A A A C
email

Domingo, 10/04/2011

O XEQUE MATE DA ESCOLA MUNICIPAL SUÉCIA

Tags: oficinadexadrez, 3ªcre, jogos, eventos.

 

A professora Ana Cristina escreveu para nos contar sobre castelos, reis, rainhas, bispos, torres e peões que estão povoando a Escola Municipal Suécia. Isso mesmo, os alunos de lá já se acostumaram a conviver com esses personagens de livros e aprendem muito com eles.

 

É o resultado das oficinas de xadrez que a Profª. Ana, com a ajuda do gari Sidnei, desenvolve na escola desde maio de 2010. Apoiados pela direção da escola, eles acreditam na contribuição do xadrez para a melhoria da disciplina, da concentração, memória e raciocínio lógico dos alunos. 

Profª Ana, Sidnei e a direção da escola

 

As regras do jogo são passadas de maneira lúdica e não tem quem não se interesse. O gari Sidnei, que já jogava xadrez antes e chegou a disputar torneios, auxiliou a professora que iniciou o projeto com alunos do 1º segmento. As oficinas deram tão certo que culminaram com o Primeiro Encontro de Xadrez da Escola Municipal Suécia.

 

 

As competições foram realizadas com 16 duplas, chegando a 8 duplas. Em seguida, realizamos as semifinais com 4 duplas, terminando com a final para a escolha dos 3 primeiros colocados. Os alunos eram das turmas 1501 e 1502 e mais uma aluna da 1301 para compor as duplas.

 

 

As oficinas deste ano já estão em andamento contando agora com a participação de alunos do E.I. ao 5º ano. E o Segundo Encontro já está no planejamento incluindo desta vez alunos do 3º ao 5º anos.

 

 

Se depender da empolgação e do amor da profª Ana Cristina, muitos encontros e partidas de xadrez virão.

 

 

Deu até vontade de aprender xadrez também! Será que ainda tem vaga?

 

Parabéns a todos os participantes das oficinas e do encontro! Com certeza, todos saíram vencedores!


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3ªcre (310)
eventos (297)
jogos (33)
oficinadexadrez (1)

Comentários
Estou muito feliz em compartilhar este trabalho que desenvolvo na escola municipal Suécia. Trata-se de um projeto realizado com muito carinho e muito bem postado pela Angela (representante da 3a CRE)

Postado por Ana Cristina Corrêa em 10/04/2011 21:51

Adorei saber, gostaria de ter aqui tb! Conheço a Daniele há aaaanos e tenho certeza de q ela está mto feliz, sempe empenhada no melhor p a escola em q está a frente. Parabéns!

Postado por Ana Beatriz Nogueira em 11/04/2011 15:35

Meu nome é Lidiane, sou professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino. As oficinas de xadrez no ambiente educativo é uma iniciativa inteligente e criativa da professora Ana. Pois desperta o raciocínio lógico, a concentração, desenvolvendo as capacidades dos alunos. Isso se reflete na melhora da aprendizagem e do rendimento escolar desses discentes, em várias disciplinas.

Postado por Lidiane de Oliveira Corrêa em 11/04/2011 16:28

É muito bom ver pequenas sementes, que ao serem lançadas, nelas são depositadas tudo de melhor. Com certeza os frutos serão ótimos!! Parabéns Profa. Ana e Sydnei, por cuidarem maravilhosamente da semente!! Este ano semearemos novamente!!! Abraços!! Fico feliz em compartilhar!!

Postado por Daniele em 13/04/2011 18:10

Me sinto muito orgulhoso por participar,junto com a professora Ana e com o apoio da direção,desse projeto vitorioso.É muito bom saber que podemos contribuir de alguma forma para desenvolvimento intelecto-social dos alunos.

Postado por sidney em 27/05/2011 22:54

Trata-se de um colégio de um incentivo extraordinário amo este colégio. Como aluna e responsável. Posso afirmar que é o melhor colégio primário do rio de janeiro.pena que não tem ginásio seria Maravilhoso!direção nota 10.

Postado por marcela.noronha em 24/12/2011 03:53