A A A C
email

Sexta-feira, 22/06/2012

Exposição Meio Ambiente RIO + 20

Tags: 3ªcre, visitas, meioambiente.



 

 

Em um início de tarde de fim de outono, fui recebida na E. M. Pernambuco pela coordenadora Ana Cristina Corrêa que, atarefada, me apresentou à prof.ª Stella Maria Ferreira. Com ela, visitei a Exposição Meio Ambiente RIO +20 do primeiro turno.

 

 

Uma escola é como nossa Terra: viva. Sofre as mudanças de clima e precisa ser cuidada dia a dia para que possa render frutos e abrigar a todos de maneira sustentável. A responsabilidade é de todos porque todos sofreremos se ela não puder mais nos abrigar. Foi isso que eu vi nas paredes da escola: cuidado. Cuidado na apresentação dos trabalhos sobre sustentabilidade, aquecimento global, reciclagem e meio ambiente. As turmas colocaram nos corredores tudo que trabalharam sobre o assunto. Desde objetos e brinquedos confeccionados com material reciclado até um terrário aproveitando garrafas PET, aquilo que iria para o lixo foi olhado com carinho e recolocado em uso.

 

 

 

 

A prof.ª Stella Ferreira, que leciona Inglês para o primeiro segmento, me acompanhou diante de cada sala para que eu registrasse os trabalhos. O primeiro turno já havia se encerrado. Ela me contou do sucesso da apresentação de teatro, ocorrida no final do turno da manhã que se repetiria à tarde. Eram já muitos trabalhos de todas as turmas como vocês podem conferir no vídeo em destaque neste post. Em uma das paredes, me chamou a atenção a história ilustrada pela turma 1501. O texto é da professora de Artes Visuais Zuleica Castro Azevedo. A história da gotinha que tinha medo de cair no rio poluído, pois demoraria muito tempo para retornar a ser água potável, e que, com ajuda da coruja, descobre que as crianças podem ajudar na despoluição do rio. Esta história emociona pela esperança que transmite.


 

 

 

Retornei à escola no meio do segundo turno. Encontrei as turmas em movimento para apreciarem os trabalhos de todos. Dessa vez, os meus guias foram Thiago e Rayan da turma 1602. Com eles, visitei as salas de algumas turmas como a da professora Vera Alice, da turma 1302, que dedicou sua vida à escola e a considera seu segundo lar. As paredes já abarrotadas de trabalhos haviam sido renovadas com a produção do segundo turno. O cuidado continuava presente até mesmo na fala dos meninos. O desejo de ver tudo melhor estampava cada cartaz.

 

 

 

 

Então, chegou a hora do teatro. A peça O Sapo e o Rio foi encenada pelas professoras Zuleica e Tânia, da Sala de Leitura. É a história do sapinho que defende seu rio dos poluidores. Ele não quer que sua amada e seus amigos sofram com garrafas, sacolas plásticas e outros objetos. As crianças, que antes poluíam o rio, aprendem a separar o lixo para reciclagem. Logo depois as crianças deram show cantando a paródia Vamos Todos Reciclar.

 

 

 

 

Parabéns a toda a escola pela bela exposição de seus talentos e boa sorte neste novo momento! Em breve, o blog vai mostrar um pouco do que acontece por lá. Não percam o vídeo com os trabalhos expostos!

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3ªcre (306)
meioambiente (112)
visitas (64)

Comentários
Muito legal o trabalho que esta sendo feito com as crianças, orgulho de ver isso no Brasil!

Postado por Entrar no Facebook em 23/06/2012 18:26

Adorei!Ficou muito legal Angela CP do Educandário de Santa cruz

Postado por angela em 23/06/2012 21:16

Parabéns! Legal o trabalho desta Unidade Escolar.

Postado por Fatima Lucia Braga em 23/06/2012 21:43

Parabéns a toda equipe da escola!!

Postado por Teresa Martins em 25/06/2012 07:35