A A A C
email

Quinta-feira, 31/10/2013

Gostar de Ler...

Uma grande transformação ocorre quando a criança entra em contato com a escrita. Para que isso aconteça com sucesso, ela precisa receber estímulos dos pais e dos demais adultos, antes mesmo de aprender as primeiras letras na escola.

 

A aprendizagem da leitura e da escrita só pode se desenvolver depois que a criança domina bem a linguagem oral. É importante que ela comece a se comunicar articulando suas ideias e expressando seus pensamentos.

 

 

É na interação com os adultos, com seus irmãos ou com outras crianças com os quais se relaciona que ela vai aprendendo os diferentes padrões da fala, adequada a cada momento, vai estruturando sua linguagem e criando seu vocabulário.

 

Conversar com a criança sempre, antes mesmo que ela saiba falar, permite-lhe dominar a linguagem oral.

 

É importante estimular a criança para que fale coisas que lhe aconteceram e imagine outras que possam ocorrer, treinando sua capacidade de antecipar alguns fatos. Ela pode contar histórias já conhecidas a partir das figuras de um livro ou utilizando sua própria memória e ajuda dos pais. Por meio da conversa, a criança tem a oportunidade de colocar suas ideias em ordem, de desenvolver a capacidade de compreensão e de comunicação.

 

 

Quando os pais chegam em casa depois do trabalho, podem estimular os filhos a contar o que fizeram e os acontecimentos diários, conversar sobre um programa de televisão, sobre o que viram a caminho da escola ou o que fizeram nela.

 

Muitas vezes o desejo da criança de aprender a ler sozinha está relacionado ao fato de ter escutado pais, irmãos mais velhos lendo para ela. Ouvir leituras em voz alta aumenta o contato das crianças com a linguagem literária e seus diversos estilos.

 

 

Por meio das histórias que encontra na literatura, a criança entra em contato com situações e experiências do seu dia a dia. Esses conteúdos contribuem para ampliar seu crescimento intelectual, ampliam o conhecimento, estimulam a imaginação e levam a criança a vivenciar situações emocionais variadas.

 

A formação de bons leitores depende de um contato prazeroso com os livros e com a leitura. Para isso, poucas atividades são tão importantes quanto a leitura que os pais fazem para seus filhos na hora de dormir.

 

 

Mesmo depois que aprende a ler, esse momento continua sendo importante por fomentar um modelo de leitura fluente e com uma entonação adequada das palavras, por incentivar o prazer da leitura e por desenvolver a capacidade de se tornar um futuro leitor.

 

Maria Delfina é Professora da Rede Municipal

e responsável pelo Blog Família do Portal Rioeduca.

E-mail: mariadrodrigues@rioeduca.net

Twitter: @mariadelfina11

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Comentários
Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias. Parabéns por mostrar aos pequeninos a importância da leitura!

Postado por Patrícia Fernandes em 31/10/2013 10:16

Adorei a matéria! Acho muito importante dar o exemplo e incentivar o prazer da leitura. É necessário transformar nossas crianças em futuros leitores. A leitura é a janela para o mundo.Por isso incentivo meus alunos e filhos sempre a ler.

Postado por Sueli em 04/11/2013 15:08