A A A C
email

Segunda-feira, 17/12/2018

Feira Cultural Raízes

Tags: 1ªcre, eventos, projetos, protagonismojuvenil, diversidade, cultura.

 

Ginásio no Caju, zona portuária do Rio de Janeiro, realiza Feira Cultural em Comemoração à Cultura Negra.


A Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes, que atende alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em Turno Único, realizou no mês de Novembro a Feira Cultural Raízes. O objetivo do trabalho foi contribuir para a valorização da cultura negra na escola e em sociedade, desenvolvendo entre alunos e professores a relação de pertencimento e a superação do racismo.

 

 


A ideia de realizar a Feira Cultural Raízes surgiu a partir dos diálogos e reflexões da direção da escola e do seu corpo docente, que reconhecem o racismo presente na sociedade brasileira.


A escola percebeu também que a relevância de ações voltadas para o fortalecimento da identidade negra, demonstrando a luta do povo negro para garantir seu espaço na sociedade.

 

 


No projeto, todos os professores foram convidados a desenvolver ações que tivessem como tema o Dia da Consciência Negra, para serem expostos no dia da exposição. Cada professor escolheu uma turma para trabalhar, a fim de que todos os alunos fossem envolvidos.

 

 

 


A exposição contou com bonecas Abayomis, símbolo de resistência da cultura negra, confeccionadas pelos alunos, oficina de turbantes, oficina de tranças afro, um jogo de tabuleiro em que os alunos eram as peças e precisavam responder a questões sobre todos os outros trabalhos apresentados, apresentação de jongo, pesquisa, exposição e caracterização de figuras negras influentes e de destaque nas artes, esportes e política, no Brasil e no mundo, um jogo da memória com músicas que problematizam a temática do preconceito e que valorizam o negro.

 

 

 


Além disso, o evento também contou com um protótipo de um quilombo e uma exposição de fotografias inspiradas no trabalho do artista nigeriano Ojeikere, que retrata a beleza dos cabelos afro, em que os nossos alunos foram clicados pelos professores Luiz Moura e Bianca Roriz.

 

 

 


A Equipe da escola Mascarenhas de Moraes acredita que a representatividade importa e que é dever da escola-cidadã contribuir para a superação do racismo e da desigualdade racial em nossa sociedade e esperam que os alunos se desenvolvam à luz do senso de justiça, respeito às diferenças, autonomia, pensamento crítico e solidariedade.

 

 

 

A aluna Karolaine Freitas, da turma 1701, disse que na sua opinião a Feira de Consciência Negra foi harmoniosa e divertida. Para ela, o objetivo mais importante foi trazer a reflexão e conscientização dos alunos para que possam ter atitudes precisas e justas ao se depararem com o racismo.


O aluno João Vitor Leite, da turma 1901, disse achar muito importante a feira para a descoberta de novas culturas pelos alunos. Ele ficou satisfeito com a felicidade dos professores ao verem a dedicação dos discentes para a realização do projeto.


Para o professor Luiz Moura, a Feira Raízes é uma oportunidade única dos alunos estarem em contato com a base da formação da população e aos poucos desconstruírem uma visão preconceituosa e discriminatória na qual a sociedade brasileira está imersa. Ele aponta ainda que trabalhos como esse mobilizam toda a escola e permitem ações protagonistas dos alunos, o que é fundamental para sua formação.


Para Saber Mais:

Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes

Telefone: 3895-8622

e-mail: emmmoraes@rioeduca.net

 

Contato para publicações:


  


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (559)
1ªcre (378)
eventos (322)
protagonismojuvenil (89)
cultura (15)
diversidade (10)

Comentários
Lindo trabalho!!! Bela iniciativa!!! Parabéns à Equipe e aos alunos!!!

Postado por Christina Santos Teixeira da Silva em 17/12/2018 07:10

Muito bom ver unidades do Caju mostrando o trabalho de qualidade que conseguem realizar. Parabéns a todos os envolvidos e ao Rioeducador da área, por dar visibilidade ao trabalho.

Postado por Francisco Gonçalves em 17/12/2018 07:17

Belíssimo trabalho!! Assunto que agrega conhecimento e protagonismo juvenil. Parabéns a todos!!!

Postado por Telma Taveira Moraes em 17/12/2018 07:24

Agradecemos a todos os professores e alunos que participaram brilhantemente do evento.

Postado por Nágela em 17/12/2018 07:47

Muito importante a realização de eventos como esse em lugares como esse. Parabéns.

Postado por Luciano em 17/12/2018 09:22

Belo trabalho!A Educação deve ter essa força para combater todo e qualquer tipo de discriminação. PARABÉNS! Abraços à Equipe.

Postado por SILVANA MAIDA HUGUENIN em 17/12/2018 09:41

Excelente inciativa onde os alunos puderam se colocar frente ao racismo. Parabéns a todos os envolvidos!! Equipe do Programa Rio-Escola Sem Preconceito

Postado por Jaime Pacheco em 17/12/2018 10:29

Excelente iniciativa, desse espaço escolar que está se redescobrindo e se reconstruindo. Trabalho lindo cheio de significado. Parabéns!!

Postado por Tatiana Cristina da Costa e Silva Pereira Siqueira em 17/12/2018 10:52

Espaço potente produtor de saúde, projeto colaborativo e comprometido com a Educação Pública. #admiro

Postado por Rodrigo Machado em 17/12/2018 11:12

Atividades como esta deixam a escola mais viva e dinâmica. Parabéns à equipe pedagógica pelo excelente trabalho. Muito bom!

Postado por Keila Medeiros em 17/12/2018 12:05

Agradecemos a todos os alunos e professores envolvidos neste lindo trabalho.

Postado por Nágela em 17/12/2018 13:01

Excelente trabalho! Discutir esse tema é extremamente importante. Parabéns!

Postado por Mônica Rocha Maciel da Silva em 17/12/2018 14:13

É muito bom fazer parte dessa equipe! Que nossos alunos possam aproveitar cada vez mais as problematizações propostas.

Postado por Luiz Moura em 18/12/2018 08:50

Excelente trabalho. Oportunizou aos alunos a discussão de temas relevantes.

Postado por Maria da Conceição Ferreira Duque Estrada em 18/12/2018 09:12

Trabalho lindo! Feito com emoção e satisfação, parabéns a todos.

Postado por Robertta em 18/12/2018 16:17