A A A C
email

Sexta-feira, 18/05/2012

Papel Pedagógico da Educação Física

Tags: 3ªcre, educaçãofísica, blogsderioeducadores.

 

 

Sem sombra de dúvidas, a Educação Física é a disciplina preferida da maioria dos alunos. Mas será que se trata apenas de correria e brincadeira? Vamos conhecer o blog da Prof.ª Ana Cristina Corrêa e ver a amplitude de seu papel pedagógico.
 

 

Um blog de educador, geralmente, se propõe a trocar  experiências com seus pares ou com seus alunos sobre ações e reflexões da sua prática pedagógica. Ao visitá-lo, podemos perceber um pouco da filosofia que embasa essa prática. A Prof.ª Ana Cristina baseia seu trabalho em uma filosofia multidisciplinar, como já tivemos oportunidade de observar nos posts E. M. SUÉCIA INOVANDO NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA e Xadrez e Educação Física na E.M. Suécia.

Sua ênfase se concentra nos jogos de conteúdo em que o aluno possa interagir com o conhecimento física e intelectualmente. Foi assim em suas atividades de auxílio à alfabetização e nas oficinas de xadrez.

 

 

 

 

Prof.ª Ana Cristina Corrêa em ação

 

 

Em seu blog Professora Ana Cristina (Ed. Física), ela nos apresenta algumas práticas de aulas com adaptações de esportes ao espaço disponível, vídeos de atividades esportivas e suas práticas para contribuir para o Projeto Político Pedagógico da E. M. Suécia, onde ela atua em uma de suas matrículas.

 

 

 

 

 

Sugestões do blog

 

 


O PPP da escola Atitudes responsáveis, em prol de uma escola mais saudável pretende que os alunos interajam em um ambiente saudável, através de atitudes que, ao se tornarem hábitos, possam levá-los ao conhecimento. Para isso, ela se utiliza de livros, vídeos e da Educopédia. Mas, fazer Educação Física sentados na cadeira?
Sim! Educação Física não é só suor. É interação com os movimentos do seu corpo e do outro em busca da harmonia do nosso corpo. Então, a participação do cérebro é fundamental. Após o estudo dos livros, vídeos e das atividades da Educopédia, é o momento da sistematização enfatizando o relacionamento do grupo para execução da atividade.

 

 

 

 

Exercitando o cérebro

 

 

Claro que a prática da Educação Física ganha em significado e em contextualização. Os alunos interagirão com muito mais respeito ao outro e a si mesmo. Assim fica mais fácil aprender.

Confiram e sigam para não perderem estas e outras atividades e dicas no blog Professora Ana Cristina (Ed. Física)

 



 



 

 

 

 

Imagens retiradas do blog da Professora Ana Cristina Corrêa

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3ªcre (310)
blogsderioeducadores (89)

Comentários
Amei seu blog Profa Ana Cristina. Angela,a foto coloca como destaque ficou linda.

Postado por Fatima Lucia Braga em 18/05/2012 00:28

Parabéns Ana pelo lindo trabalho. Amo como vc a nossa profissão, mesmo não mais atuante mas usando sempre os jogos como incentivo a leitura. bjs

Postado por MONICA ONSECA em 18/05/2012 07:31

Muito obrigada! Realmente amo o que eu faço e sinto a necessidade de registrar esse trabalho e divulgar. Assim que eu puder, irei fazer novas postagens!

Postado por Ana Cristina Corrêa em 19/05/2012 21:02

Seu trabalho é fantástico e sua boa vontade é incansável. Admiro o seu trabalho, inspiro-me no seu comprometimento e vibro pelas crianças porque professoras como você estão raras. Sucesso para você!!

Postado por Mariana em 22/05/2012 14:52

Eu amei seu blog. Mostra a importância da Educação Física na vida dos alunos. É fundamental ter atividades integradas, desenvolvendo a leitura, assim como o raciocínio e a concentração como ocorre nas oficinas de xadrez. Educação Física não é simplesmente o movimento, é o movimento pensado.

Postado por Lidiane de Oliveira Corrêa em 27/05/2012 07:13

Seu trabalho é incansável amiga, ta de parabens!! Saudades de qdo podia fazer essas peripécias com vc.

Postado por Isabella em 30/05/2012 21:33

Parabéns,Ana. É muito gratificante ver a sua dedicação e comprometimento com tudo que você faz pela educação.

Postado por sidney em 31/05/2012 23:04

A dinâmica deste trabalho vem desenvolvendo a dinâmica da atenção e do raciocínio. Habilidades que nossos alunos necessitam cada vez mais. Nada pronto .Tudo construído. Parabéns, Ana.

Postado por Rosangela Fadel em 10/06/2012 07:30