A A A C
email

Terça-feira, 21/01/2014

Shakespeare Canta e se Encanta com Vinicius de Moraes

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas.

No ano do centenário do poeta Vinicius de Moraes, a Escola Municipal Shakespeare fará um passeio através dos poemas e das canções deste grande autor e compositor.

 

 

O projeto “Shakespeare Canta e se Encanta com Vinicius de Moraes” surgiu pela comemoração do centenário do nascimento de Vinicius de Moraes no ano de 2013. A equipe pedagógica planejou para a comunidade escolar um ano de sensibilização através das músicas e poemas deste grande escritor focando nos temas transversais. A ideia é ao longo deste ano relacionar o tema com o patrono da unidade escolar, William Shakespeare que, também, se utilizava da produção escrita para manifestar toda a sua criatividade e genialidade.

 

Como objetivo principal, o projeto pretende desenvolver em cada um as relações interpessoais, o amor pela vida, o respeito, a liberdade de criação, a musicalidade, as artes, a literatura e suas abrangências.

 

As professoras Claudia, diretora da unidade escolar, e Vivian, coordenadora pedagógica, enviaram ao portal Rioeduca informações sobre o projeto. Elas nos contam que para trabalhar este tema tão rico, que é Vinicius de Moraes, o projeto didático da escola foi dividido em quatro temas a serem trabalhados nos bimestres do ano letivo.

 

No primeiro bimestre o tema que está sendo trabalhado pela escola tem como título “Eu Sei que Vou te Amar”. Neste período, a  proposta pedagógica é desenvolver ações que oportunizem aos participantes  refletir sobre o que amamos ou quem amamos e o que se deve fazer para ser amado. Identificar os diferentes tipos de amor, como por exemplo: amor próprio, amor fraternal, amor físico e material, amor pelo esporte, amor pelos amigos, pela família, pelo ambiente que se vive, amor aos animais e amor pela pátria. Trabalhar as relações existentes na escola, na família e na comunidade.

 

 

Mural confeccionado pela turma 1.101, onde os alunos representaram através de desenhos o que amarão por toda a vida.

 

O tema que será trabalhado no segundo bimestre é “Embarcando na Arca de Noé”. Através desta obra, que proporciona um vasto trabalho multidisciplinar, e também aproveitando o Ano Internacional de Cooperação da Água (UNESCO), a proposta da unidade escolar é trabalhar o meio ambiente visando favorecer um relacionamento mais responsável e harmonioso entre homem e natureza.

 

“O Brasil e sua Cultura nas Canções de Vinicius de Moraes” é o tema proposto pela Escola Municipal Shakespeare para o terceiro bimestre de 2013. Neste período, a escola propõe um trabalho com canções tendo como objetivo proporcionar uma discussão e reflexão sobre a identidade cultural e as várias culturas existentes em nosso país nos diferentes contextos sociais, econômicos, políticos e históricos.


Para encerrar o ano letivo de 2013, o tema escolhido foi “Que Seja Infinito Enquanto Dure”. No quarto bimestre o trabalho que será realizado na unidade escolar pretende criar, compartilhar e consolidar mentalidades, costumes, atitudes, hábitos e comportamentos que respeitem o direito à vida levando os envolvidos a perceberem as consequências pessoais e sociais de suas escolhas.


 

Eu Sei que Vou te Amar

 

O tema do primeiro bimestre já está sendo trabalhado com bastante entusiasmo e compromisso pelos alunos e professores da Escola Municipal Shakespeare. No blog da escola estão registrados os momentos do desenvolvimento do projeto.


A professora de Artes Visuais Fernanda Morais iniciou o projeto montando com todos os alunos um mosaico. A ideia da atividade era montar imagens sugeridas na canção de Vinícius de Moraes. Para isto, os alunos usaram retalhos de papéis coloridos recortados com tesoura ou rasgados cuidadosamente com as mãos. Conforme os alunos rasgavam ou recortavam os seus papéis, colavam em um suporte mais resistente.


 

Alunos realizando a atividade para a confecção do mural.

 

Mural produzido pelos alunos nas aulas de Artes.

 

Nas aulas de Educação Física, a professora Fabíola, engajada com o planejamento, optou neste bimestre trabalhar com jogos cooperativos, como um caminho para a promoção da boa convivência e do bem-estar comum.

 

Atividades nas aulas de Educação Física.

 

As turmas 1.501, da professora Angela, e 1.302, da professora Ana Paula, após ouvirem e interpretarem a letra da música “ Eu Sei que Vou te Amar”, também declararam o seu amor confeccionando um belo mural com fotos e desenhos.

 

Mural feito pelas turmas 1.501 e 1.302.

 

Na Sala de Leitura, a professora Ione Ferreira trabalhou o tema através da leitura do livro “Meu Coração é um Zoológico”, de Michael Hall.


O livro relata o amor de um menino pelos animais, proporcionando o debate sobre o amor e o respeito a esses seres vivos. Após a atividade, foi sugerido aos alunos confeccionarem um personagem da história com recortes de coração.

 

Atividade realizada na Sala de Leitura.

 

Visitando o blog da Escola Municipal Shakespeare podemos encontrar mais detalhes sobre este projeto que está encantando o ano letivo de 2013.

 

http://escolamunicipalshakespeare1.blogspot.com.br/

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Renata Carvalho – Professora da Rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsdeescolas (402)
2ªcre (299)

Comentários
Parabéns Escola Municipal Shakespeare! O projeto apresentado é muito valioso e rico em cultura.

Postado por Helena(by troia) em 30/04/2013 18:44

Renata parabéns pelo seu trabalho de divulgação dos trabalhos maravilhosos realizados pela rede municipal, no caso específico da 2a. CRE. Acompanho e aprendo bastante com as postagens de todas as escolas, de todas as CRE's, que desenvolvem nas suas Unidades Escolares ações criativas e enriquecedoras no processo ensino-aprendizagem.Parabéns a todos!!!

Postado por Vivian em 01/05/2013 09:03

Lindo trabalho e inovador! Podemos trocar experiências já que no GEO de Santa Teresa estou realizando uma eletiva também sobre este tema!

Postado por Tânia Almeida em 01/05/2013 10:16

Parabéns equipe Shakespeare!!!! É muito bom ver vocês desenvolvendo um trabalho bonito e alegre. Um grande beijo para todos.

Postado por Morgana Rezende em 02/05/2013 09:59