A A A C
email

Quarta-feira, 30/10/2013

A Arca de Noé passou pelo EDI Tania Cristina Moreira

Tags: 3ªcre, blogdasescolas.

Durante o ano, o EDI Tânia Cristina Moreira está explorando o centenário de Vinicius de Moraes. Porém, muito mais do que uma homenagem, a equipe trabalha com a riqueza cultural existente em seus poemas e músicas.


Tudo começou com a biografia do personagem. Assim, professores e alunos fizeram paralelos entre a vida do “Poetinha” e a vida da comunidade escolar. Foram trabalhados: o nome, o sobrenome, a língua materna, os esquemas corporal e facial, dentre muitos outros aspectos.


Foi então que chegaram na “Casa”, que, além de ser “muito engraçada”, deu inúmeras propostas de conhecimento, como por exemplo: os tipos de moradia, o bairro onde o EDI está localizado, a localidade onde moram...

 

 


Tudo caminhou até chegar ao universo poético da “Arca de Noé”, título do livro que Vinicius endereçou às crianças e que deu origem a um álbum musicado com o mesmo nome. E não podia ser diferente: a obra encantou todas as crianças do EDI!


Uma peça com a participação da equipe e das crianças foi montada e apresentada para que, de forma lúdica, esses pequenos mergulhassem na linda história da Arca de Noé com a encenação do dilúvio. O resultado não poderia ser outro que não fosse a empolgação de todos e o envolvimento geral. Uma diversão construtiva!

 


Os trabalhos foram sendo contextualizados com os temas da época, o que levou ao trabalho com “As abelhas” e “As Borboletas”. Festejaram, junto com “Os Girassóis”, a primavera que estava chegando. Foram muitas produções e canções.

 


O personagem mais cativante para as crianças foi “O Pato”, que, com as brincadeiras vividas pelo “pato pateta”, divertiu os pequenos. Essas atividades certamente foram responsáveis pelo apego deles ao personagem.

 

O Pato, logo em seguida, apresentou” A Corujinha”. Com sua beleza exótica, ela ensinou que todos são diferentes e têm sua beleza única, trabalhando, dessa forma, a diversidade contextualizada ao tema.

 


Enfim, o suspense esteve presente com “Leão, leão, leão! És o rei da criação”. A selva foi explorada nesse momento, quando identificaram e caracterizaram os habitats de vários animais, classificando-os em domésticos, selvagens, marinhos etc.


O EDI Tânia Cristina Moreira não parou por aí... Os alunos ainda vão viajar muito na “Arca de Noé” até o final do ano letivo. E ainda vão conhecer: “O Gato”, “O Pinguim”, “O Peru”, “A Galinha-d´angola, “A Foca”... Aguardem por notícias!


 

Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!
Clique aqui para conhecer seu representante

 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter:  @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3ªcre (312)
blogdasescolas (23)

Comentários
Vinícius de Moraes é um excelente instrumento pedagógico! Parabéns por utilizar suas obras com os pequeninos!

Postado por Patrícia Fernandes em 30/10/2013 11:05

Gostei das atividades desenvolvidas com e para as crianças.

Postado por Queiti Cristina em 03/11/2013 23:32