A A A C
email

Segunda-feira, 03/02/2014

Os Cantinhos Mágicos na Educação Infantil

Tags: educação infantil, professor.

 

As crianças da Educação Infantil estão experimentando pela primeira vez um ambiente diferente, estranho: a escola.
É nos “Cantinhos” do Espaço de Desenvolvimento Infantil que ocorrerão as primeiras trocas e descobertas, onde a criança construirá aos poucos sua independência e formação enquanto cidadã.

 

Criatividade e transformação são palavras-chave numa sala de aula que atende alunos da Educação Infantil. Inclusive por parte dos professores.

 

Brincar, criar, experimentar são ações imprescindíveis às crianças (em: Dê Asas à sua Criança).

 

Percebemos o seu amadurecimento através das suas atitudes e vivência em suas aprendizagens.

 

Além da empatia, paciência e linguagem utilizada de acordo com a faixa etária que esteja sendo atendida, a otimização e transformação do espaço disponível precisa ser organizada levando em consideração vários aspectos a fim de proporcionar a possibilidade de movimentação dentro da sala, promovendo a interação e fazendo com que os alunos se apropriem do espaço, interagindo.

 

O planejamento da organização do espaço é fundamental, podendo inclusive ser reorganizado com frequência e de acordo com a necessidade.

 

A ambientação da sala de aula, assim como sua “decoração”, é algo que precisa ser dinâmico e vai acontecer durante todo o ano, pois além de ser funcional, o espaço também precisa ser acolhedor.

 

Ambiente de uma sala de EI da C. M. Profª Flora Santina.

 

Os murais e objetos decorativos não devem primar pela poluição visual. Muita informação e excesso de cores podem não despertar para o objetivo principal (sobre murais: Um Cartão de Visitas: A Importância dos Murais).

 

O enriquecimento do espaço com material lúdico confeccionado em conjunto com os alunos é uma ação pedagógica que rende frutos.

 

Alunos da C.M. Flora Santina, da 9ª CRE, em atividade na oficina utilizando material alternativo.

 

.

Na construção de brinquedos folclóricos.

 

Atividade lúdica com objetivos pedagógicos que rendem um belo trabalho final!

 

Segundo Kramer (1998),  "a utilização de cantinhos na sala de aula é de fundamental importância para o bom desenvolvimento da criança, pois assim os alunos terão a oportunidade de estudar em um ambiente propício para desenvolver suas habilidades de uma maneira prazerosa e lúdica."

 

Alguns cantinhos possíveis: cantinho da leitura, da massinha (modelagem), dos jogos, da dramatização, com exploração da casinha e de fantasias, das artes, incluindo desde a pintura até as mais variadas explorações artísticas, além do espaço destinado para a rodinha, com a acolhida inicial e conversa de encerramento do dia.

 

 

No Cantinho da Fantasia, os pequenos podem brincar de faz-de-conta à vontade, reproduzindo e imitando os mais variados personagens...

 

 

Créditos da imagem: C.M. Dr. Albert Sabin da 6ª CRE.

 

"Nesse tipo de trabalho, os professores observam permanentemente a movimentação das crianças e, ao mesmo tempo, dos diferentes grupos, a fim de oferecer novos materiais, desafios ou situações capazes de enriquecer as experiências e ampliar os conhecimentos em jogo.” (KRAMER, 1998, p.76).

 

 E os cantinhos não param por aí... muitos outros podem ser criados, inseridos ou adaptados.

 

Parabenizamos o belíssimo trabalho desenvolvido pelas Creches Municipais Dr. Albert Sabin, 6ª CRE e Profª Flora Santina Ferrari Braz da 9ª CRE. Agradecemos pelas imagens retiradas de seu blog e também à professora Flavia Sardinha por ter cedido as imagens.

 

"O espaço físico isolado do ambiente só existe na cabeça dos adultos para medi-lo , para vendê-lo, para guardá-lo. Para a criança, existe o espaço-alegria, o espaço-medo, o espaço-proteção, o espaço-mistério, o espaço-descoberta, enfim, os espaços de liberdade ou de opressão".

(LIMA, 1989,p.30)

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

professor (110)

Comentários
Parabéns pela matéria! A ambientação da sala de aula é algo que precisa ser dinâmica . E precisamos estar atentas e adaptar esses cantinhos de acordo com a necessidade de sua turma.

Postado por Maria Delfina Rodrigues em 29/05/2013 10:52

O ambiente escolar deve ter conforto, qualidade, e se adequar a faixa etária de cada turma! Adorei tudo muito fofo! Parabéns pela matéria.

Postado por Helena(by troia) em 30/05/2013 21:09

A Equipe Flora Santina ficou muito feliz pelo reconhecimento do trabalho que é desenvolvido por nossa instituição. Divulgamos nossas atividades no blog (www.cmproflosantina.blogspot.com)porque acreditamos que a troca de experiências contribui para a melhoria constante da qualidade da Educação Pública.

Postado por Rosane Giles em 24/06/2013 18:22