A A A C
email

Sexta-feira, 03/08/2012

Saber Compartilhado

Tags: 3ªcre, protagonismojuvenil, riodeleitores, blogsderioeducadores.

 

 

As redes sociais virtuais são mais uma das tecnologias que nos permitem abrir as portas da sala de aula para o mundo. A prof.ª Clarice Menezes compartilhou o projeto em seu blog e os alunos curtiram muito. Vamos conferir?

 

 

Tantas vezes tidas como vilãs, as redes sociais virtuais nada mais são que extensões das redes sociais que vivemos em nosso dia a dia. Estamos em rede quando estamos em família, em nosso local de trabalho, igrejas e clubes. A internet só veio maximizar o alcance delas e agilizar o processo de troca que realizamos em nossas relações diárias. Até mesmo a denominação virtual está sendo repensada, já que muitas relações das redes sociais se tornam efetivas e se estreitam no real.

 


Então, por que não utilizá-las como ferramenta educacional? Os alunos lá interagem e participam com um entusiasmo que não se pode ignorar. Pois a professora Clarice Menezes juntou o clássico e o moderno ao criar o grupo Jobim 6.º ano, no Facebook.

 

 

 

Compartilhando imagens

 

 

 

Inicialmente, o projeto envolvia Mitos, Lendas, Deuses e Heróis a serem trabalhados a partir da Odisseia de Homero em edição adaptada de Ruth Rocha. Durante a leitura do livro em capítulos, o entusiasmo cresceu tanto que foi preciso criar um espaço na aula para que eles compartilhassem as histórias dos deuses e heróis gregos que foram encontrando.

 

 

 

 

 

 

A professora Clarice nos conta que “Não havendo mais espaço nas aulas para tanta demanda, resolvi, então, criar um grupo no Facebook só nosso, para atender a publicação de histórias pesquisadas, em sua maioria, na internet.

 


Pensei que poderia não funcionar, mas resolvi arriscar assim mesmo. As postagens se multiplicaram com um pouco de tudo. Há postagens sobre Zeus, Hera, Medusa, Réia, Héstia, Cronos... E o que mais me chamou atenção foi o fato de que, cada aluno se preocupou em não repetir as temáticas, criando, assim, um corpus bastante rico ligado à mitologia.”

 

 

 

 

Compartilhando conceitos

 

 

 

Com as histórias compartilhadas, o estudo de palavras, expressões, muitas vezes utilizadas em nosso dia a dia, foi explicado pelas histórias ou compartilhados entre os alunos. Assim o aluno torna-se sujeito agente na aquisição de conhecimento e reconhece em seu colega mais uma fonte válida de interação em busca da aprendizagem.

 

 

 

Compartilhando mitos e expressões

 

 

 

No grupo, é possível encontrar os vídeos assistidos em aula e jogos de perguntas e respostas encontrados pela professora Clarice e compartilhados para que os alunos possam testar seu conhecimento em Mitologia Grega. O grupo “bombou”, para usar um termo muito querido dos alunos, e outros assuntos e temas discutidos em aula se estenderam até ele. Há também um espaço para a indicação de livros lidos pelos alunos com a respectiva crítica desses leitores.


Tudo isso está registrado no blog Memória de Trabalho e, de lá, você pode acessar e ver as descobertas do grupo Jobim 6º ano. Confiram e prestigiem!

 

 


 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Comentários
Parabéns Clarice lindo o seu blog e excelente trabalho junto aos seus alunos. Já estou seguindo seu blog quero aprender mais com suas postagens. Temos um projeto em comum, tb fiz um projeto com meus alunos em 2010 de histórias em quadrinhos e foi ao ar na Tv Escola no programa Salto para o futuro. Eles adoram realmente trabalhar com quadrinhos e agora com as tecnologias eles podem até criar suas histórias no computador já estou tentando fazer com eles quando sobra um tempo. Sou da escola municipal Bricio Filho tb da 3ª CRe. Parabéns e muito mais sucesso!!! bjão

Postado por Monica Fonseca em 03/08/2012 14:51

O trabalho da professora Clarice é brilhante! Tanto a ideia do grupo no Face quanto seu Portfolio têm propostas de trabalho inovadoras, sedutoras aos alunos e que aproveitam a interatividade para multiplicar a aprendizagem com prazer e sucesso! Parabéns!

Postado por Maria Carolina Mattos Macêdo em 28/08/2012 09:39

Como sempre, professora Clarice e seu maravilhoso trabalho com seus alunos. Parabéns!!!

Postado por Hozama Moura em 31/08/2012 18:16