A A A C
email

Segunda-feira, 02/07/2012

Vivenciando o Alfabeto com o Corpo

Tags: 4ªcre, projetos.

A expressão corporal desempenha um papel de muita importância no contexto do aprendizado e da comunicação. Funciona ela, algumas vezes, como meio de reforçar uma idéia que está sendo transmitida.  

 

Levando essa afirmativa  em consideração, a Professora Roberta Bighi, da Escola Municipal Cônego Fernandes Pinheiro, desenvolveu uma atividade multidisciplinar com os seus alunos do 1º ano. A atividade envolveu simultaneamente o processo de alfabetização, os movimentos do corpo e o Projeto Pé de Vento. 

 

 

 

 

 

O Corpo Expressa o Alfabeto

 

 

“O movimento é comunicação, e comunicar uma mensagem é utilizar uma linguagem, a linguagem corporal. O movimento é o instrumento dessa linguagem. Para enviar essa mensagem, não se requer nenhuma condição, nem idade, nem sexo… Todos os indivíduos aceitarão, com atenção e interesse, o gesto da comunicação corporal.” Siqueira (2008).

A Educopédia está presente na Escola Municipal Cônego Fernandes Pinheiro. Levei para as salas o vídeo do Pé de Vento – Funk do Alfabeto. Eles adoraram e cantaram juntos. Todos assistiram e se divertiram com o macaquinho dançando. Após visualizarem o vídeo que traz o alfabeto mostrei a eles as letras no quadro. Após esse trabalho começamos a construir as letras do alfabeto com o corpo.

 

 

 

 

 

O corpo está todo o tempo presente no aprendizado de uma criança. Com o corpo ele desenvolverá sua capacidade de comunicação, criatividade e interação. Construímos assim o alfabeto com as turmas EI 20, EI 21, 1102 e 1103.

 

 

 

 

 

Com este trabalho desenvolvido em sala de aula juntamente com os alunos, eles podem compreender a importância do corpo humano. Através dele conseguimos construir as letras vivenciando assim o alfabeto de uma forma diferente e divertida. Todas as crianças participaram e conforme as letras surgiam todos ficaram encantados." Texto: Professora Roberta Bighi

 

Acompanhe essa e outras novidades no blog da E.M. Cônego Fernandes Pinheiro.

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (504)
4ªcre (264)

Comentários
Parabéns pelo trabalho! É muito bom ver as crianças aprendendo e se divertindo!

Postado por maria do carmo em 02/07/2012 08:10

Parabéns pela criatividade .Interessante o trabalho Vivenciando o Alfabeto com o corpo.

Postado por Fatima Lucia Braga em 02/07/2012 20:43

Parabéns Roberta pelo seu ótimo trabalho.Quando vi no blog da Cônego, achei maravilhosa a sua idéia. Seu trabalho é muito bom. Parabéns a Ana pela excelente postagem. Muita Luz!

Postado por Maria Delfina em 02/07/2012 23:06