A A A C
email

Sexta-feira, 24/11/2017

Descobrindo os Parasitas na Escola

Tags: parasitas, piolho, lombriga, pse, saúde.

 

Os alunos da Escola Municipal Irineu Marinho aprenderam sobre os Parasitas e como devemos evitá-los, de uma forma lúdica e divertida. Confira!

 

 

No dia 12 de setembro de 2017, a professora Danielle fez uma apresentação aos alunos do primeiro segmento da E. M. Irineu Marinho no período da manhã e tarde. Esta apresentação foi apoiada pela direção e coordenação pedagógica, assim como professores das turmas envolvidas.

 

 

O objetivo do projeto foi proporcionar aos educandos uma vivência diferenciada da sala de aula quanto a compreensão das consequências da falta de higiene e reconhecimento de dois parasitos frequentes na infância (piolho – Pediculus humanus e lombriga – Ascaris lumbricoides) através da utilização de teatrinho com fantoches e música.

 

 

A apresentação consistiu inicialmente num questionamento às crianças sobre “o que é saúde” e sobre “o que eram os parasitas”. Os alunos foram super participativos e responderam a primeira pergunta, porém a segunda, se sentiram um pouco inseguros. A professora Danielle, então os explicou e deu dois exemplos de parasitas. Em seguida, ela perguntou se as crianças gostariam de conhecê-los um pouco mais. As crianças aceitaram e foi uma farra!

 

 

Foram apresentados a eles o piolho e a lombriga, em forma de fantoches num teatrinho. O piolho se apresentou, informando que ele causava muita coceira, porque estava sugando o sangue da cabeça de alguma pessoa, dizendo que ele poderia trazer doenças e como era importante a utilização do pente fino, muito mais importante que remédios convencionais da farmácia.

Logo após, veio a lombriga, que os informou como a presença dela na barriguinha poderia causar muitas dores e o mais importante era a prevenção. As crianças questionaram como prevenir e a lombriga disse que lavar as mãos quando saísse do banheiro, assim como, antes das refeições ajudaria bastante. Cortar as unhas e não pegar comidas que caíssem no chão seria uma maneira bem legal de não contrair a lombriga em forma de ovo, porque o ovo ao chegar na barriga se transformaria em uma nova lombriga. Após as explicações, a professora apresentou a eles uma pequena música que explica a importância de lavar as mãos e todos cantaram animadamente.


“As minhas mãos,
Eu vou lavar!
Para os parasitas
No meu corpo
Não entrar!”


“Parasitas Pequenos” – Paródia de “Mundo Pequeno” (Turma Do Re Mi).

Tradução de It’s a small world – Robert Sherman (Walt Disney)

 

Impressões das crianças participantes:

“Eu gostei muito. No final cantamos uma música muito legal!” (Mayara Reis – T: 1302)

“O piolho vai para a sua cabeça quando você abraça outra pessoa. Quando ele encontra um piolho fêmea, tem filhotes (lêndeas). Se cuide passando pente fino.” (Carlos Eduardo Torres – T: 1301)

“Na minha escola teve uma tia de Ciências, a tia Danielle Moura. Ela ensinou coisas de piolho e da lombriga.” (Anna Clara – T: 1301)

 


Impressão da coordenação e direção:

“O trabalho foi exposto de maneira lúdica para os pequenos que gostaram e participaram muito bem. O objetivo foi atingido: apresentou às crianças o tema com humor, mas sem perder a seriedade necessária.” (Geralda Cristina – Dir. Adjunta)

“Achei pertinente visto que as crianças aprendem a ter noções de higiene, reconhecer e evitar a proliferação de alguns parasitas.” (Priscila Bastos – Coordenadora Pedagógica)

 

Sobre o Projeto:

Nome do projeto: Descobrindo os Parasitas na Escola
Idealizadora: Prof. Danielle Fonseca de Moura
Professores colaboradores: Ana Claudia Soeiro, Márcia Bueno Pacheco, Renata Pessoa, Conceição Miranda, Maria de Fátima, Raquel Leal.
Turmas participantes: Manhã – 1101, 1201, 1301, 1302
Tarde – 1102, 1202, 1303
Local da apresentação do Projeto: Escola Municipal Irineu Marinho (5º CRE – Marechal Hermes)

 

Sobre a Escola:

Unidade Escolar: E/CRE(05.15.030) - Escola Municipal Irineu Marinho - 10975
Diretor: Deise Barroso da Silva e adjunta Geralda Cristina da Silva.
Endereço: Rua Américo Rocha 821 - Bairro: Marechal Hermes
Cep: 21555-300
Telefone: 3018-2593 | 3833-5965
E-mail: emirineu@rioeduca.net 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

pse (42)
lombriga (1)
piolho (1)
parasitas (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.