A A A C
email

Terça-feira, 11/02/2014

Escola de Pais – Unindo Família e Escola

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, educaçãoinfantil, edi.

No dia 23 de março, aconteceu o primeiro encontro de 2013 da “Escola de Pais” nas unidades escolares que atendem alunos da Educação Infantil.

 

Sabemos sobre a necessidade da parceria entre família e escola para o bom desenvolvimento da criança. Este trabalho realizado em equipe proporcionará aos pequeninos maior segurança na aprendizagem e no sucesso da vida escolar.


A “Escola de Pais” está direcionada aos pais e responsáveis dos alunos da Educação Infantil. Neste encontro é possível compartilhar informações e experiências, proporcionando o conhecimento entre os responsáveis e fortalecendo o vínculo entre família e escola.


Algumas unidades escolares da 2ª CRE registraram em seus blogs a dinâmica da “Escola de Pais” do mês de março, orientada pela Gerência de Educação Infantil.

 

No Espaço de Desenvolvimento Infantil Bárbara Ottoni, os pais e responsáveis foram recebidos pela equipe de direção, professores e funcionários. Logo que entraram na escola, participaram de um lanche e depois se reuniram para uma conversa com a direção e outros responsáveis.


O momento foi de muita atenção à fala da diretora Taíssa, que explicou sobre o trabalho desenvolvido no ambiente escolar. Após isto, os responsáveis se dirigiram às salas para fazer uma atividade relacionada à escolha do nome da criança.


Em um papel escreveram o nome da criança, enfeitaram e relataram o porquê da escolha. Além disto, construíram um blocão com o tema “O que você gostaria de ficar sabendo antes do seu filho nascer e que ninguém lhe contou?" E, por último, avaliaram o encontro.


 

 

Pais participando da atividade sobre a escolha do nome de seus filhos.

 

 

Atividade com os nomes e confecção do blocão.

 

A Escola Municipal Leitão da Cunha registrou em seu ambiente virtual as orientações sobre a “Escola de Pais”, falando sobre seus objetivos e explicando seu desenvolvimento e importância.

 

 

Responsáveis na "Escola de Pais".

 

Na Creche Municipal Doutor Sérgio Arouca, a reunião do dia 23 de março também foi muito proveitosa. O encontro buscou conversar sobre a seguinte questão: “qual a expectativa dos responsáveis em relação à creche?”


A equipe do berçário realizou com os responsáveis a dinâmica do barbante, formando uma grande teia onde todos estão unidos por objetivos comuns.


As turmas do maternal contribuíram com relatos emocionantes dos responsáveis, que estão registrados no blog da creche.


Após estas atividades, os pais e responsáveis participaram da dinâmica “Cada Nome uma História”.


Cada nome tem uma história, o nome de cada criança carrega em si um pedaço da história de seus pais. Os responsáveis foram convidados a refletir sobre a história dos nomes dos seus filhos e como isto contribui para a identidade de cada um”. Retirado do blog da creche.

 

 

Responsáveis participando da dinâmica do barbante.

 

 

Produção dos responsáveis sobre o nome das crianças.

 

No encontro realizado na Escola Municipal General Humberto de Souza Mello, os pais e responsáveis puderam refletir sobre as relações familiares e tiveram a oportunidade de falar seus anseios na formação dos filhos.


O momento que os responsáveis mais gostaram foi quando  escreveram numa folha o nome dos seus filhos e ornamentaram o papel, para que ficasse o mais bonito possível. Depois, falaram para o grupo o motivo da escolha dos nomes ”. Retirado do blog da escola.

 

 

Coordenadora Pedagógica conversando com os responsáveis.

 

 

Responsáveis assistindo à reunião.

 

 

 

Parabéns às equipes das unidades escolares pela realização de encontros que contribuem para a parceria entre família e escola.

 

 

Professores e escolas, participem também do portal Rioeduca. Entrem em contato com o representante de sua CRE para divulgar o trabalho de vocês. Cliquem aqui para conhecê-lo!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Renata Carvalho – Professora da Rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsdeescolas (402)
2ªcre (324)
edi (85)

Comentários
A presença diária dos responsáveis na Unidade Escolar é um incentivo constante para uma parceria cada dia maior entre escola e comunidade. Renata obrigada pelo carinho nas postagens.

Postado por Valeria Silveira em 09/04/2013 07:23

Cada vez louva-se mais a participação dos pais na vida escolar. Diante da atual conjuntura social, da rebeldia e violência juvenil que reinam na sociedade e que acabam por se infiltrar nas escolas, diante da dificuldade organizacional por que passam as instituições públicas, por falta de recursos humanos e financeiros, a presença dos pais e de voluntários da educação, vem sendo vista como de alta valia.

Postado por Helena(by troia) em 11/04/2013 22:41