A A A C
email

Terça-feira, 02/06/2015

O Rio de Janeiro e seus 450 Anos

Tags: 2ªcre, alfabetizacao.

A professora Sônia Amaral é regente do primeiro segmento do Ensino Fundamental e trabalha com suas turmas através de projetos pedagógicos. Este ano, o tema são os 450 anos da nossa cidade.

 

 


Neste ano, para explorar o tema "Rio 450 anos", a professora Sônia criou um alfabetário utilizando como tema os pontos turísticos de nossa cidade e, a partir dele, tem trabalhado os conteúdos de forma trans e interdisciplinar, utilizando diferentes gêneros textuais e diversas mídias.


Os projetos que são desenvolvidos acrescentam informações aos alunos, aguçam sua curiosidade sobre o tema e também respeitam os descritores propostos pela Secretaria Municipal de Educação.

 

Professora Sônia Amaral.

 


No primeiro bimestre, a turma da professora Sônia trabalhou com as letras “A”, “C”, “U” e “F”. As informações pesquisadas acrescentaram conhecimentos aos pequenos de maneira lúdica. Vejamos como foi o desenvolvimento do projeto na turma de 4º ano:


"A" ARPOADOR = conteúdos: hidrografia, praias de mar aberto e da Baía de Guanabara, oceanos, rios, lagoa, cachoeiras e mangues. Os alunos também conheceram sobre sustentabilidade, cidadania e as transformações que a cidade sofreu ao longo do tempo nas paisagens e nos costumes.


"C" CORCOVADO = conteúdos: relevo, história da construção do monumento do Cristo Redentor, cartão postal e patrimônios. A turma também estudou sobre as favelas, crescimento da cidade e mudanças na paisagem.


"U" URCA = conteúdos: fundação da cidade do Rio de Janeiro, bairros e linha do tempo. Ao trabalhar esse tema, os alunos também pesquisaram as funções dos governantes nas figuras de prefeito, governador e presidente.


"F" FLORESTA = conteúdos: vegetação, fotossíntese, partes das plantas, germinação, solo, preservação. Sempre buscando estar de acordo com as orientações curriculares.

 

 

Atividades realizadas em comemoração aos 450 anos da cidade.

 

Como a turma apresentava necessidade de melhorar as relações interpessoais, a professora Sônia aproveitou o tema "Personagens do Rio - Famosos e Anônimos", que também foi desenvolvido em sala de aula, para trabalhar as regras de convivência e cidadania. Através do Profeta Gentileza, todos refletiram sobre a importância dos valores nas relações e comportamentos no dia a dia. Os alunos confeccionaram cartões com dobraduras e frases de gentilezas, que foram entregues na escola.

 

 

Imagens coladas na porta da sala para lembrar sobre a importância dos valores.

 

 

Cartões com frases de gentilezas que foram entregues na escola.

 


Outros personagens de diferentes áreas como música, artes, literatura, anônimos trabalhadores e donas de casa também serão trabalhados ao longo do ano, mostrando suas contribuições para o crescimento e manutenção da cidade.

Alguns exemplos de personagens que a professora Sônia pretende trabalhar: Renato Sorriso - para trabalhar entre outras coisas, as profissões, o tratamento do lixo; e Zé Carioca, para trabalhar os estereótipos. A proposta será pesquisar nos círculos de convivência, em reportagens de jornais e internet, histórias de pessoas comuns que nas suas ações do dia a dia contribuem para melhorar a vida em comunidade.

 

Outra proposta para conhecer a cidade do Rio de Janeiro é a confecção de um caderno "Vamos Cantar o Nosso Amor pelo Rio", com interpretação de letras de músicas sobre a cidade, e "O Rio em Prosa e Verso", com foco nas poesias sobre o Rio de Janeiro

 

Para o próximo bimestre, a previsão é iniciar o projeto com a letra "M" de Maracanã. A turma fará um passeio ao estádio e também pesquisará sobre o entorno da escola, as atividades esportivas que o Rio sediou e sediará em 2016 e os times cariocas. Dentro desse tema, será trabalhado ordem alfabética nomes próprios, hinos dos times, nome e localização dos outros estádios e os esportes praticados, tabelas e gráficos com os resultados dos jogos do Campeonato Carioca e da maior torcida da escola, discussões sobre a violência nos estádios, perímetro, problemas matemáticos com os valores dos ingressos e outros assuntos que acrescentam conhecimentos aos educandos.


Todo o trabalho desenvolvido tem como principal objetivo a leitura, a interpretação e a produção de texto, o pensamento crítico, a autonomia, o pensamento lógico matemático e a interação entre todos.


“Amo compartilhar minhas experiências e trocar ideias com outros colegas, por isso possuo um blog onde posto meu trabalho e links que julgo interessantes e relevantes para nossa prática”, diz a professora Sônia Amaral.

 

Agrademos a professora Sônia por compartilhar conosco essa enriquecedora experiência de trabalho com projetos pedagógicos. Desejamos sucesso nesta caminhada!

 

O contato da professora Sônia Amaral é soniamaralpereira@gmail.com.
 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (279)
alfabetizacao (55)

Comentários
Parabéns pelo trabalho!

Postado por Flavia Samtos em 02/06/2015 19:54

Eu amo a minha profissão. Ao longo da minha carreira tive a felicidade de conhecer excelentes profissionais, amigas queridas e generosas, que sempre trocaram e compartilharam suas experiências comigo. Sem dúvida nenhuma, tem um pouquinho de cada uma delas no meu trabalho. Obrigada!!!!!!

Postado por Sonia Amaral em 02/06/2015 21:56