A A A C
email

Quarta-feira, 01/08/2012

Pé de Vento - O Aliado da Alfabetização

Tags: educopédia, pédevento, capacitação.



Com duas novas versões, a offline e a versão 2, o Pé de Vento é um aliado para o professor nesse momento em que a rede assina o Pacto pela Alfabetização

 

Lançado no início do ano passado, o programa Pé de Vento foi testado e apresentou bons resultados em muitas escolas. 

 

Os coordenadores do Programa acreditam que a versão offline atenderá um maior número de escolas que ainda possuem dificuldades de conexão, e a segunda versão promoverá a continuidade ao processo de alfatização firmado no pacto. 

 

Sabemos que a alfabetização é o primeiro passo para diminuir a desigualdade e, por isso, acreditamos que a rede SME e seus professores alfabetizadores de excelência utilizarão de todos os meios e métodos possíveis para que a criança se alfabetize já no primeiro ano e que, em casos de maior dificuldade, tenhamos até o terceiro ano escolar para fazê-lo.

 

Se você ainda não conhece o Pé de Vento, assista ao vídeo inaugural do Pé de Vento e leia muitos outros depoimentos já postados no Rioeduca e por educadores. Certamente voê também vai querer embarcar com a sua turma nessa viagem!

 

Algumas experiências com o Pé de Vento postadas no Rioeduca

Andrea Ramal, consultora educacional do Bom Dia Rio fala sobre o Pé de Vento em seu quadro semanal

 

                               

 

 

 

 

 


  
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

educopédia (113)
capacitação (56)
pédevento (12)

Comentários
Nossa, que linda a apresentação. Alfabetização é uma Odisséia. Beijos.

Postado por Gemma em 30/01/2011 09:42

Muito interessante a apresentação do vídeo!

Postado por Renata em 30/01/2011 10:01

Nossa! Que lindo! Odissediando na alfabetização. Maravilhosa ideia. Fantástica. Fiquei emocionada e feliz por fazer parte deste processo. Parabéns ao RIO EDUCA

Postado por Regina Bizarro em 30/01/2011 10:08

Que lindo! Que apresentação maravilhosa! Parabéns Lilian e Cynthia e a outros que, por ventura, participaram dessa produção. Estou até emocionada, pois também faço parte desse processo. Estamos todos de parabéns, mas a vencedora principal é a Alfabetização!

Postado por Regina Bizarro em 30/01/2011 10:14

Qual será a novidade que vem por aí???

Postado por Janaina em 30/01/2011 10:31

Also sprach Zarathustra, Assim falava Zaratustra, de Straus. Nada melhor! Parabéns!

Postado por JORGE, O DA VIRIATO em 30/01/2011 10:43

A apresentação impressiona pela determinação, aguardamos agora os resultados. Mas a iniciativa já é um bom começo. Sucesso.

Postado por Gustavo Bueno em 30/01/2011 12:02

Fantástico, emocionante, Odissediando na alfabetização. Maravilhosa ideia. Vcs estão de Parabéns!!!!! Aguardo o embarque nessa viagem revolucionária. Um grande abraço! Marise

Postado por Marise em 30/01/2011 18:11

Noooooooooooooooooooooooossa Fiquei até arrepiada aqui... E muito ansiosa para ver acontecendo!

Postado por Bárbara Raia em 08/02/2011 21:56

Simplesmente tudo! É emocionante ver um vídeo como esse que reflete o profissionalismo e dedicação das pessoas envolvidas...e foi só um tira gosto! Assistindo ao vídeo, várias coisas perpassaram pela minha mente e relacionadas ao que já vivi com alfabetização. Partindo daí, fui tentando atrelar essas 'vivências' com a ideia do 'Pé de Vento'. Parei...e pensei: Onde estava ' Pé de Vento'? Pois vislumbrei vários momentos em sala de aula em que poderia ter utilizado esse recurso! Depois, eu mesma me respondi: 'Pé de Vento' estava pelos campos oníricos , flutuando pelas cabecinhas pensantes de certos amigos professores. Puf! Nasceu! Viva! E todo nascimento é uma vitória! Parabéns!

Postado por Gabriela em 09/02/2011 00:38

NOSSA ADOREI, PARABÉNS!!! FICAREI NA EXPECTATIVA PARA O COMEÇO. SE TODOS TRABALHAREM COM PAIXÃO, COM AMOR E POR AMOR O TRABALHO ACONTECERÁ. PARABÉNS AO RIOEDUCA E A TODOS OS PROFESSORES DA REDE QUE FAZEM PARTE DESSE PROCESSO.

Postado por MONICA BONYTONA em 09/02/2011 20:21

Linda apresentação! Esse trabalho será muito bem vindo para os professores alfabetizadores! Parabéns à equipe Rio Educa!

Postado por Sarita em 09/02/2011 22:25

Confesso que fiquei emocionado ao assistir esse vídeo.Parabéns a todos envolvidos no Projeto Educopédia. Sabe aquelas iniciativas revolucionárias que oferecem uma perspectiva para que os educadores possam aprimorar seu trabalho em sala de aula! Fiquei com inveja dos professores do Rio de Janeiro, mas feliz em poder desfrutar on line do trabalho que está sendo desenvolvido. Servem para dar aquela motivação, abrem caminhos e apontam horizontes. Continuem assim...estamos torcendo pelo sucesso da proposta.

Postado por Ediberto em 10/02/2011 09:45

Revolução é o momento que estamos vivendo na SME RJ. Transformar projeto inovadores em ações é o que faz a diferença. Nada mais são palavras ao vento, a partir de agora a Evolução acontece! Parabéns, vcs são maravilhosos! e viva o futuro...

Postado por Claudia de Moraes Nascimento em 10/02/2011 19:39

Nossa! Vai ficar bem legal!! Ansiosa para usar na escola e em casa...minha filha está na alfabetização!

Postado por RobertaCarmina em 12/02/2011 12:24

Muito interessante mesmo! Parabés à equipe!

Postado por Marcelo Fernandes em 22/02/2011 20:06

Parabéns Lilian !Adorei o vídeo. Concordo plenamente, que a alfabetização deva ser feita no primeiro ano.E hoje, com ajuda das novas tecnologias, fica mais fácil e atrativo. Utilizo o Pé de Vento em minhas aulas...os alunos adoram. Com certeza, com comprometimento e dedicação chegaremos lá.Bjs.Muita Luz!

Postado por Maria Delfina em 01/08/2012 21:37

Neste vídeo vi cartilhas e teóricos que fizeram parte da minha jornada como alfabetizadorta.Entrei na PCRJ em 1978 e alfabetizei até 1995 quando passei a exercer outra função.Graças a Deus consegui alfabetizar muitos alunos que já estavam há 5 anos ou mais na 1a série sem conseguir aprender a ler. Com o advento do Pé de vento alfabetizar será tudo de bom.Amei o vídeo.Parabéns!!!!!!!!!!!!

Postado por Fatima Lucia Braga em 02/08/2012 00:07