A A A C
email

Quinta-feira, 27/12/2018

Inclusão na Escola Municipal Lino Martins da Silva

Tags: 4ªcre, inclusão.

 

 A Escola Municipal Lino Martins da Silva realizou uma atividade de inclusão, com o objetivo de possibilitar aos alunos captarem informações do ambiente, pessoas e objetos ao seu redor, por meio de outros sentidos.

CONFIRA!

 

 

 

Inclusão: Ação de integrar um elemento a um todo.

 

A atividade consistiu na realização de uma dinâmica com os alunos no pátio da escola, onde o professor dividiu a turma em duplas e ofereceu uma venda para os olhos. 

 

 

 

 

 

Na dupla, um aluno ficava com os olhos fechados e o outro com a boca fechada. Com as atividades os alunos conheceram um pouco das dificuldades vividas, assim como as  formas alternativas que portadores de deficiência visual utilizam para  identificar o mundo ao seu redor.

 

 

 

 

O aluno que estava com a boca fechada deveria guiar o aluno “cego” pela escola. Os alunos foram orientados a tentar identificar o lugar onde eles estavam, os objetos e pessoas ao seu redor.

 

 

 

 

Quando terminou o tempo combinado, as duplas voltaram e inverteram-se os papéis. Sendo assim, quem foi o guia passou a ser guiado e fizeram um percurso diferente do anterior.

 

 

 

 

Após a realização desta dinâmica, os alunos fizeram uma roda para expor seus pensamentos, impressões e percepções sobre a atividade. A melhor forma de compreenderem as limitações, as necessidades e as possibilidades dos portadores de deficiência visual foi vivenciar na prática as rotinas dos cegos.

A avaliação da atividade se deu por meio do debate proposto pelo professor. Durante o debate, os alunos eram instigados com perguntas, do tipo: “O que vocês sentiram?”; “Como foi ficar cego?”; “Como você acha que uma pessoa que não enxerga vive?”. 

 

 

Parabéns pelo exelente trabalho realizado!

 

 


Unidade Escolar: E/CRE(04.30.014) - Escola Municipal Lino Martins da Silva
Diretor: APARECIDA MOREIRA DE MELO
Telefone: 3438-6723

 

 

Contato para publicações:


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ªcre (290)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.