi contemplada com uma câmera fotográfica digital.

O projeto foi um sucesso e superou as expectativas. Além da participação ativa dos alunos, que demonstraram interesse em aprender temas que não fazem parte do cotidiano escolar, a visita guiada proporcionou uma importante formação política dos estudantes.

 

Solenidade de premiação do concurso de redação

 

Parabéns à equipe gestora e aos professores do Ginásio Carioca Charles Anderson Weaver por oferecer aos seus alunos uma formação política, tão fundamental para que este jovem possa não apenas compreender a relevância da política, mas também participar dela como um potencial protagonista. Esse é o jovem que nosso país necessita, pois só assim se poderá realmente construir o caminho para uma nova geração mudar as práticas e não apenas a economia do país. É um orgulho tê-los na 6.ª CRE!

 

Quer saber um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo G.C. Charles Anderson Weaver? Entre em contato com a escola!

E-mail: emweaver@rioeduca.net

Telefone: 2407-2197

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!


   
           

Sexta-feira, 02/12/2016

22º Concurso de Dança da E. M. Brasil

Tags: 4ªcre, dança.

 

 

Escola Municipal Brasil realiza o 22º concurso de dança homenageando países dos cinco continentes.

 

O uso da dança como prática pedagógica favorece não só a criatividade, mas também ao processo de construção de conhecimento. A dança como parte do processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, como possibilidade de contribuição para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e na sua relação com o mundo.

“O homem primitivo dançava por inúmeros significados: caça, colheita, alegria, tristeza,... O homem dançava para tudo que tinha significado, sempre em forma de ritual.” VERDERI ( 2009). Tal afirmativa nos faz compreender que trabalhar com a dança dentro de uma visão pedagógica vai muito além do que ensinar gestos e técnicas aos alunos. Na verdade trabalhar com a dança permite ensinar, da maneira mais divertida, todo o potencial de expressão do corpo humano. É um ótimo recurso pedagógico para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, e até mesmo aumentar a socialização da turma.

Nessa perspectiva, baseados no Projeto Político Pedagógico, "Casa Comum, Responsabilidade de Todos!", tendo como casa principal o nosso Planeta,os alunos da Escola Municipal Brasil homenageiam a todos os habitantes dessa grande casa. Para isso, elencaram países dos cinco continentes que serviram de inspiração para as danças que apresentaram no 22º Concurso de Danças da Brasil.

 

 

 

Por assim dizer, hoje a dança é compreendida por muitos por seu valor em si, muito mais do que um passatempo, um divertimento ou um enfeite. A dança é tão importante quanto falar, cantar, brincar, inclui uma riqueza de movimentos que envolvem corpo, espírito, mente e emoções, que enriquece, de fato, a aprendizagem.

 

 

 

 

Esse trabalho interdisplinar desenvolvido pela Escola Municipal Brasil leva aos alunos a vivenciarem e compreenderem de que através da dança eles são capazes de demonstrarem aquilo que eles pensam, que eles entendem, ou seja, que eles são capazes de demonstrarem os seus conhecimentos e habilidades, da maneira mais transparente possível, que quando dançam, eles se expõem e que por conseguinte, se enxergam por completo dentro de todo esse processo.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto, no qual através da dança buscou-se desenvolver a capacidade criativa dos alunos numa descoberta pessoal das suas habilidades, contribuindo assim, de maneira decisiva para a formação de cidadãos críticos autônomos.

 

Escola Municipal Brasil  
Professora Giselia Gracio - Gestora da Unidade Escolar

Endereço: R. André Azevedo -  Rio de Janeiro - RJ, 21021-480
Telefone: (21) 2560-2929

 

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca da 4ªCRE

anaaccioly@rioeduca.net


   
           


Postado por Ana Accioly Ver Comentários (2)

Sexta-feira, 25/12/2015

Aluno do CIEP Lamartine Babo Ganha 1º Lugar no 7º Concurso de Desenho e Redação da CGU

Tags: 9ªcre, prêmio.

 

 

 

 

Em 2015, a Controladoria Geral da União realizou a 7ª edição do Concurso de Desenho e Redação com o tema “Pequenas Corrupções – Diga não”. E o aluno do CIEP Lamartine Babo ganhou o 1º lugar na categoria Desenho do 2º ano do Ensino Fundamental.

 

 

O aluno Lianderson Marcos, matriculado no 2º ano do CIEP Lamartine Babo, aluno da professora Lívia Lobato de Sá, juntamente com cerca de 500 mil alunos de todo o Brasil, do 7º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria Geral da União (CGU), participou com o Tema: “Pequenas Corrupções – Diga Não”.

 

 


A produção elaborada pelo aluno, de 6 anos, está em consonância com o Projeto Político Pedagógico da Escola que prima por “Respeitar para ser respeitado”, reforçado pela iniciativa do Projeto de Ensino Religioso intitulado “Fé e Cidadania em Construção” desenvolvido na unidade, desde 2013, pela professora Cristiane Brandão.

 

 

A produção de Lianderson retrata, através da Bandeira do Brasil, a oposição Honestidade x Pequenas Corrupções discutida em sala de aula, levando os alunos a refletir sobre as pequenas corrupções cometidas no dia a dia como "‘furar a fila" na hora da merenda ou tirar "cola na prova", por exemplo.

 

O aluno Lianderson Marcos com Maurício de Sousa.


Lianderson Marcos, que ficou em 1º lugar na categoria Desenho do 2º ano do Ensino Fundamental, recebeu o seu prêmio (um notebook 3D) em Brasília, pelas mãos de Maurício de Sousa em 7 de dezembro.

 

O aluno Lianderson Marcos, entre a professora Cristiane Brandão e a Secretária Municipal de Educação, professora Helena Bomeny.


No dia 9 de dezembro, o aluno foi homenageado no Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, com a presença da Secretária de Educação, professora Helena Bomeny.

O aluno resumiu a sua produção em uma frase: “Honestidade deixa a cara feliz... Pequenas corrupções NÃO!”, revelando que o "futuro nós plantamos hoje".

 



Parabéns para toda Equipe do CIEP Lamartine Babo e para o aluno Lianderson Marcos!

 

 

Contato com o CIEP pelos telefones 3394-6154 e 3407-3957 ou pelo e-mail cieplbabo@rioeduca.net.

 


 

 

                               

 

 

 

 


   
           


Postado por Rita Faleiro Ver Comentários (0)


Não há informações sobre 'Concurso' em Programas e Ações

Não há informações sobre 'Concurso' em Enquetes