A A A C
email

Terça-feira, 30/04/2013

Alfabetiza Rio

Tags: alfabetização, alfabetizario.

 Alfabetiza Rio é uma prova criada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que visa avaliar o desempenho em leitura e em matemática de alunos que estão concluindo o 1°ano do ensino fundamental.

 

A partir de 2009, a secretaria capacitou 3.000 professores, criou o próprio livro de alfabetização e passou a fazer provas bimestrais com o objetivo de averiguar o desenvolvimento dos alunos nas primeiras séries do ensino fundamental.

 

A primeira edição da prova Alfabetiza Rio aconteceu nos meses de outubro a dezembro de 2010. Hoje, a avaliação mostra que 90,5% dos alunos que concluíram o primeiro ano do ensino fundamental no ano passado nas escolas municipais passaram para o segundo ano com índice de 90,5% de alfabetização em matemática e 90% em leitura.


Clique na imagem e veja a reportagem exibida no RJTV do dia 06/04/2013.

 

 

Durante o ano, mostramos muitos projetos de escolas e professores no Portal Rio Educa que, comprometidos ao seu trabalho, fazem a diferença na educação de seus alunos.

 

O Alfabetiza Rio mostrou os alfabetizadores com melhores desempenhos que serão destacados durante este mês no blog A Revolução Acontece. Não deixem de acompanhar e prestigiar o trabalho destes que fizeram a revolução acontecer em 2012.

 

Elidia Correia é Professora da Rede Municipal

e colaboradora do Blog Professores do Portal Rioeduca.

E-mail: elidiacorreia@rieduca.net

Twitter: @ElidiaCorreia


 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

alfabetizario (2)

Comentários
Esta prova mostra aos professores o nível de conhecimento que o aluno possui fazendo com que o professor realize uma estratégia específica para cada aluno ou grupo individualmente. O professor que realiza a separação de alunos por nível e se diz realmente preocupada no nível escolar que ele está para garantir uma aula de qualidade, deveria SEMPRE dar prioridade a esta turma de dificuldade e não a deixar de lado...

Postado por Helena(by troia) em 01/05/2013 11:52