A A A C
email

Segunda-feira, 30/04/2012

CIEP Primeiro de Maio, o Ser Humano em Primeiro Lugar!

Tags: 10ªcre.

 

 

Ocimar Nascimento, bacharel em Biologia e professor de Ciências, que deu aulas na Escola Municipal Aldebarã, da Comunidade de Antares, é o novo diretor do CIEP Primeiro de Maio. Tem como grande desafio da sua gestão, manter os bons índices alcançados pelo CIEP nos três últimos anos, com o IDEB de 8,1.

 

 

 

Amanhã será feriado nacional. Comemora-se o “Dia Internacional do Trabalho” e é também aniversário do CIEP PRIMEIRO DE MAIO que, embora tenha iniciado as suas atividades educacionais no dia 15 de março de 1987, ainda sob a denominação de CIEP Antares Rollas, foi inaugurado no dia 1º de maio de 1988, já com a atual designação.

 


Em razão do extraordinário salto na qualidade da educação nos dois últimos anos, com a superação das metas propostas pelo IDEB e IDERIO, o CIEP Primeiro de Maio tem sido alvo de inúmeras reportagens na mídia. Seus gestores e professores são reconhecidos e homenageados pela Secretaria Municipal de Educação.

 

 


 

 

No dia 13 de abril de 2012, estive visitando o CIEP Primeiro de Maio, para conhecer um pouco mais sobre o trabalho tão elogiado daquela Unidade Escolar do bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, que está localizada em uma das áreas de baixos indicadores sociais.

 


O CIEP Primeiro de Maio  está situado entre as comunidades de Antares e Rollas, em área relativamente próxima às comunidades do Cesarão, Vila Paciência e Morro das Pedrinhas.
 

 

Sendo recebido pelo diretor Ocimar Nascimento, bacharel em Biologia e professor de Ciências, fico conhecendo um pouco mais sobre o Projeto Político Pedagógico do CIEP Primeiro de Maio que recebeu o título de “Cerca Viva: sintonia em ação! Sucesso na Educação!”, que tem por objetivo “valorizar o trabalho individual e criar redes de intercâmbio que permitam um melhor e mais freqüente trabalho coletivo.”

 


Veja o vídeo e ouça o depoimento do professor Ocimar Nascimento, diretor do CIEP Primeiro de Maio, especialmente gravado para o Rioeduca. http://migre.me/8LrKd

 

 


 

No seu depoimento, Ocimar Nascimentonão poupa elogios à gestão da professora Sueli Gaspar e apresenta caminhos promissores para que o CIEP Primeiro de Maio continue apresentando bons resultados no trabalho desenvolvido até aqui.

 


Segundo o diretor Ocimar, o fundamental é assegurar que os alunos estão sendo atendidos plenamente com uma educação de qualidade, que os tornará futuros cidadãos, razão pela qual, para caracterizar a sua gestão, entendeu correto incluir no PPP a frase: “CIEP Primeiro de Maio, o ser humano em primeiro lugar!”

 


Em companhia da competente coordenadora pedagógica, professora Sandra Regina de Souza Duarte Costa, visito todas as instalações do CIEP Primeiro de Maio e mantenho contato com a excelente equipe de profissionais, tanto do corpo docente, quanto dos funcionários, cuja dedicação é vista e confirmada em todos os ambientes muito limpos e organizados daquela unidade escolar.

 

 

 


 

 

 

Cinco dias antes da minha visita ao CIEP Primeiro de Maio, foi publicada no Caderno País, do Jornal “O Globo”, a reportagem intitulada “Aula de alfabetização e de competência: Maioria das escolas municipais com alfabetização no topo do ranking no Rio é de regiões com baixos indicadores sociais”.

 


A reportagem, assinada pela jornalista Alessandra Duarte, com fotografia de Marcelo Carnaval, faz menção a duas professoras do CIEP Primeiro de Maio, que ficaram em 3º e 4º lugares no “AlfabetizaRio”.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

De forma muito animada os alunos aprendem inglês através da música com a professora Mônica Bender, no CIEP Primeiro de Maio. Clique no link e veja o vídeo com a gravação da aula na turma 1502  http://migre.me/8Lu5v

 

 

Elaine Soares de Souza, professora regente da turma 1203 e Simone Alcântara, regente da turma 1202, ambas do CIEP Primeiro de Maio, foram premiadas porque realizam trabalho de excepcional qualidade.

 


“O CIEP Primeiro de Maio faz parte do Programa Escolas do Amanhã, com diversas ações integradas, como o “Bairro Educador”; Salas de Saúde”: “Cientistas do Amanhã”; “Mães Comunitárias” e o “Programa Mais Educação”, onde são desenvolvidas oficinas no contraturno como Tae kwon do; Dança, Letramento, Canto Coral e Caratê.

 

 

 


Lendo o texto da conclusão constante do Projeto Político Pedagógico do CIEP Primeiro de Maio é possível constatar que, embora cada turma tenha a sua sala de referência, todos os alunos fazem um percurso diário por múltiplos espaços da unidade escolar, quer seja a quadra esportiva, o pátio, o parque infantil, a sala de leitura, o cineclube, a videoteca, o refeitório além de outros ambientes.


 

 

 

 

 

    

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (376)

Comentários
Parabéns Prof.Ocimar Nascimento! Desejo sucesso para você e sua equipe.

Postado por Fatima Lucia Braga em 30/04/2012 18:02