A A A C
email

Quinta-feira, 05/04/2012

Troféu Rioeduca 2012 - Novidades para a Categoria Blog!

Tags: blogsdeescolas, blogsderioeducadores.

 

Pesquisadores comprovam: os blogs de professores e os de escolas propiciam uma maior interação entre a escola e a Comunidade Escolar como um todo.

 

Pais que nem sempre têm a oportunidade de acompanhar os projetos pedagógicos nos quais seu filho está envolvido, podem fazê-lo através dos blogs. Os alunos certamente têm o prazer de mostrar o que fizeram. Além disso, os blogs acabam sendo utilizados como trocas de experiências, pois divulgam atividades pedagógicas que podem ser replicadas e readaptadas.

 


A pesquisadora e escritora Betina von Staa afirma que, “com linguagem coloquial, os blogs viraram uma ferramenta pedagógica valiosa. Eles são capazes de aproximar alunos e professores, ainda distantes na escola tradicional”. Na escola tradicional, com lousa, giz, mesa e carteira, o professor costuma ser o único detentor do conhecimento. Com os blogs, esse modelo muda. "


Plugados, crianças e adolescentes de hoje acabam se identificando com o professor e/ou com a escola através do blog, universo virtual em que eles adoram navegar.


Quando bem elaborado, com princípios pedagógicos como metas, o blog faz com que as atividades não fiquem mais restritas aos muros da escola. Professores que interagem com seus alunos através do blog, aumentam o interesse destes. Além disso, professores e escolas passam a colocar em seus blogs links para páginas interessantes. Isso aguça a curiosidade dos alunos e contribui para uma melhora no processo de aprendizagem.


AS VANTAGENS DOS BLOGS

 

 

Aproximam professores e alunos.


Os estudantes tendem a se identificar com o professor que interage no blog.


Permite maior reflexão sobre o PPP.


O estudo não fica restrito às horas em que passa na escola. Com o blog, os alunos acabam instigados a estudar mais.


Traz experiências de fora da escola.


O blog abre as atividades da escola para pessoas de outros colégios, cidades e até países colaborarem. Isso amplia a visão de mundo da turma.


Divulgam o trabalho do aluno, do professor e da Unidade Escolar.


As produções do aluno ou do professor podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo. Isso é um incentivo para alunos e professores se dedicarem.


Permitem o acompanhamento das atividades escolares por familiares (mesmo os que estão bem distantes).


Com os blogs, os pais podem verificar e se interessar mais pelas atividades escolares dos filhos. E também pode ter acesso ao que o professor ou a escola estão ensinando.


Ao montar blogs, alunos e professores passam por um processo de "alfabetização digital". Aprendem a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade.

 

Entendendo a enorme importância do Blog Escolar, no ano de 2012, seremos mais criteriosos na inclusão dos blogs de educadores e de escolas, bem como na seleção para finalistas do Troféu Rioeduca 2012 (cujo regulamento será publicado em breve)

 

No Troféu Rioeduca 2011, os blogs foram premiados pelos seguintes critérios:



BLOGS DE ESCOLAS.



Nesta categoria, reconhecemos o trabalho de Unidades Escolares que compreenderam a importância do blog escolar, suas aplicações pedagógicas que vão desde publicar simples tarefas digitalizadas, até atividades que provoquem o aluno a se ver ou até mesmo a criar e que a cada dia vêm aproximando mais as famílias. Além disso, em se tratando do processo ensino-aprendizagem, sabemos da relevância desses registros quando o assunto é a troca de experiências através da interação interescolar.



BLOG DE RIOEDUCADORES

Nesta categoria, homenageamos os professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro que conhecem a importância de um blog educacional como ferramenta que pode estabelecer interação e troca de experiências e de práticas pedagógicas, seja publicando seus próprios trabalhos, seja divulgando trabalhos desenvolvidos com suas turmas, rompendo as barreiras da sala de aula e fazendo com que todos, professores, alunos, pais e o mundo conheçam a relevância do trabalho pedagógico desenvolvido em nossa Rede.

 

NOVIDADES PARA O TROFÉU RIOEDUCA 2012

 

Blog de Aluno ou de Alunos.

 

Em nossas incursões pelas escolas da rede, percebemos forte engajamento de muitos alunos no intuito de compartilhar as melhores práticas de aprendizagem, bem como as ações por eles protagonizadas nas U.E.s. 

Sendo assim, este ano iremos incluir nas nossas listagens os blogs de aluno(a) e/ou de alunos(as). Esses blogs podem ser do Grêmio Escolar, de uma determinada turma, de representantes de turmas, ou mesmo de um único indivíduo.

Para essa inclusão e consequente possibilidade de premiação, o blog deverá ter finalidade pedagógica e deve ser "apadrinhado" por um professor da escola, cuja função seja apenas a de orientar. Além disso, o blog deverá ser atualizado, no mínimo, quinzenalmente.

 

 

Blog de Professor

 

Para estar ou continuar incluído no Portal Rioeduca e concorrer ao Troféu Rioeduca 2012, o blog docente também precisa ser atualizado, no mínimo quinzenalmente. O Blog do educador pode se apresentar de diversas formas tais como: mantendo lições de forma muito mais atraente, dicas, gabaritos de provas, desafios, mapas e ilustrações e dicas de suas disciplinas.

Outra opção são os blogs em estilo “diário de bordo” em que o aluno se vê como personagem atuante da sua aprendizagem. Há ainda professores que fazem um trabalho em que compartilham experiências entre suas turmas utilizando o blog – muitas vezes turmas de escolas e de coordenadorias diferentes.

 

Blog de Unidade Escolar

 

Para estar ou continuar incluído no Portal Rioeduca e concorrer ao Troféu Rioeduca 2012, os blogs de Unidades Escolares também deverão ter atualizações minimamente quinzenais. 

Os Blogs escolares deverão ser a extensão do seu PPP, com publicações pedagógicas que vão desde simples tarefas digitalizadas, até atividades que provoquem o aluno a se ver, a tecer comentários. Além do mais, é importantíssimo que o Blog Escolar tenha como objetivo a aproximação maior com a comunidade escolar, incluindo a família.  Afinal, um blog escolar é um grande aliado do processo ensino-aprendizagem, que pode, inclusive, favorecer a troca de experiências através da interação interescolar.

Além disso, as Unidades Escolares que desejam que seu blog continue incluído e concorrendo ao Troféu Rioeduca 2012, precisarão responder a este formulário até o dia 05 de maio de 2012. Para as escolas que não possuem blogs ou que não queiram incluí-lo no Rioeduca, o preenchimento é opcional (mas para efeito de concorrerem ao Troféu Rioeduca, também vale a data final de 05 de maio de 2012) .

 

 

 

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsdeescolas (402)
blogsderioeducadores (89)

Comentários
Adorei!! Você está sempre inovando, isso torna a nossa Rede muito mais dinâmica, com vida própria e Educação é isso. Parabéns pela profissional que você é!!

Postado por Ana Accioly em 18/01/2012 05:09

Maravilhosa a idéia da ficha, assim fica mais fácil entender as pretensões dos Blogs das UEs e é claro, é uma ferramente incentivadora do uso dos Blogs para interação.

Postado por CATIA CRISTINA em 18/01/2012 10:46

Oi Lilian, já preenchi a pesquisa.Parabéns pela idéia da pesquisa.Mil beijocas.Paz e Luz!

Postado por Maria Delfina Rodrigues em 18/01/2012 21:26

Lilian, estabelecer critérios é um excelente norteador para o nosso aperfeiçoamento como "professoras blogueiras". Ótima iniciativa da equipe!

Postado por Lívia Andrade em 19/01/2012 14:38

Venho agradecer pelo incentivo de seu departamento! Estamos aprendendo, passo a passo, sobre como fazer e manter um BLOG. Essa experiência está sendo gratificante para toda Comunidade Escolar.

Postado por Adriana Côrtes - CP Menezes Côrtes em 01/02/2012 10:32

Eu quero este trofeu!

Postado por Fatima Lucia braga em 28/03/2012 11:05

Troféu Rioeduca será mais uma vez um grande sucesso de valorização dos Educadores da nossa Cidade!

Postado por Neilda em 28/03/2012 11:09

Excepcional ideia de atrelar o preenchimento deste formulário ao Troféu Rioeduca 2012. Os Rioeducadores estão empolgados com a criação e manutenção dos blogs, com critérios educacionais bem definidos. Parabéns Lilian!

Postado por ReginaBizarro em 28/03/2012 18:13

Gostaria de incluir meu blog na listagem dos RioEducadores. O endereço é: http://romulomussel.blogspot.com E o nome do blog é: Matemática é Arte Como faço para que ele seja incluído na lista? Aguardo contato.

Postado por Romulo Mussel em 31/03/2012 23:22

Sou professora da 8ª Cre. como faço para incluir meu blog http://marianaprofessora.blogspot.com.br/?

Postado por Mariana Maia em 29/04/2012 12:15