A A A C
email

Segunda-feira, 22/10/2012

Portinari – Arte e Meio Ambiente

Tags: 2ªcre, capacitação, visitas, artesvisuais.

A Gerência de Educação da 2ªCRE está realizando, com os professores articuladores e coordenadores pedagógicos de escolas exclusivas de Educação Infantil, um curso de formação continuada. No mês de outubro, foi a vez de visitar a Casa da Ciência e conhecer a exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente”.

 

 

A professora Gabriela, integrante da equipe de Educação Infantil da Gerência de Educação da 2ªCRE, entrou em contato com o portal Rioeduca para contar um pouco sobre este curso de formação continuada que está sendo ministrado aos educadores da Educação Infantil.


Os encontros visam a fortalecer os vínculos entre as equipes e aprofundar a discussão sobre os assuntos do cotidiano da Educação Infantil. Além disso, em cada um os participantes escolhem o tema que gostariam de discutir e trocar experiências no encontro seguinte.


 

 

Professores reunidos para visitarem a exposição da Casa da Ciência

 

A visita à exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente” na Casa da Ciência, no bairro de Botafogo, foi um momento de passeio cultural e também um presente pelo Dia do Mestre através do qual os professores puderam acrescentar conhecimentos culturais a sua formação.


Cândido Portinari, um grande pintor brasileiro, nascido no estado de São Paulo, dedicou-se não só à pintura, mas também à poesia e à política. No ano de 1935, ele recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra "Café", e desde então suas obras passaram a ser conhecidas por todo o mundo. Portinari contribuiu, através da arte, para que o Brasil fosse reconhecido em outros países. ( Consulta no site Sua Pesquisa).


 Ao chegarem ao local da exposição, eles foram recebidos pela coordenadora do projeto, Suely Avellar, que deu uma aula sobre Portinari e ainda indicou possibilidades de trabalho com suas obras na sala de aula.

 

Algumas telas de Portinari representam a fauna, a flora e a cultura do povo brasileiro, permitindo pensar a relação entre as pessoas e a natureza. Ao visitar esta exposição os professores aprimoraram seus conhecimentos sobre o assunto e refletiram sobre a importância de cuidar do ambiente em que vivemos sob todos os aspectos.


 

 

Professores participando de visita guiada à exposição

 

 

 

Oficina de reciclagem

 

O encontro também foi bastante produtivo, uma vez que os professores participaram de uma oficina, utilizando materiais reciclados e criaram um marcador de livro usando papelão. O foco da visita à exposição e da oficina foi o meio ambiente e a forma utilizar um tema tão importante em sala de aula. Assim, os professores puderam acrescentar, a seus conhecimentos, ideias que auxiliam à prática diária.

 


Parabéns à Gerência de Educação da 2ªCRE pela realização deste trabalho de integração da equipe e de incentivo a cultura.


 

Professores e escolas participem também do portal Rioeduca. Entrem em contato com o representante de sua CRE para divulgar o trabalho de vocês. Cliquem aqui para conhecê-lo e participem!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Contato:
Renata Carvalho – Professora da rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (321)
artesvisuais (69)
visitas (64)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.