A A A C
email

Terça-feira, 30/04/2013

"O Livro", Suas Histórias e Imagens

Para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de abril, uma professora apaixonada por leitura não poderia fazer menos. Ela trabalhou com uma turminha “O Livro”, história de Kristine O´Connel. George, que encantou seus alunos pelas características que fazem os pequeninos se apaixonarem: suas histórias e imagens.

 

 

O verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê.
Mario Quintana

 

 

A professora Michelle Moreira é regente da Sala de Leitura da Escola Municipal Pires e Albuquerque. Ela, que é apaixonada por leitura, será a protagonista desta matéria através de uma homenagem ao Dia do Livro que aconteceu em 18 de abril.

 

 

Professora Michelle Moreira, regente da Sala de Leitura da Escola Municipal Pires e Albuquerque.

 


Nas aulas com as turmas, antecipando esta comemoração, a professora Michele Moreira trabalhou atividades relacionadas ao nosso “amigão” Livro. Para isso, usou um livrinho muito especial chamado “O Livro”, de Kristine O´Connel. George. 

 

 

“O Livro”, de Kristine O´Conne.l George.

 

"O Livro" é um conjunto de imagens e textos com poucas palavras, que tem por função reiterar o tema, a ideia que o leitor irá saborear. Ele favorece elementos essenciais para a iniciação da criança em prosa narrativa e descritiva, oferecendo a ela os múltiplos sabores que só um livro lúdico pode colocar ao seu alcance.

 

Conta a história em que um menino, um elefante de pelúcia e um gato ganham um novo companheiro com a chegada de um livro. No desenrolar da história, ele descobre que, apesar de outras utilidades, o prazer está em descobrir o que está dentro dele, suas histórias e imagens.

 

Alunos na Sala de Leitura confeccionando livros a partir da história contada.

 

“É um texto simples, com figuras fortes e coloridas, que encantam os pequenos leitores. Depois da leitura, as crianças desenharam aquilo que mais chamou a atenção na história e, assim, com esses trabalhinhos, fizemos um livrinho!”, relata a professora.

 

Ela contou que a escola está em processo de eleição para a escolha do nome da Sala de Leitura e o Dia do Livro será um grande dia para esse acontecimento. 

 

Está sendo preparado para esse dia várias atividades, como o Sarau de Poesias comemorando Vinícius de Moraes, o resultado do nome eleito da Sala de Leitura e um Piquenique Literário com as turmas do 1 e 2 anos. Enfim, serão muitas as participações das turmas e o dia promete!

 


 

Mural com sugestões de autores célebres candidatos ao nome da Sala de Leitura. Alunos trabalhando "O Livro".

 

“Esta semana, foram apresentados os candidatos, suas biografias e obras. Toda a comunidade escolar participará da votação. O vencedor será divulgado no dia 18 deste mês, quando os alunos farão apresentações de música, recitais e dança – além da exposição de trabalhos e um piquenique literário - para comemorarmos esse importante dia!”, finaliza a professora Michelle.

 

Professora Michelle e os alunos na Sala de Leitura.

 

Agradeço imensamente a presteza da professora Michelle Moreira, regente de Sala de Leitura, assim como a direção da escola, na pessoa da professora Janaina Maria Di Stasio, pelas informações transformadas nessa matéria.

 

Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos.

 

Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

Acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

 

Representante do Rioeduca na 5ªCRE _ Professora Regina Bizarro

Twitter: @rebiza

Facebook: Regina Biza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

 

                               


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Comentários
Parabéns professora Michelle Moreira é regente da Sala de Leitura da Escola Municipal Pires e Albuquerque. O trabalho de SL sempre deve ser louvado e respeitado. Seu Projeto é excelente!

Postado por Helena(by troia) em 30/04/2013 18:41

Minha escola querida, onde fiz todo meu fundamental. Saudades!!!

Postado por Lilian Ferreira em 02/05/2013 15:01