A A A C
email

Quinta-feira, 21/09/2017

CIEP Pontes de Miranda participa da XX OBA e do Projeto “Ambienta Rio”

Tags: 9[cre, ambienta rio, jubileu de prata.

 

 

O CIEP Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, dirigido pela Professora Selma Fátima, que neste ano comemora suas Bodas de Prata, envolveu toda a comunidade escolar para participar, pela segunda vez, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). 

Desta vez, os alunos participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) tiveram a oportunidade de participar da 11ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), com lançamentos expressivos na quadra da escola. As ações foram pensadas tendo em vista a participação da U.E. no Projeto “Ambienta Rio” da SME.

 


 

Durante a preparação para a prova, que ocorreu no dia 19 de maio, várias ações foram sendo desenvolvidas, a fim de dar maior suporte tanto aos alunos que participaram da Avaliação quanto aos demais alunos, desde a Educação Infantil. Afinal de contas, saber mais sobre a “nossa casa” (o Planeta Terra) é de fundamental importância para todos. Assim, foram realizadas diferentes atividades que enriqueceram o Projeto “Construindo a Cidadania através de aprendizagens significativas”, coordenado pela Professora Cristiane Brandão (Regente de Sala de Leitura) em parceria com a Coordenadora Pedagógica Claudia Teixeira.

 

• Roda de leitura com diferentes obras literárias: O Mundinho Azul, O Pequeno Príncipe, O Planeta Fantástico, O Guardião do Espaço, Onde estamos etc.;

• Exibição de vídeos sobre o Sistema Solar/Universo: WALL-E, Guardiões da Galáxia etc.;

• Produção do ABC da Astronomia e da Cidadania;

• Confecção de Telescópio de mão, para observação do Sol, com material cedido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST);

• Produção de cartazes e maquetes sobre o Sistema Solar;

• Oficina de confecção de foguetes, com cartolina fina e rolinho de papel higiênico;

• Lançamento de Foguetes (MOBFOG), com garrafa PET;

• Planetário Inflável (UERJ), que atendeu desde a Educação Infantil e Classe Especial ao 6º ano;

• Geo-Oficinas (UNIRIO) sobre Rochas e Dinâmica externa da Terra.

 

 

 

 

 Alunos medalhistas:
Nível 2
Lianderson Marcos da Silva Brandão
Medalha: Ouro
João Pedro Ramos da Silva
Medalha: Prata
Lucas Rodrigues de Lima
Medalha: Bronze

Nível 3
Lindson Marcos da Silva Brandão
Medalha: Ouro
Mateus Paulo Caldeira Carvalho 

 

Todas as atividades foram bastante proveitosas, culminando na Semana do Meio Ambiente, realizada na Unidade Escolar, em consonância as demais ações do Projeto “Ambiente Rio”. Nossos alunos, sem dúvida, perceberam a importância de serem coautores de sua própria história, além da construção pontes para o futuro. E, para fechar com “chave de ouro”, o CIEP Pontes de Miranda conquistou bons resultados, inclusive, com alunos medalhistas na OBA!

Parabéns a toda Equipe engajada nessa parceria, que visa à construção da cidadania a partir de aprendizagens significativas. São 25 anos de história e de conquistas, com o foco sempre voltado para o protagonismo infanto-juvenil.


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

ambienta rio (1)
jubileu de prata (1)
9[cre (1)

Comentários
Parabéns a toda Comunidade Escolar do Ciep Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda. Esta foi a primeira escola que trabalhei. Foram 5 anos de muitas parcerias e troca de experiências. Aproveito a oportunidade para agradecer pelo acolhimento da professora Selma Fátima e toda a sua equipe.

Postado por Ana Paula dos Santos Fortes em 21/09/2017 20:15