A A A C
email

Segunda-feira, 16/12/2013

Educação Infantil Plugada no Universo Digital

Tags: 6ªcre, educopédia, mídias, educaçãoinfantil.

O EDI General Augusto César Sandino utiliza as novas tecnologias com os alunos da Educação Infantil em sua prática diária, pois estas permitem um exercício constante de busca do desenvolvimento pleno da criatividade. Vamos ver como o trabalho acontece?

 

As crianças das novas gerações já nasceram plugadas no universo digital. Desde pequenas sabem usar o computador, acessar a internet, manusear uma câmera digital ou um telefone celular. Além de serem instrumentos de comunicação e entretenimento, essas ferramentas tecnológicas também são importantes aliadas do ensino, desde a Educação Infantil.

 

Se o papel da escola é preparar para a vida e a tecnologia faz parte dela, a instituição educacional precisa preparar os alunos para lidar com ela desde cedo. Mas, para ser eficiente no ensino, a tecnologia precisa ser usada com objetivos pedagógicos bem definidos.

 

O EDI (Espaço de Desenvolvimento Infantil) General Augusto César Sandino utiliza as tecnologias em sua prática pedagógica e, este uso justifica-se, pois essas ferramentas permitem um exercício constante de busca do desenvolvimento pleno e da criatividade.

 

 

O aprendizado por meio da tecnologia vai além do uso do computador.

Sempre com um objetivo pedagógico bem definido.

Com a adoção das tecnologias digitais dentro e fora das salas de aula, a transmissão do conhecimento vem se tornando, rapidamente, um grande desafio para uma geração de professores que estudou e aprendeu a ensinar em uma era pré-digital.

 

Como a infância é um tempo de maior criatividade na vida do ser humano, os profissionais desse espaço entendem que é primordial buscar melhores estratégias e recursos mais adequados para estimular as crianças.

 

Os professores do EDI utilizam a plataforma da Educopédia e exploram diferentes procedimentos para a construção do conhecimento pelas crianças, agregando seus interesses e necessidades.

 

No entusiasmo que demonstraram na interação com os colegas, com o conhecimento e com os diferentes materiais, várias habilidades contidas nas Orientações Curriculares da Educação Infantil foram contempladas, tais como: expressar claramente pensamentos e ideias utilizando diferentes linguagens; descrever e representar pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência, e comparar características e singularidades das pessoas, objetos, acontecimentos e fenômenos.

 

As carinhas e os olhinhos cheios de curiosidade diante dos jogos oferecidos no computador encantaram os professores. Ver seus dedinhos ágeis teclando e encontrando as respostas para os desafios e indagações foi uma alegria entre os educadores. Propor estas atividades deu grande prazer a toda comunidade escolar!

 

Os educadores do EDI repensam, a todo momento, os modelos pedagógicos e o tradicional formato das salas de aula, onde o professor era o único detentor do conhecimento.

 

Nesta nova realidade pedagógica, o professor não somente ensina, mas, principalmente, aprende.

 

 

As novas tecnologias surgiram para expandir e integrar o conhecimento de forma rápida e acessível a todos. Por isso, a equipe do EDI General Augusto César Sandino integrou estas ferramentas em suas aulas.

 

Parabéns a toda a equipe pedagógica do EDI por utilizar as novas tecnologias como objeto transformador na área educacional. É um orgulho ter o trabalho de vocês no Portal Rioeduca!

 

Quer conhecer um pouco mais do trabalho do EDI? Visite o seu blog clicando AQUI! Até a próxima semana!

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE
E-mail: pferreira@rioeduca.net

Twitter: @Paty_PFF
 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.