A A A C
email

Quinta-feira, 05/05/2011

Árvore dos sonhos da E.M. Haydea Vianna Fiúza de Castro

Tags: 10ªcre.

Voltando de Campo Grande pela Avenida Cesário de Melo em direção à Santa Cruz, passo em frente à entrada da Estrada São Gomário, que vai dar acesso à comunidade de Vila Paciência, conhecida popular e pejorativamente como “Favela do Aço”.


É ali, a cerca de 200 metros da Avenida Cesário de Melo, que está localizada a Escola Municipal Haydea Vianna Fiúza de Castro, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação.


A comunidade da Vila Paciência, tal como as comunidades dos conjuntos de Antares e do Rollas, é ainda bastante estigmatizada por pessoas que sequer se dão ao mínimo interesse de conhecê-la ou visitá-la.

 

A denominação pejorativa de “Favela do Aço” está nas origens históricas da fundação da Vila Paciência.


Antes do surgimento daquele conjunto habitacional que seria provisório, todo o atual bairro pertencia a uma das antigas chácaras de plantação de laranjas conhecida em Santa Cruz como “Fazenda do Zeca Teixeira”.

 

Com as chuvas torrenciais que caíram na cidade do Rio de Janeiro nos anos de 1966 e 1967, muitas pessoas perderam suas casas em vários bairros do então Estado da Guanabara. De improviso, com a utilização de contêineres, foram construídas moradias para as famílias flageladas, naquele que recebeu o nome de CHP-6, Conjunto Habitacional Provisório nº 6. Dos contêineres metálicos surgiu a denominação pejorativa de “Favela do Aço”, para uma comunidade que tem o seu nome oficial como “Vila Paciência”.

Professora Leila, com os alunos da Turma 1304 da Escola Municipal Haydea Vianna Fiúza de Castro.

 

A Escola Municipal somente foi construída dez anos depois do surgimento da Vila Paciência, sendo inaugurada com o nome de Haydea Vianna Fiúza de Castro, em março de 1977, no governo do prefeito Marcos Tamoyo, tendo como secretária de Educação e Cultura a professora Terezinha Saraiva.

 

 Placa da inauguração da E.M.Haydea Vianna Fiúza de Castro, em março de 1977, dez anos após o surgimento da Vila Paciência.

 

Além da escola municipal, o único equipamento público que a comunidade de Vila Paciência pode contar é a Clínica da Família Samuel Penna Vale, inaugurada pelo prefeito Eduardo Paes, em fevereiro de 2011.


Nada mais natural, portanto, que as crianças, adolescentes e idosos, possam sonhar com melhoramentos para a Vila Paciência, como creches, praças com brinquedos e mobiliário urbano, quadras para a prática de esportes, bibliotecas, cinemas, etc.


Conversando com a diretora Patrícia Gomes de Azevedo, com a adjunta Eliane Lopes e com a coordenadora pedagógica da escola Haydea, Marise Fernandes Ferreira, fico sabendo da implantação do Bairro Educador e do Projeto “Vídeo Ambiental”. Ambos têm como objetivo promover ações que incentivem a integração entre a escola e a comunidade.

 

 

Da esquerda para a direita: Marise, coordenadora pedagógica;  Patrícia Gomes, diretora; Tatiane, estagiária de L.P; Eliane Lopes, diretora adjunta; Rafael, estagiário de Matemática e Cláudia, professora de Educação Física.

 

Percorrendo as dependências da E.M. Haydea Vianna Fiúza de Castro em companhia da coordenadora pedagógica, professora Marise, constato algumas transformações que vão acontecendo em razão das parcerias, como as salas das turmas da Educação Infantil e a proposta já em andamento de uma horta em um pequeno terreno na área externa da escola.

 

 

 Professora Fátima (sentada à esquerda no fundo da sala) com seus alunos da Turma 12 de Educação Infantil, E.M. Haydea Vianna Fiúza de Castro, 29 de abril de 2011.

 

Marise mostra um mural produzido pelos alunos (por enquanto são 25) que já estão participando do Projeto “Vídeo Ambiental”(Veja a figura no início da postagem). Na atividade do primeiro encontro, os alunos montaram uma “Árvore dos Sonhos”, pontuando simbolicamente como frutos que serão colhidos em futuro próximo, os desejos expressos por eles de uma comunidade melhor, onde os moradores possam viver com dignidade, possibilidade de acesso ao trabalho, progressão nos estudos, vida cultural, saneamento básico e também com a realização dos anseios pessoais, como profissionalização e formação escolar.

 

Na "Árvore dos Sonhos", os alunos participantes do Projeto Vídeo Ambiental pontuaram como desejos para melhorar a comunidade de Vila Paciência: acabar com o lançamento de esgoto nas ruas; que todos possam ter um trabalho;  que seja uma comunidade linda; que haja melhorias na comunidade, etc...

 

De encontro aos objetivos do Bairro Educador e também do Projeto “Vídeo Ambiental”, a Escola Municipal Haydea Vianna Fiúza de Castro tem no seu Projeto Político Pedagógico o tema “Resgatando a Cidadania”, que além de estreitar os laços entre a escola e a família, vai promover o fortalecimento da cultura local, para que todos se sintam fazendo parte do cotidiano escolar.
 

                              

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (401)
10 (1)

Comentários
Que saudade!!!! Haydéa foi minha primeira escola na rede... onde caí de pára-quedas... em março de 2000... Uma escola grande... numa comunidade dita difícil onde NUNCA tive problemas com alunos e responsáveis... Algumas das pessoas que ainda estão lá como mostram as fotos, tive o prazer de trabalhar junto... Dá muita saudade dos bons tempo que vivi por lá!!! Parabéns a toda a equipe!!! Bjs! Thatty

Postado por Tatiana Medeiros em 05/05/2011 22:00

Amei ver a 1ª escola por onde passei quando entrei para o Município. Adorei trabalhar nessa escola, pena que é tão longe, caso contrário ainda estaria lá. Abraço em todos.

Postado por KATIA em 05/05/2011 22:28

É maravilhoso testemunhar o quanto a escola ainda significa e ressignifica a vida de nossos jovens! Formar cidadãos participativos, felizes e capazes de transformar a realidade requer não só técnicas profissionais adequadas, mas comprometimento e amor! Parabéns a Equipe desta Unidade Escolar!

Postado por Rosane Aquino em 06/05/2011 00:14

Gostei de ver que o trabalho iniciado em 1985 está dando bons frutos. Isto me serve de estímulo para continuar acreditando na educação, ainda mais quando identificamos sementes plantadas a tanto tempo. Parabéns e sucesso PARA VOCÊS TODOS de uma torcedora, mesmo à distância, da ESCOLA MUNICIPAL HAYDÉA VIANNA FIÚZA DE CASTRO. Maria Luiza Gomes

Postado por Maria Luiza Gomes em 06/05/2011 11:38

Sinvaldo ficou lindo!! Obrigada pelo carinho que você dispensou a nossa comunidade falando dela com tanto carinho!! Beijos em seu coração! IMPORTANTE!! Ficamos em 7º lugar no IDERIO na classificação dentro da 10ª CRE.

Postado por Eliane Lopes em 06/05/2011 18:16

Adoro ver que tem gente séria na rede! Uma gracinha!!!

Postado por Alessandra Xavier em 06/05/2011 20:10

Saudades de minha primeira escola no Município do Rio!!! Em fevereiro de 2003, desobri uma nova forma de dar aulas! Aprendi muito no período em que estive lá e fiz gdes amizades q estão comigo até hj!!!! Mta saudade dessa época maravilhosa!!! Nenhum Professor é Professor sem antes passar pela Haydéa!!! Bjo Gde!!!!

Postado por Adriana Dornellas em 06/05/2011 22:39

Adoro trabalhar nessa escola! Colegas dedicados , que fazem o possível , e muitas vezes o impossível por nossos alunos ... pela educação! Assim que cheguei à escola descobri o motivo pelo qual eu a havia escolhido.Como sempre : o Destino!

Postado por josana bianchi em 18/05/2011 11:48

adoooooooooro esta escola ela está de parabéns

Postado por nomeComentario em 02/06/2011 10:34

estudei nessa escola maravilhosa

Postado por thiago em 06/07/2011 23:51

AAAAAAAAAAAIN , QUE BOM VER ISSO , SABER QUE NA ESCOLA ONDE ESTUDEI QUANDO CRIANÇA ESTA CADA VEZ MELHOR PROGREDINDO CADA VEZ MAIS E MAIS ! SINTO MUITA SAUDADES DE TUDO !

Postado por Ariane do Valle em 05/07/2012 09:41