A A A C
email

Sexta-feira, 29/03/2013

Reinauguração da E. M. Aspirante Carlos Alfredo

Tags: 5ªcre.

 

 Para a Escola Municipal 05.15.061 Aspirante Carlos Alfredo, o início do ano letivo foi arrebatador, reinauguração com novo prédio e premiação de aluno e responsável (mãe) presenteando a comunidade escolar com momentos de alegria e emoção. 

 

A Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro abriu o ano letivo de 2013 na Escola Municipal 05.15.061 Aspirante Carlos Alfredo, em Turiaçu, Zona Norte do Rio, no dia 18 de fevereiro. A escola, que foi reinaugurada neste dia, contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Claudia Costin, vários diretores de escolas, convidados, alunos e responsáveis.


A Escola Municipal Aspirante Carlos Alfredo atende a Classe Especial, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental do 1° ao 6° ano, e foi construída atendendo aos moldes atuais de acessibilidade, contando com elevador, além de rampa de acesso ao segundo andar.


Gerindo este novo espaço, está a professora Tereza de Jesus Costa Santos Rocha, em parceria com sua grande equipe. 

 

É ela que nos apresenta seu entusiasmo pelo trabalho na educação, através de um belo relato.

 

"Certamente que um dia haveríamos de migrar para outro local, pois seria impossível permanecermos aqui durante as obras. Finalmente chega o dia da mudança e junto com ele um misto de alegria, esperança e saudade daquele local onde se reunia a "Família Aspirante" e agora, compensada com o carinho do Povo Presbiteriano. Por um ano e meio, estivemos alocados na Igreja Presbiteriana de Turiaçu, com salas separadas por divisórias, sem janelas, iluminação e som não tão adequados, desafiados pelo dia a dia a vencermos nossas próprias limitações, impulsionados pelas dificuldades surgidas. Nos acalentamos com o porvir que a cada dia estaria mais próximo."

 

 

E continua, "Acompanhamos juntamente com a comunidade, passo a passo, vendo a "menina" crescer e com ela a possibilidade de um sonho realizar-se. Não nos rendemos às contradições e aflições surgidas, quedas constantes de energia, calor intenso... Mas, os Projetos não cessaram. Dentre tantos, marcaram nossa memória: a "Semana de Alfabetização”, num intenso envolvimento dos professores de Sala de Leitura, Educação Física, Inglês, Artes, juntamente com os Professores Regentes, suas criatividades e compromisso com a Educação. Assim, abrilhantaram o pequeno espaço com uma belíssima exposição de trabalhos confeccionados pelos alunos, atividades físicas interdisciplinadas com alfabetização e culminando com a assinatura do Pacto de Alfabetização. A escola foi inaugurada tendo a honrosa presença da Senhora Secretária de Educação Claudia Costin e outras autoridades, realizando, naquela oportunidade, a abertura do ano letivo de 2013.

 

Hoje, estamos usufruindo das novas instalações com 16 turmas, da E.I. ao 6º ano Experimental, mais duas Classes Especiais. Pode-se dizer que nossa vida já voltou ao normal após esses 15 dias de aula (dia 05/03). Os projetos e investimento no nosso PPP – “Qualidade de Vida”, não podem parar e, no dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, promoveremos uma Palestra que traz como tema: Coisas de Mulher, através da Enfermeira Elenir do Posto de Saúde em Rocha Miranda. Ainda em março, retornaremos com o Xadrez na Escola, uma jogada inteligente, um trabalho voluntário feito pela Agente Administrativo tia Ruth. As novas instalações nos proporcionaram mesas para o jogo de xadrez no pátio da U.E. Temos ainda o compromisso de comemorar os 50 anos de existência da U.E. ocorrido em 6 de outubro passado, pois a obra não estava concluída, porém o presente já veio!!

 

Muitas novidades e oportunidades ótimas para os alunos desta maravilhosa escola, Projeto Ciência Hoje, Poesia na Escola, Escrevendo o Futuro. Além do que consideramos mais precioso: Projeto da Sala de Leitura, “Operação leitura, Eu apoio!”. Temos como desafio maior, alfabetizar e consolidar a alfabetização de alunos do 3° e 4° anos que estão no NCM.
Fica a você, o convite para visitar-nos!!

 

Estamos vivendo um tempo novo, pedimos forças a Deus para cumprirmos aquilo que sempre nos propusemos a fazer: Educação de Qualidade - "Educando crianças para não punir homens". Aprendemos na prática que adversidades bem administradas são oportunidades de crescimento!

Desejamos a todos um ano letivo cheio de vitórias com muita, mas muita leitura!!" 

 

Para a escola, foi um início de ano letivo espetacular!


 

 

 

 A EM Aspirante no Concurso Cultural “O Encanto dessa cidade é meu”

 

Além da alegria da reinauguração em fevereiro, aluno e mãe de aluna da escola sagraram-se vencedores no Concurso Cultural “O Encanto dessa cidade é meu”, promovido pelo Portal Rioeduca, com objetivos de homenagear a nossa cidade pelos seus 448 anos de existência e fomentar o gosto pela escrita de toda comunidade escolar. 

O aluno Tiago Souza Silva, turma 1501, com uma bela poesia (leia aqui) e Fabiana Andrade da Costa, mãe da aluna Fabrícia, turma 1502, com um texto de amor ao Rio (leia aqui).

 

Os dois vencedores, respectivamente, nas categorias: Aluno, de 10 a 13 anos, e Família, criaram textos, poético e narrativo, dando um toque de embelezamento a mais à nossa cidade.

 

Quando da entrevista, Tiago me relatou que adora esporte e pratica futsal três vezes na semana no Sport Club Madureira, além disso, adora ler e escrever, mas confessa que a escrita é seu forte. Tem na família seu suporte e fala com muito carinho da sua mãe, Sr.ª Jane.

 

 

Aluno Tiago Souza Silva, da turma 1501, junto da diretora da escola, profª Tereza. Abaixo, as profªs Regina, Representante do Rioeduca/5ªCRE, e Isis Jatobá, Regente da Sala de Leitura.

 


Quanto a Fabiana, mãe da aluna Fabrícia, disse em sua entrevista que optou por deixar de trabalhar fora em prol da educação das duas filhas, uma de quatro e a outra de quatro anos. Relatou, também, que o Concurso Cultural “O Encanto desta cidade é meu” reacendeu a vontade de voltar aos estudos, graduar-se em Administração.

 

 

Srª Fabiana junto da diretora da escola, prof.ª Tereza. Abaixo a Srª Fabiana junto a prof.ª das turmas 1501 e 1502, Ana Maria Magalhães, e da Sala de Leitura, Prof.ª Isis Jatobá.

 


Parabéns aos professores que incentivaram as turmas, envolvendo-os nesse processo, especialmente a diretora, prof.ª Tereza, a prof.ª das turmas 1501 e 1502, Ana Maria Magalhães, e da Sala de Leitura, professora Isis Jatobá.
 

Conheçam e acompanhem o blog da escola: http://emaspirantecarlosalfredo.blogspot.com.br/

 

Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

Mas, se você está com dificuldade de acessar seu e-mail do rioeduca.net, clique aqui e conheça o passo a passo de como abrir sua solicitação na Central de Gerenciamento.

 

Acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. 
 

Representante do Rioeduca na 5ªCRE _ Professora Regina Bizarro

Twitter: https://twitter.com/Rebiza

Facebook: Regina Biza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

 

                                


  
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (301)

Comentários
Embora eu seja professora na 6ª CRE, sou moradora de Turiaçu e acompanhei de perto a reforma da Aspirante. Valeu a espera (demorou muito!), a escola está linda. Torço pelo sucesso de vocês. Parabéns.

Postado por suely silva dos santos em 29/03/2013 22:56

Parabéns a Escola Municipal Aspirante Carlos Alfredo por sua reinauguração tão merecida. Uma equipe de sucesso como esta merece todo carinho e atenção.

Postado por Helena(bytroia) em 30/03/2013 20:02