A A A C
email

Quinta-feira, 19/10/2017

Era uma vez, a Pré escola da E. M. Floriano de Brito

Tags: 9ªcre, contos, pre escola.

 

 

 

Brincar, dramatizar e encenar as histórias faz parte da rotina das crianças da pré escola nas descobertas com o mundo da leitura. Foi assim que a turma da Educação Infantil da E. M. Floriano de Brito viveu durante o segundo bimestre uma inesquecível aventura com o Subprojeto CONTOS. 


As atividades ocorreram de forma sistemática e prazerosa no cotidiano da turma da Pré Escola com a ampliação do conhecimento das histórias infantis clássicas. Os objetivos definidos no planejamento atendiam as Orientações Curriculares da Educação Infantil, através da integração entre as áreas linguagem escrita e oral junto às artes. A aprendizagem concreta e significativa com atividades diversificadas e experiências enriquecedoras, fortaleceram valores como respeito, amizade, solidariedade e disciplina. Incutiram direitos e deveres através da ludicidade.
       

Tudo começou com a contação de história da Branca de Neve, tanto pela professora como por eles, levando em conta as gravuras e a sequência da história, e, resumo da mesma. Trabalharam a escrita do nome a partir do nome dos sete anões. A questão do espelho também foi bem explorada acentuando as características físicas e emocionais de cada sujeito.

O incentivo à boa alimentação também foi bem destacado através da maçã e inclusive foi bem discutido a questão dos agrotóxicos, como veneno, usado na agricultura, tema bem vívido na nossa comunidade, já que muitos pais trabalham na agricultura. Assim associamos o conto à realidade e vivência dos alunos.

O envolvimento e a identificação das crianças, com as características dos personagens e com o enredo da História da Branca de Neve, aconteceu de forma intensa. Desta forma, a culminância do Subprojeto Contos, ocorreu de maneira gratificante: uma linda apresentação da peça BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES, a qual demonstrou o desenvolvimento da oralidade, entrosamento e participação de toda turma.

 

 

 

 

Parabéns à dedicação e criatividade da professora Raquel Campos e de toda a unidade nas aventuras sobre gostar de ler com as crianças da Pré Escola. 

 

DADOS DA UNIDADE:

Escola Municipal Floriano de Brito

Endereço: Estr. Abílio Bastos, SNº - Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ, 23097-000

Telefone: (21) 3406-2303

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

9ªcre (326)
contos (2)
pre escola (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.