A A A C
email

Domingo, 16/09/2012

Educoencontro: o futuro já é parte do presente

Tags: 10ªcre, educopédia, rioeduca.

Aconteceu neste sábado, 15 de setembro de 2012, na Escola Municipal Orsina da Fonseca, o Ginásio Experimental Carioca da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (2ªCRE), o esperado encontro dos professores educopedistas, rioeducadores, representantes dos embaixadores das CREs, além dos mobilizadores e articuladores, ligados a Subsecretaria Especial de Assuntos Estratégicos da SME/Rio.

 

 

 

 


 

Cerca de trezentos professores de escolas de todas as dez CREs e dos diversos setores do nível central da Secretaria Municipal de Educação, estiveram reunidos das 8h e 30minutos até as 13 horas para dar sequência ao projeto revolucionário da Educopédia, que foi implantado no Rio de Janeiro em 2009, mas que já alcançou projeção nacional e internacional.

 


O Educoencontro começou com a habitual confraternização dos professores, participando de um café de boas-vindas, até que as famílias de educopedistas e de rioeducadores se juntassem em grupos, com os seus respectivos coordenadores pedagógicos, dando início ao primeiro momento daquela reunião especial.

 


Durante uma hora, das 9 às 10 horas, os professores estiveram reunidos em nove equipes agrupadas de acordo com as famílias: Língua Portuguesa; Produção Textual; Literatura Infantil; Matemática; Ciência; História; Geografia, Fundamental I; Artes; Música: Educação Física; Educação Infantil; 3º ano Reforço; Alfabetização; PEJA; Educação Especial; Inglês; Espanhol; Objetos de Aprendizagem, além do grupo das mobilizações, formado pelos articuladores; embaixadores da Educopédia; Mídias Sociais; Mobilizadores e Rioeducadores.
No segundo momento, das 10 às 11 horas, houve o desdobramento das equipes, em dezoito grupos, cada qual tratando especificamente dos assuntos relacionados às suas famílias, com informes, apresentação dos novos integrantes, orientação sobre as postagens, avaliação interna e perspectivas para o planejamento dos programas, ações e atividades de 2013.

 



Ao fazer a abertura da reunião dos participantes do grupo de mobilizações, a professora Raphaella Marques, que atualmente coordena a Equipe de Mídias Sociais, falou da necessidade de que todos conheçam os demais integrantes das equipes e que estejam atentos para as futuras parcerias.

 


 

Segundo Raphaella, diante do crescimento e do sucesso do Programa, vai ser preciso cada vez mais, maior comunicação e maior interação entre as famílias da Educopédia e do Rioeduca.

 


Lilian Ferreira, professora de Língua Portuguesa e gerente do Rioeduca, ao falar na sua apresentação, mencionou a relação visceral da Educopédia com o Rioeduca, citando vários exemplos práticos que justificam cada vez mais o trabalho interativo e parceiro de todas as famílias.

 

 

 

 


 

 

Lilian também chamou a atenção dos professores para a mobilização cada vez mais acentuada que se verifica na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro que, segundo disse, saiu de um processo estático para uma experiência dinâmica, pois, com a Educopédia e com o Rioeduca, começaram a fluir incontáveis possibilidades de práticas pedagógicas para serem utilizadas em sala de aula.

 

 

 


Dando sentido pedagógico ao educoencontro, foram realizados dois minicursos, das 11h 30 minutos até as 13 horas, quando as professoras Andrea Verdan e Luciana Alves de Jesus abordaram, respectivamente, os temas: “A forma de postagem das aulas na plataforma Educopédia exerce influência significativa no interesse dos alunos em utilizá-las?” e “Aprender na cibercultura: o desenvolvimento da leitura por meio da autonomia.”

 

 

 

 


 

 

Antes do encerramento do Educoencontro, foi apresentado um vídeo com as novidades mais recentes da Educopédia e anunciadas as próximas conquistas, já em fase de consolidação, como a repaginação do Portal do Rioeduca, a contratação de professores que vão atuar produzindo postagens especiais sobre a relação aluno, família e escola; educação infantil; Extensividade; Rio de Leitores e temas com viés pedagógico direcionados aos professores da Rede.

 

 


 

Foi acertada, a escolha da Escola Municipal Orsina da Fonseca para a realização de mais um Educoencontro, por ser um local bastante agradável, arborizado, com salas amplas e bem equipadas, estacionamento espaçoso e ao lado de uma estação do Metrô e de ruas servidas por diversas linhas de ônibus, facilitando assim a acessibilidade dos professores vindos de qualquer ponto da cidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Contatos: sinvaldosouza@rioeduca.net Twitter: @SinvaldoNSouza

 

 

 

                                      

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (374)
rioeduca (75)

Comentários
Muito proveitoso este momento de encontro e aprendizado. Destaco a reunião com mobilizadores, articuladores, embaixadores e rioeducadores. Merece destaque também o minicurso da profª Luciana Alves.

Postado por Angela Regina de Freitas em 16/09/2012 19:53

Ainda não faço parte da família Educopédia, mas acredito muito que a utilização de tecnologia é uma transformação rumo à uma educação de qualidade. Parabéns Educopédia !! Bjus

Postado por Elidia em 16/09/2012 20:07

Manhã muito proveitosa e agradável.

Postado por Patricia em 16/09/2012 20:18

Simplesmente maravilhoso!! foi no sábado de sol quente, dia lindo, e fizemos a opção de acreditar que somos parte da mudança que queremos!! A galera da 465, tão especiais, que buscam nos proporcionar um ambiente harmonioso e de aprendizagem, meu carinho mais que especial!! Os mini-cursos foram excelentes !!!! Parabéns a todos nós que fazemos parte dessa grande família!!

Postado por Claudia de Moraes Nascimento em 16/09/2012 21:33

Acho as aulas de ciências muito mal elaboradas ... Gostaria muito de utilizar a plataforma, mas escrever qualquer besteira e inserir um link com um vídeo qualquer não é uma proposta revolucionária de educação ...

Postado por Gustavo em 16/09/2012 22:12

Infelizmente não deu para eu ir a este encontro,problemas em casa.No próximo estarei lá.Se Deus quiser! Tenho certeza que perdi um grande .bjks

Postado por Fatima Lucia Braga em 17/09/2012 09:51

Professor Gustavo, boa tarde. Mediante seu comentário sobre as aulas de ciências e visando sempre à melhoria na qualidade das aulas da plataforma Educopédia, gostaria de convidá-lo a dar sua contribuição, comparecendo à sala do programa na SME ou pormenorizando os aspectos que julga termos que melhorar, enviando email para educopedia@rioeduca.net, aos meus cuidados. Desde já agradeço em nome da coordenação do programa. Abraços, Monica Souza

Postado por Monica Souza em 17/09/2012 11:28

Muito bom reencontrar os amigos, trocar experiências e ideias com quem verdadeiramente pensa, promove e acredita na Educação Pública de qualidade!

Postado por Ana Accioly em 17/09/2012 11:46

Q postagem linda!!! Parabéns para todos nós!! =D

Postado por Raphaella Marques em 17/09/2012 14:56

Mais uma excelente oportunidade de construção do conhecimento, trocar experiências e rever pessoas queridas. Fico muito feliz por ter contribuído e agradeço a oportunidade. Todos nós por meio de iniciativas inovadoras estamos construindo uma Educação de qualidade.

Postado por Luciana Alves de Jesus em 17/09/2012 15:04

"A educação carioca se consolida como pioneira na migração para uma escola líquida, em que o aluno torna-se protagonista de sua aprendizagem, a partir de projetos educacionais inovadores como Educopédia e GENTE."

Postado por Luciana Alves de Jesus em 17/09/2012 15:37

Adorei o encontro, foi uma excelente oportunidade para trocar experiências e rever pessoas queridas. Fico muito feliz em poder participar deste momento. Parabéns para todos! Bjs,Muita Luz!

Postado por Maria Delfina Rodrigues em 17/09/2012 16:50

Um lindo sábado para professores apaixonados pela Educação reunirem-se e buscarem trabalhar ainda com maior excelência! Orguho de trabalhar na Cidade que criou a Educopédia e o Rioeduca!

Postado por Neilda em 19/09/2012 08:20

Parabéns aos professores educopedistas, rioeducadores, representantes dos embaixadores das CREs, além dos mobilizadores e articuladores, ligados a Subsecretaria Especial de Assuntos Estratégicos da SME/Rio, por participarem desta reunião que visa apenas a qualidade em educação!

Postado por Helena (by troia) em 15/02/2013 18:36