A A A C
email

Segunda-feira, 30/07/2012

Estreitando Laços com o Uso das Novas Tecnologias

Tags: 4ªcre, blogdeescolas, projetos, blogderioeducadores.

A divulgação dos trabalhos desenvolvidos nas Unidades  Escolares pelo canal Rioeduca.net, aliado ao uso das Novas Tecnologias em sala de aula, vem promovendo uma grande revolução no processo Ensino/Aprendizagem dos alunos da Maior Rede de Ensino Público da América Latina.

 

De acordo com essa fala, as Professoras Maria Delfina (E. M. Lais Netto dos Reis - 4ªCRE) e Mônica Fonseca (E. M. Brício Filho - 3ªCRE) estreitaram laços e efetivaram, com sucesso, a sua prática em sala de aula com base nas trocas que fazem por meio de seus Blog Educaionais, das Redes Socias, do Portal Rioeduca, entre outros.

 

Alfabetizando e Letrando com a obra de Ana Maria Machado

 

 

 

 

O "Projeto Alfabetizando e Letrando com a Obra de Ana Maria Machado" surgiu este ano, da necessidade da turma 1201, que se encontrava no início do processo de Alfabetização, pois os alunos não haviam se apropriado ainda do mecanismo de ler e escrever.
Resolvi, a partir da sugestão da Coordenadora Ellen Lira, trabalhar com a coleção de livros infantis da Ana Maria Machado, intitulada "Mico Maneco".
Os livros desta coleção tematizam o ato de ler de maneira poética e cativante, além de  dar à literatura um caráter lúdico (a idéia que a leitura é capaz de transportar as pessoas. Ler é viajar...é prazer) iniciando a criança no mundo da literatura.
A partir dessa coleção, desenvolvi o projeto "Alfabetizando e Letrando com a obra de Ana Maria Machado".

 

 

 


Com o apoio da coordenadora, que me ajudou na elaboração de algumas atividades, começei o primeiro livro:"Cabe na Mala". Aproveitei eincrementei o projeto, já que na sala disponho dos equipamentos instalados para Educopédia (projetor e laptop) e escaneie os livros e exercícios, realizando competições com os alunos de leitura (utilizando os microfones e caixas acústicas) e escrita das palavras e frases.

 

 

 

 


Assim, o projeto foi se desenvolvendo e outros livrinhos da coleção foram trabalhados:Tatu Bobo, Mico Maneco e o Menino Poti, seguindo o mesmo contexto do primeiro.
E para minha alegria, a turminha já se encontra lendo as palavras e frases dos livrinhos.
No momento, completei a primeira parte da coleção, trabalhando os 4 livros. Estou caminhando para a segunda coleção .
O que me deixou mais feliz, foi que este projeto acabou conquistando, também, uma outra turma, em uma escola da 3ª CRE.

 

 

 


A partir da criação do Portal do Rioeduca (www.rioeduca.net) e o incentivo por parte do mesmo, para a criação dos Blogs e utilização das redes sociais nas Escolas Municipais do Rio de Janeiro, as fronteiras se abriram e nossas escolas puderam trocar informações e trabalhos umas com as outras, mesmo não sendo da mesma CRE ou do mesmo bairro onde se encontravam.
Através do blog, mantenho contato e troca com algumas professoras de outras escolas da minha CRE (4ª) e de outras CREs. Entre elas, a Escola Municipal Brício Filho (3ª CRE), cuja professora Monica Fonseca (sala de Leitura) é a moderadora do blog. Comentei sobre o projeto que eu estava desenvolvendo e a professora Mônica se mostrou muito interessada, pois em sua escola havia turmas com dificuldades na Alfabetização.
Combinamos o encontro no dia do Curso de Blogs, oferecido pelo Rioeduca, na 4ª CRE, onde conheci a profª Monica pessoalmente e entreguei uma cópia do material que havia confeccionado .
Trocamos pelo blog, face e e-mail os livros da coleção que estavam faltando em nossas escolas e ideias sobre o projeto. O projeto acabou sendo aplicado, também, na Escola Brício Filho, pela professora Claudecira.
Assim, duas escolas de bairros e Cres diferentes se uniram para desenvolver um trabalho visando uma educação de qualidade." Texto: Professora Maria Delfina

 

Conheçam na integra o Projeto Cabe na Mala. Para isso, acessem os blog da Professora Maria Delfina e da Escola Municipal Brício Filho. Lembrem-se de deixar a sua mensagem.

 

Parabéns às Professoras Maria Delfina e Mônica Fonseca, por promoverem uma integração de sucesso entre CREs diferentes, por acreditarem e utilizarem as Novas Tecnologias em sala de aula. Certamente, os alunos da nossa Rede ganharam muito com essas ações.
 

 

Contatos:

Ana Accioly
Representante Rioeduca.net da 4ªCRE
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly                                                                                                                Facebook: http://www.facebook.com/anapaula.silvaaccioly

 

                                       

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (467)
4ªcre (248)
blogdeescolas (54)
blogderioeducadores (1)

Comentários
Amei o trabalho de alfabetização das professoras. Quando alfabetizava também trabalhei estes livrinhos: Tatu Bobo, Mico Maneco , Menino Poti,Cabe na Mala e outros da mesma coleção.

Postado por Fatima Lucia Braga em 30/07/2012 10:20

Profª Ana Acioly fiquei muito feliz por essa postagem. Parabéns você relatou brilhantemente esse trabalho junto com minha mais nova amiga e parceira Maria Delfina. A criação do blog e o portal do Rioeduca fez com essa troca de trabalhos possibilitasse a execução desse projeto visando uma educação de qualidade, como disse a profª Maria Delfina. E não vamos parar é só esperar. Obrigada profª Ana pelo carinho na postagem. bjão

Postado por MONICA FONSECA em 30/07/2012 10:46

Profª Ana Accioly, não poderia ser diferente tinha certeza que essa parceria da minha mulher(Mônica) com a profª Maria Delfina daria tão certo em vista do grande grau de empreendedorismo de minha mulher, e com o acompanhamento de seu trabalho junto a profª Delfina, pude observar que a profª fechou uma grande parceria nesse projeto. Parabéns!!!

Postado por JORGE BRAGA em 30/07/2012 11:25

Muito bom esse trabalho. Devemos incentivar, ensinar e motivar, sempre, crianças ao hábito da leitura. Ler eleva, educa e aumenta a capacidade de comunicação. Parabéns.

Postado por Elaine Galvão em 30/07/2012 11:50

Caros Amigos! Os projetos educacionais, que contam com a participação dos educadores, vem reforçar o pensamento de todo brasileiro.Nosso país somente será um país com melhor qualidade de vida se investirem em massa na educação.Eu trabalho e vivo atualmente no Japão e passei a conviver com a cultura e o modo de vida dos japoneses, e quando me dirijo ao trabalho logo cedo, pelas ruas vejo aquelas crianças irem em fila indiana em direção ao colégio, crianças de quatro à doze anos e ficarão por lá em tempo integral.Aprendem além das matérias normais, a disciplina e em especial os esportes. Penso e sonho que é assim que o Brasil um dia poderia fazer.Só assim sairemos dessa "pecha" de país emergente e de terceiro mundo, para um país mais civilizado e com melhor qualidade de vida. Contudo, sempre penso que devemos começar a agir. E esses projetos que visualizei por aqui, são dignos de louvor e as educadoras Maria Delfina e Mônica Fonseca estão de parabéns e merecem todo o nosso apreço.Fiquem com Deus e em paz para futuros projetos educacionais.Sucesso!!! Rubi Valente Fujioka-Shi, JAPÃO.

Postado por Rubi Valente em 30/07/2012 12:26

É lindo ver pessoas que trabalham com prazer, que só acrescentam na vida dos pequeninos. Ainda creio num governo que valorizará o profissional da educação, pois ele é o semeador dos futuros profissionais. Um grande beijo e apoio às amigas educadoras.

Postado por Marie Motta em 30/07/2012 12:36

Querida, lindo seu trabalho...aliás, tuuudo o que você faz. Sou sua fã, você sabe!!!!!!!!!!!!! Já disse e vou repetir: meu blog quando crescer vai ser lindo como o seu...rs Beijoquinhas e muito sucesso!

Postado por Raquel Oliveira em 30/07/2012 13:53

Belíssimo trabalho, Maria Delfina sempre dando um show e sendo exemplo para todos nós professores. Acho Maria Delfina chique D+ kkkkk

Postado por Jonathan Cruz em 30/07/2012 14:09

Quero parabenizar o seu projeto, pois conseguiu atingir o objetivo de alfabetização com a qualidade literária de Ana Maria Machado. Com certeza projetos desse nível, fazem a diferença na Educação! Mais uma vez parabéns!!!

Postado por Rérida Maria Morena Marzola em 30/07/2012 14:22

Que bacana ler teu trabalho aqui Del. Esse projeto realmente é motivador. Desde que você compartilhou achei interessantíssimo e quero muito colocar em prática durante esse semestre que segue algumas ideias. Fico feliz que outras pessoas possam conhecer e seu trabalho que, vamos combinar, é lindo por demais! um beijo grande! ;)

Postado por Vanessa Vieira em 30/07/2012 16:33

Parabéns às professoras pelo trabalho de excelência, utilizando novas tecnologias, trocando e integrando experiências e , principalmente, acreditando nos "meninos e meninas" que estão em sala de aula. Beijos Sueli Fontes Secretaria Municipal da Casa Civil

Postado por Sueli Fontes em 30/07/2012 16:48

Maravilhosa a iniciativa dessas duas professoras.Me sinto orgulhosa por estar acompanhando o trabalho virtual da professora Maria Delfina desde a criação de seu blog.Que esse exemplo possa despertar mais professores e todos aqueles que estão de alguma maneira envolvidos com a educação no Brasil.Parabéns!

Postado por Vilma Pires em 30/07/2012 17:42

Com certeza, a Rede de Ensino tem profissionais que fazem MUITA diferença!!! =) Parabéns ao belíssimo trabalho! =)

Postado por Simone Aline em 30/07/2012 18:48

Parabéns,Delfina pelo lindo projeto desenvolvido.

Postado por Gloria Baldessarini em 30/07/2012 19:05

Muito obrigada a Ana Acciloy, por compartilhar o meu trabalho,que teve o apoio e ajuda da cooordenadora Ellen e o da minha amiga Monica Fonseca que foi minha parceira em sua escola. Tudo isso, só foi possível graças a esse maravilhoso portal, que incentivou a criação dos blogs e o uso das redes sociais entre as escolas... Inclusive por causa disso pude conhecer outras colegas da rede e trocar atividades e trabalhos, enriquecendo cada vez mais a minha prática pedagógica. Muito obrigada a todos! Bjs Muita Paz e Luz!

Postado por Maria Delfina em 30/07/2012 20:44

Mais uma vez parabéns amiga pelo trabalho formidável que estás realizando... Nosso país precisa de pessoas maravilhosas como você, que gosta do que faz, acrescentando sempre idéias inovadoras com o intuito de abrir um leque de possibilidades para nossas crianças!!!!

Postado por Karla Kayrone em 30/07/2012 21:12

Excelente a iniciativa das professoras, nossos alunos precisam de incentivo a leitura. Parabéns....

Postado por Celi em 30/07/2012 21:12

Parabéns mãe e a professora Monica pela parceria.Tenho acompanhado o empenho de vocês em prol de uma educação de qualidade. Que essa parceria se solidifique cada vez mais e dê mais frutos...Parabéns ao portal pela oportunidade que esta dando aos profissionais de mostrar seus trabalhos.Abraços.

Postado por Anthony Rodrigues em 30/07/2012 21:47

Minhas divas arrasam sempre, sucesso para vocês :) Elas são demais estudiosas e muito talentosas!!!!

Postado por Marie Mariah em 30/07/2012 21:51

Que ideia maravilhosa, Parabens professora Delfina, um orgulho ter sido seu aluno. =]

Postado por Felipe Hitoki em 30/07/2012 22:02

Parabéns minha querida amiga Monica Fonseca. Não canso de parabenizar a sua devoção, dedicação e carinho ao que faz com tamanha excelência. Venho acompanhado ao longo de todos esses anos e a cada dia você nos surpreende! Sorte de quem a tem como educadora. Parabéns extensivos à Prof. Maria Delfina. "Monica Fonseca", um nome para ficar na história da educação desse país. Um beijo enorme no seu coração.

Postado por Claudia M C Ferreira em 30/07/2012 22:10

Sou Coordenadora Pedagógica do Programa Mais Educação de uma escola pública municipal na periferia de Dourados, MS e fã do trabalho da Profª Delfina!!! Conheci seu blog há algum tempo e desde então trocamos emails, sugestões de trabalho e dicas... é maravilhoso poder contar com ela e sua experiência enquanto Alfabetizadora. Eu a cito como exemplo em reuniões de trocas de experiências em nosso municipio, pois ela é o tipo de Educadora que admiro... sempre procurando inovar, aberta a sugestões e disposta a ajudar!!! É isso, msm, assim q conheci esse trabalho aqui relatado, comentei com ela o qto tinha e interessado e pra minha sorte, ela nos disponibilizou todo o material que utilizou, além de nos dar o suporte em dúvidas que tivemos!!! Por isso gostaria de aproveitar a oportunidade para agradece-la e parabeniza-la novamente por ser uma EDUCADORA EXEMPLAR!!! Beijinhos de Luz!!!

Postado por Ivanilda Milfont em 30/07/2012 22:21

Oi, Delfina, não sei se estou postando no local certo, mas é louvável o bom uso da tecnologia que você e suas companheiras de criação e manutenção fazem através do blog RioEduca. Abraços!

Postado por Sueli Oliveira em 30/07/2012 23:15

Parabéns Del querida, por sua criatividade e perfomance junto às crianças de sua escola. Amei ver o tanto que aprendem ao serem alfabetizadas com carinho e amor. Parabéns também à Ana Accioly pelo incentivo ao Projeto em questão. Grande beijo, Del amiga. Maria Paraguassu.

Postado por Maria Paraguassu Rodrigues em 30/07/2012 23:37

Muito linda a sua iniciativa Del, e também é muito lindo todo esse trabalho. Que essa ideia possa se expandir e que tudo dê certo pra vocês. Com toda certeza, Ler é Prazer!!

Postado por Rárisson Jardiel S Sampaio em 30/07/2012 23:51

Não tem como a gente não se entusiasmar e ficar feliz com um trabalho tão importante e necessário como esse; principalmente, nos dias de hoje. Vejo o projeto "Alfabetizando e Letrando com a obra de Ana Maria Machado" como uma excelente ferramenta motivacional, que precisa ser divulgada e valorizada por todos os educadores que trabalham com educação infantil, em nosso país. De uma maneira lúdica e bastante prazerosa, as crianças não só aprendem com maior facilidade, mas acabam tomando um enorme gosto pela leitura. Sem dúvida, um belo exemplo a ser seguido. Parabéns, Profª. Maria Delfina! Que você e suas amigas Mônica Fonseca e Ellen possam desenvolver muitos novos projetos, tão grandiosos como esse. Desejo-lhes muita paz, saúde e muito sucesso. Um grande abraço. Francisco Paiva de Carvalho, PARÁ DE MINAS - MG.

Postado por Francisco Paiva de Carvalho em 31/07/2012 00:57

Sensacional essa Profª Maria Delfina (a Del) para nós que já há algum tempo acompanhamos seu processo educacional! A forma lúdica de educar é a que mais nos traz retorno, enquanto educadores. E, os educandos, brincando aprendem muito mais e em um clima feliz e descontraído! Ainda mais quando nos cercamos de bons autores e profissionais sensibilizados com a alfabetização em nosso país. Parabéns! [ ] Célia.

Postado por Celia Rangel em 31/07/2012 08:44

. Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e a formação das crianças, desde o início de sua vida escolar, até a realização do sonho de um País desenvolvido e sério, é que os vejo com olhar crítico, porém do bem, o que no fundo me emociona e enche de esperança. Estamos, eu, professores e alunos, caso esse direi- to a mim fosse outorgado, esperando pela revolução da escola através da força de trabalho dos que, mal remu- nerados, abrem mão de suas vidas para o progresso, já que todos os me- todos se deixaram esgotar e nada a- conteceu que encantasse o mundo como vocês pretendem. Parabéns e sucesso, são os nossos vo- tos. silvioafonso .

Postado por silvioafonso em 31/07/2012 09:10

É muito legal ver o trabalho produzido nas turmas de alfabetização e como o uso das nova tecnologias faz com que o interesse dos alunos ganhem novas dimensões. Beijos, vocês estão de parabéns.

Postado por Valeria Silveira em 31/07/2012 09:55

Adorei fazer essa postagem, sobretudo receber todos esses comentários, foi show!! Parabéns, Maria Delfina e Mônica Fonseca pelo lindo trabalho!! Obrigada a todos pelas palavras de carinho, adoro o que faço, o Rioeduca é um espaço de troca e valorização ao nosso trabalho.

Postado por Ana Accioly em 31/07/2012 09:56

Já estudei nesse E.M.Lais Netto dos Reis - 4ªCRE e fico muito Feliz em ver a minha querida Prof Maria Delfina que continua se dedicando as crianças com o mesmo carinho da minha época. Parabéns Professora que vc possa continua incentivando muitos alunos com esse projeto maravilhoso e com muito sucesso.... bjs do seu eterno Aluno!!!

Postado por Ricardo Felipe em 31/07/2012 11:42

Parabéns as professoras Maria Delfina e Ellen,Monica e Clauciane pela parceria e o empenho com seus alunos. É muito bom ver que tem profissionais que fazem a diferença em nossas escolas públicas. Parabéns aos responsáveis pelo Portal que expõem tantos trabalhos de qualidade.Estou encantada! Abraços.

Postado por Leila Avelha em 31/07/2012 12:34

Parabéns Professora Del! Pela competência,segurança e entusiamo na elaboração e desenvolvimento desse belo Projeto. A didática usada foi ótima! O trabalho em grupo motiva e envolve as crianças, apresentando resultados rápidos. Parabéns também aos profissionais que lhe deram apoio. Seu trabalho é lindo de viver... Abraços e sucesso sempre... Imaculada.

Postado por Maria Imaculada Fernandes. em 31/07/2012 14:43

Quero dar os parabéns para professora Maria Delfina, com quem tive o prazer de estudar,há algum tempo atrás nesta escola. Hoje estou seguindo a carreira de Publicitário, faço o curso Comunicação na Suan.Só tenho a agradecer a sua dedicação e os seus conselhos quando fui seu aluno.Hoje vejo o quanto foi importante.Parabéns também a Professora Monica pelo belo trabalho junto a sua escola. Achei muito bom a idéia desse portal de compartilhar trabalhos dos nossos professores.Felicidades a todos!

Postado por Jonh Lenon em 31/07/2012 16:05

Adorei o trabalho desenvolvido encima dos livrinhos. Acompanho o blog da Delfina,há dois anos.Sou estudante e me formo no ano que vem. Ela compartilhou o projeto comigo e pude desenvolver um ótimo trabalho. Só tenho a agradecer.Parabéns também a Professora Monica,Ellen e Claudecira pelo trabalho realizado.Obrigada a todas!

Postado por Patricia Lima em 31/07/2012 16:29

Ah! Esqueci de dizer que adorei esse portal...Muito Legal!!

Postado por Patricia Lima em 31/07/2012 16:31

Como sempre o trabalho da Maria Delfina excelente, Parabéns as professoras por se dedicarem tanto a educação! Abraços Paula (Juliete Encanto das Neves - RS)

Postado por Paula em 31/07/2012 19:48

Tenho orgulho de acompanhar o trabalho da Prof. Claudecira, realizado sempre com muito amor, comprometimento e dedicação. Parabéns !! Você é demais !!! Parabéns a Prof. Mônica pelo seu empenho em criar e apoiar os trabalhos em nossa escola.

Postado por Ana Lucia em 31/07/2012 20:34

Maria Delfina, professoras como vc é q. honram essa tão relegada profissão nesse país infeliz. Isso pq as autoridades fazem de propósito em torná-la uma profissão de segunda categoria qdo sabemos da importância q. ela representa na formação de um cidadão. EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SÃO o baluarte na formação das pessoas de qualquer país civilizado. Através da Educação se formam os cidadãos de primeira categoria e a JUSTIÇA É PORTA Q. irá bater para buscar seus direitos. Tudo o mais vem daí. Li seu blog e gostei muito: da técnica e da forma de apresentar para as crianças.Continue sempre empreendedora e criativa: pois as crianças brasileiras terão muito a lucrar. Parabéns felicidades para você e suas colegas Monica, Ellen e Claudecira,que compartilham o mesmo amor pela profissão. Felicidades! E gostei muito do que vi neste portal.

Postado por Elcio Ferreira Vaz em 31/07/2012 22:04

Adorei o trabalho! Muito legal essa troca entre as escolas. Já visitei o blog da Monica e o da Delfina eu já conhecia,sou sua seguidora.Parabéns a todos !

Postado por Jessica Pereira em 01/08/2012 11:40

Gostaria de dar os parabéns as professoras Delfina,Monica.Ellen e Claudecira pelo empenho em prol dos alunos.Fico muito feliz em ver que nem tudo está perdido.Que existem muitas professoras que ainda amam o que fazem, apesar de tudo. Pude constatar isso vendo esse portal.Obrigada Delfina, por me conduzir até aqui.Bjs da amiga Debora.

Postado por Debora Soares em 01/08/2012 14:29

Del, é muito bom ver um trabalho 'criando asas'!!! Parabéns!!

Postado por Paula Martins em 01/08/2012 16:22

Colegas e amigos, fiquei muito feliz e emocionada com o carinho de vocês. Tenham certeza isso acontece pois trabalhamos COM AMOR e POR AMOR ao que nos propomos a fazer sempre visando uma educação de qualidade pelos nossos pequenos. Essa parceria que aconteceu graças ao portal Rioeduca que me incentivou a criar o blog de minha escola. Eu e a profª Claudecira sempre trabalhamos com projetos em nossa escola buscando o melhor para ajudar numa próspera alfabetização de nossos alunos. Adorei conhecer a profª Delfina que se propôs de imediato ajudar quando do meu comentário quanto a dificuldade de alguns alunos. Agradeço por aqui tb a profª Delfina minha amiga, por compartilhar o seu projeto. Pessoal essa parceira não vai parar por aqui, aguardem. Profª Ana Accioly você foi brilhante na postagem, obrigada. bjs para todos

Postado por MONICA FONSECA em 01/08/2012 22:48

Sou de Maringá Paraná, parabenizo as colegas desejando que continuem incentivando as crianças a aprenderem a ler desse modo tão envolvente e cativante, a Literatura Infantil. É maravilhoso saber que independente das dificuldades encontradas, colegas ainda encontram forças para desenvolver um trabalho tão belo com este, letrando e ensinando nossos brasileirinhos a lerem e a escreverem. Nota dez para vocês, queridas.

Postado por Maria Simões de Brito em 01/08/2012 22:58

Olá amiga Del, essa troca através das redes sociais alcançam profissionais de todos os lugares, eu amei o seu projeto e sugeri à professora do 1º ano aplicar essa ideia na sala de aula. Parabén pela brilhante iniciativa.

Postado por Jerle em 02/08/2012 12:51

Parabéns Delfina, vim conferir a postagem.Ficou muito boa. Já conhecia o portal, estive aqui da outra vez. Muito bom! Rico e cheio de idéias. Obrigada por compartilhar o projeto ! Parabéns as outras professoras,pelo empenho.Beijos

Postado por Crisciane Fernandes em 02/08/2012 15:23

Que bonito Del! É tão gostoso ver um trabalho reconhecido. Obrigada por compartilhar comigo o seu projeto Um.beijo em seu coração.

Postado por Ana Gomes Vanderley em 03/08/2012 15:30

Parabens aos idealizadores da matéria exposta e da forma como tem mostrado preocupação em cuidar da educação do brasileiro. Percebo que muitas coisas mudaram neste decorrer de tempo desde que entrei na escola, mas confesso o amor que ainda tem em muitos instrutores maravilhosos que estão espalhados por este Brasil de contrastes é o que faz valer a educação tão mal paga e mal reconhecida, isso é uma pena, mas com certeza faz valer não pelo interesse financeiro mas pelo interesse de fazer marca, fazer historia, criar pequenos que se tornarão grandes pela leitura, pela didatica e pela educação tão bem vinda destes maravilhosos e dedicados professores. Tive mesmo não sendo um professor de formação a oportunidade de ajudar 2 pessoas a se alfabetizarem num trabalho voluntario que fiz quando ainda morava em São Paulo, e a maior alegria e poder ver eles enxergarem alem do olhar e sim com a mente pois a janela das letras os fora aberto. Hoje moro em Londrina no Parana, cuido de um BLOG ambiental o www.meioambientetecnico.blogspot.com mas com certeza o trabalho que voces fazem merece destaque pois com toda certeza uma população educada com certeza cuidara melhor e se preocupara com nossa natureza. Parabens a todos em especial a uma professora a Maria Delfina, que me tem dado apoio e me fez tambem ver a importancia da amizade e da dedicação.

Postado por Luiz Henrique em 03/08/2012 22:44

Parabéns mais uma vez, admiro muito o seu trabalho, beijos...

Postado por Luciana em 07/08/2012 09:15

Parabéns pelo trabalho admirável da Professora Maria Defina!!!! É um exemplo de criatividade e conhecimento na preciosa tarefa de alfabetizar!!!

Postado por Ana Larrubia Andrade em 08/08/2012 20:09

Un precioso tema para un gran proyecto. Parabéns. Muchas felicidades a las profesoras que lo han llevado a cabo. Os deseo muchísimo éxito desde España.

Postado por elizana em 13/08/2012 13:34

É muito bom ver Professores dando Valor a Educação, e ensinando de verdade,com incentivo a leitura e escrita, os livros de exercício do município são muito fracos e além de ir para escola,o bom é aprender mais que o necessário,ainda mais com uma professora Maravilhosa que nem a senhora. Obrigada por me ensinar quando tinha dificuldades,e boa sorte com esse trabalho lindo que tem feito com as crianças,beijo Tia Delfina

Postado por Vívian em 13/08/2012 22:00

É quase inacreditável [mesmo vendo!] o envolvimento dessas pessoas com o projeto de um país novo pela EDUCAÇÃO. Todos sabem que esta é a única porta para o infinito, rumo à terra sem males... Todas as possibilidades. É emocionante ! Parabéns a todos, mas especialmente à Professora Del, cujo trabalho já acompanho, ainda que virtualmente. Vocês comovem a gente e nos faz acreditar !! Abraços.

Postado por Gilson em 21/08/2012 15:25