A A A C
email

Quarta-feira, 21/11/2012

Escola e Comunidade

Tags: 3ªcre, protagonismojuvenil, blogsdeescolas, blogsderioeducadores.

 

 

A escola está sempre inserida em uma comunidade e com ela interage para o crescimento de todos. Conhecer as necessidades e potencialidades do bairro faz parte do processo educativo dos alunos. A professora Joice Pinter e toda a comunidade escolar da E. M. Levy Neves da 3ª CRE comemoraram os 30 anos da escola estreitando estes laços.

 

A professora Joice Pinter, de Língua Portuguesa, já vinha desenvolvendo um trabalho voltado para a ação dos alunos sobre os temas estudados, como vimos na postagem Protagonismo Tirando a Droga de Cena. Com a proximidade da comemoração dos 30 anos da escola, ela propôs que os alunos escrevessem reportagens que mostrassem os bairros atendidos pela escola: Tomás Coelho e Engenho da Rainha. A partir das atividades previstas pelo caderno pedagógico dos alunos e das pesquisas realizadas por eles, as reportagens retratariam os problemas do bairro, mas também a busca de soluções. A apropriação do bairro pelos alunos conscientiza e mobiliza uma aprendizagem aplicada diretamente para a vida. Confiram as melhores reportagens publicadas no blog Escrevinhar pra Valer.

 

 

 

 

 

 


Esta e outras atividades foram destaque da celebração dos 30 anos da E.M. Levy Neves e marcam também a estreia do blog da escola. A exposição dos trabalhos realizados durante todo o ano letivo apresentou a história da escola e de seu entorno, suas modificações ao longo do tempo e o reconhecimento do ambiente, através de maquetes, artesanato e outras representações. Em toda a amostra, está presente o resgate da relação afetiva entre aluno e escola e a valorização de um histórico de serviços prestados neste período.

 

 

 

 

 

 

Além disso, a partir das perguntas dos alunos da turma 1602 e com as imagens registradas por eles na escola, a professora Jo Joice elaborou o Game do Patrono. É um jogo de perguntas e respostas sobre a história de Levy Neves, cirurgião-dentista que empresta o nome à escola. O objetivo é que o jogo possa ser utilizado por outras turmas para que todos conheçam mais sobre seu patrono. No blog da escola, você pode encontrar a maioria das respostas e jogar  também.

 

 

 

 

 

 

Em vídeo publicado no blog da escola, podemos conferir as imagens e os trabalhos expostos na festa. Leiam também as poesias da turma 8801 da professora Solange sobre a marca que a escola deixa na vida de seus alunos. Comunidade e escola “Plantando Sonhos e Colhendo Realidades”, como pretende o projeto político pedagógico desta unidade escolar, só podem render bons frutos.

 

 

 

 

Contate-nos

 

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Comentários
Não há comentários sobre este tópico.