A A A C
email

Quinta-feira, 31/05/2012

GEC Rivadávia Corrêa- Educação Integral

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

A gestora Bárbara Portilho do Ginásio Experimental Carioca Rivadávia Corrêa,  juntamente com as professoras Márcia Facadio e Renata Ricoca defendem a Educação Integral nas unidades escolares. Elas contam para os leitores do Rioeduca  a excelência do trabalho desenvolvido no GEC. 

 

Educação Integral

 

"Já faz muito tempo que o debate dos educadores em prol da melhoria da qualidade do ensino no Brasil refere-se à necessidade de mudanças de caráter estrutural. A forma de organizar a escola não atende mais às necessidades de seu tempo. Limitante, lhe rouba a essência da verdadeira escola, aquela em que se reconhece vida e alegria, aquela em que produz conhecimento.


Nesse sentido o Projeto Ginásio Experimental Carioca representa a transformação da escola brasileira. Esse modelo propõe não apenas o aumento do tempo escolar, mas principalmente a qualificação deste tempo. O reconhecimento da necessidade da mudança para uma educação integral vai muito além de ampliação do tempo escolar do aluno, atingindo também a ampliação de horário do professor, a superação do caráter parcial e limitado estabelecido pelas disciplinas, a ocupação do espaço escolar e as relações de poder entre seus agentes.

 

Projeto de Vida
 

O GEC trata o jovem e seu projeto de vida como missão primordial da escola e para tal planeja suas ações para atender a formação acadêmica de excelência e o protagonismo juvenil.


 O projeto pedagógico desta escola busca desenvolver nos jovens a capacidade de ser autônomo, solidário e competente a partir dos quatro pilares da educação tratados por Jacques Dellores.

 

Protagonismo Juvenil

 

Para atender a implantação desta nova forma de conceder a educação em tempo integral foi necessário adequar instalações físicas que permitissem aos alunos desenvolver atividades deste novo currículo: Protagonismo Juvenil , tempo destinado ao exercício da autonomia dos alunos, de estímulo à formação de seu senso de planejamento e organização de tarefas; Projeto de vida, tempo em que o jovem é estimulado a assumir o papel de agente transformador na escola, na comunidade e na sociedade de acordo com sua própria escolha; Atividades Eletivas, criadas para que os alunos aprimorem as suas competências e habilidades, a partir de grupos formados por interesse, independente do ano de escolaridade; Estudo Dirigido, momento em que os alunos criam estratégias para superar as dificuldades escolares encontradas ou estabelecem estratégias de avanço na construção de conhecimento.


Para o desenvolvimento integral das atividades contamos com um laboratório de ciências, uma biblioteca, uma sala de atividades artísticas, uma sala de vídeo e um laboratório de informática. Em todos os espaços destinados as atividades pedagógicas foram instalados kit multimídia que possibilita ampliar a dimensão de qualquer conteúdo investigado. Contamos ainda, com uma plataforma de aulas digitais – Educopédia que auxilia na organização,do planejamento, agregando valor as atividades pedagógicas; e ainda um Sistema de Gerenciamento de informações – Escola 3.0 - que possibilita a atualização de todos os dados gerenciais e a divulgação para toda comunidade.


A alimentação dos alunos, professores e funcionários segue rigoroso padrão de qualidade, orientado pelo Instituto Annes Dias.


O desafio de construir esta escola está para aqueles que acreditam na escola pública capaz de fazer a diferença da sociedade."

 

Texto :Bárbara Portilho, Márcia Facadio. Renata Ricoca


 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (503)
1ªcre (345)

Comentários
Parabéns a equipe do GEC Riva pela coragem de escrever uma nova história na educação pública do Rio.

Postado por Bárbara em 10/06/2012 19:34

Parabéns a equipe do Rivdávia, por tanta dedicação.

Postado por Claudio Dutra em 10/06/2012 19:42

Parabéns a todos do GEC, um exemplo a ser seguido!

Postado por Bárbara F em 11/06/2012 14:56

O texto é ótimo, a escola é ótima!

Postado por Jordana em 11/06/2012 14:58

Uma escola inovadora e muito especial. Tenho muito orgulho de ser um membro desta Comunidade Escolar.

Postado por Márcia Facadio em 11/06/2012 15:02

Parabéns para os alunos que escreveram essa linda história pois é um incentivo para os alunos do ensino publico.

Postado por Cleide em 11/06/2012 15:09

Por uma Nova Escola, vale a dedicação.

Postado por Renata em 12/06/2012 14:30