A A A C
email

Quinta-feira, 31/10/2013

O Lado Poético de um Professor

Tags: 4ªcre.

 

A poesia possibilita ao professor o encontro com a cultura humanística, como espaço de revelação e reconhecimento do prazer, da fantasia e da realidade circundante ao leitor, e também uma leitura ampla e crítica dos valores vigentes na sociedade.


“Está claro que a personalidade do professor e particularmente seus hábitos de leitura são importantíssimos para desenvolver os interesses e hábitos de leitura nas crianças, sua própria educação também contribui de forma essencial para a influência que ele exerce.” (BANBERGER, 1986)
 

A Escola é um espaço destinado à criação, assim, a E/SUBE/CED – Gerência de Mídia-Educação propõe o Projeto Poesia na Escola 2013. O concurso objetiva o incentivo à produção de poemas entre os alunos, professores e responsáveis por alunos regularmente matriculados na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro.

 

Acreditamos que, com essas experiências literárias e dotadas de intensa sensibilidade, o professor  poderá enfrentar as variadas situações problemas de sala de aula, assumindo sua autoeducação, desenvolvendo espírito crítico e autônomo no encaminhamento de seu percurso educacional e profissional. 

 

Para conhecer alguns professores da Rede que venceram o Concurso Poesia na Escola

 

 

Professor Michel

 

"Nascido em 1981, é geógrafo, professor, poeta e estudante de teatro. Iniciou sua vida poética por influência do saudoso poeta carioca Carlos Villar, que foi seu professor de Português na década de 1990, na rede estadual de ensino, na cidade de Duque de Caxias. Desde então, tem escrito sobre diversos temas e em diversos estilos, tendo nos sonetos e nos acrósticos seus preferidos. Suas principais influências são Pablo Neruda, Vinícius de Moraes, William Shakespeare e Fernando Pessoa."

Texto: Professor Michel Figueiredo de Souza.
 

A poesia permite entender a evolução das ideias dos estudantes em sala de aula. Não como uma substituição de ideias alternativas por científicas, mas como a evolução de um perfil de concepções, em que as novas ideias adquiridas no processo de ensino-aprendizagem passam a conviver com as ideias anteriores, sendo que cada uma delas pode ser empregada no contexto conveniente. Através dessa noção, é possível situar as ideias dos estudantes num contexto mais amplo.

 

Professora Petronilha 

 

"Sou professora de Língua Portuguesa, Pós-Graduada em Linguística e Língua Portuguesa. Mestranda em Desenvolvimento Local (UNISUAM), com o tema de pesquisa “A poesia na EJA”. Apaixonada por poesia, tenho publicadas as obras poéticas: Viajando através dos tempos no Rio de Janeiro, Com a palavra os professores do Brasil, A vida me conta uma história. Todas publicadas pela Litteris Editora. Também, poesias publicadas no Projeto Poesia na Escola. Orientei alunos vencedores com poesias no COMDEDINE e Poesia na Escola. Tudo isso prova o meu amor pela arte de poetizar."

Texto: Professora Petronilha Alice Almeida Meirelles

 

Professores assim podem fazer a diferença, pois conseguem despertar no seu aluno o interesse para as pequenas coisas que mais tarde o levarão a entender a grandeza de tantas outras. Afinal, o objetivo da poesia não é o de informar, instruir, mas sim o de entreter, provocar emoções e despertar sentimentos.

 

Parabéns aos Professores que mergulham no universo das poesias, das fantasias e dos sonhos, pois certamente, possuem um universo ainda maior para compartilhar e engrandecer os saberes de seus alunos.  
 

 

Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós!

Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe

 

Professora Ana Accioly
 Representante Rioeduca.net da 4ª Coordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ªcre (262)

Comentários
Parabéns professores!

Postado por Patrícia Fernandes em 31/10/2013 10:27