A A A C
email

Terça-feira, 03/01/2012

Profª Ana Márcia, uma Eterna Apaixonada pela Alfabetização

Tags: 5ªcre, professores, alfabetização, entrevista.

 

Alfabetizar é ir além de ler e escrever, cabendo ao professor orientar o aluno ao uso da leitura e escrita de modo interpretativo, a fim de ser possível à criança não só ler e escrever, mas compreender o que foi lido e saber fazer uso da palavra.

 

 

O Rioeduca/5ªCRE começa o ano de 2012 com uma entrevista realizada no mês de dezembro de 2011 sobre a rotina de uma professora apaixonada pelo que faz, Ana Marcia da Silva Vieira.

 

 

 

 


Alfabetizadora das Escolas Municipais 05.15.001 Pará e 05.15.063 Olegário Mariano, Ana Marcia da Silva Vieira  tem como objetivo principal a formação de leitores, focando orientar o aluno a ler, compreender o conteúdo e interpretar para poder discutir o tema.


Conheci a prof ª Ana Márcia no mês de novembro na I Bienal da EMOM (EM Olegário Mariano), tendo recebido as melhores e maiores referências da Direção da escola sobre seu trabalho na área de alfabetização. Por isso, achei de extrema importância esta primeira publicação do ano voltada à LEITURA e ESCRITA _ um marco de referência para o bom desempenho dos alunos.

 


ENTREVISTA PARA O PORTAL RIOEDUCA/5ªCRE

 

Rioeduca/5ªCRE: Qual seu nome, quantos anos de idade, qual (quais) escola (as)trabalha e turma (as)?

Profª Ana Márcia: Meu nome é Ana Márcia da Silva Vieira. Tenho 47 anos. Trabalho pela manhã na E.M.Pará e à tarde na E.M.Olegário Mariano.

 

Rioeduca/5ªCRE: Quanto tempo de experiência na área?

Profª Ana Márcia: No Município 12 anos, mas antes trabalhei muitos anos em Escolas Particulares.
 

Rioeduca/5ªCRE: Quantos alunos você tem hoje nas suas turmas?

Profª Ana Márcia: Tenho 28 alunos em cada turma, na Pará T:1301 e na EMOM T:1206. As duas turmas foram minhas no ano anterior, geralmente continuo com as minhas turmas durante todo o período de alfabetização (3 primeiros anos). Este ano (2012) voltarei para o 1º ano na Pará e continuarei com a turma da EMOM no 3º ano.

 

 

Ana Márcia na Festa da Primavera com sua turma1206, da EM Olegário Marino

 

 

Rioeduca/5ªCRE: Qual a metodologia que você utiliza para alfabetizar seus alunos?

Profª Ana Márcia: Não gosto de nomear métodos. No início da Alfabetização (1º ano) costumo trabalhar partindo da Palavra, mas uma palavra contextualizada, sempre partindo do texto que geralmente pode ser uma música ou poesia.

 

Rioeduca/5ªCRE: Como é o cotidiano nas suas turmas?

Profª Ana Márcia: Este cotidiano varia muito dependendo do ano em que esteja trabalhando, mas uma coisa é fundamental, seja qual for o ano o Cantinho da Leitura tem destaque na nossa sala. Acredito que o Cantinho da Leitura tem que ser colorido e alegre para que a criança perceba que ler é uma coisa alegre e agradável.

 

 

Ana Márcia, 2010, com sua turma da EM Olegário Mariano no Cantinho da Leitura
 

 

Rioeduca/5ªCRE: Você trabalha com diferentes gêneros textuais?

Profª Ana Márcia: Claro. A alfabetização desde o 1º ano trabalha com várias tipologias textuais, músicas, poesias, receitas, HQ, dicionário , etc. No início lidas por mim e depois lidas por eles, estimuladas.
 

Rioeduca/5ªCRE: Você conta histórias para seus alunos? Quando e de que forma você as usam?

Profª Ana Márcia: Sim, é claro! No 1º ano eu separo diariamente uma história e conto para eles no início da aula, onde coloco um cartaz intitulado histórias da semana. Lá eu escrevo o nome das histórias que ouviremos durante aquela semana. É muito legal, pois eles ficam querendo ler para saber que histórias ouvirão naquela semana. No 2º e 3º anos já não faço a leitura diariamente, eles dividem este momento comigo, pois já se acostumaram a ouvir histórias todos os dias, daí eles utilizam o Cantinho automaticamente; passam a levar livros para casa...

 

Rioeduca/5ªCRE: Quais as ferramentas de avaliação que você utiliza?

Profª Ana Márcia: Não tenho como especificar uma ferramenta de avaliação, pois os instrumentos são muitos, principalmente no 2º e 3º ano, já no 1º ano faço avaliação diariamente, oralmente e individualmente, chamando a minha mesa 3 ou 4 alunos, de forma que todos sejam avaliados semanalmente para acompanhar os progressos.

 

 

Ana Márcia e a turma 1301 na Maré de Livros na Bienal

 

Rioeduca/5ªCRE: Como é trabalhada a oralidade nos alunos?

Profª Ana Márcia: Fica até difícil descrever todos estes momentos com palavras, pois eles variam de acordo com o ano de escolaridade. O 1º ano é o mais importante, porque estou formando neles este hábito, mas nos anos seguintes a oralidade já faz parte do nosso cotidiano, por isso o momento da história no início da aula torna-se fundamental, e o nosso Cantinho, onde tem um palquinho que vira “palco do nosso show de calouros”, já que a música está diariamente na nossa sala no 1º ano.
 

 
Rioeduca/5ªCRE: Como são as atividades de escrita na sala de aula?

Profª Ana Márcia: Depois de trabalhar a oralidade com a turma passamos, para a escrita que passa a ser um momento prazeroso, pois eles têm o que escrever. O professor não pode apenas pedir aos alunos que escrevam sem que dê a eles sobre o que escrever. Por isso é importante abrir a diversidade de textos desde o 1º ano.
 

Rioeduca/5ªCRE: Quanto a utilização de jogos na sala de aula, quais você utiliza?

Profª Ana Márcia: Acredito na importância do lúdico na sala de aula. Gosto muito do Bingo de letras, forca, quebra-cabeça, dominó de palavras, gosto do alfabeto móvel, etc. Gosto de trabalhar com cruzadinhas, caça-palavras...

 

 

Ana Márcia com sua turma da EM Pará na Bienal do Livro_Espaço Autor

 

 

Rioeduca/5ªCRE: Você gostaria de dizer algo sobre os projetos de   alfabetização que você trabalha?

Profª Ana Márcia: Sempre trabalhei com CA nas escolas particulares, quando cheguei ao Município do Rio só conhecia o trabalho “tradicional”, mas tive contato com o construtivismo de uma forma radical e partindo daí decidi ter a minha própria forma de alfabetizar. Então, peguei o que eu acreditava no tradicional e o que eu acreditava no construtivismo, e passei a trabalhar no que acredito. Creio que todo professor tem que trabalhar assim, não importa o método, ele tem que trabalhar no que acredita.

 

Rioeduca/5ªCRE: Qual a  sua visão sobre Alfabetização?

Profª Ana Márcia: Trabalhei 10 anos em uma escola no Morro da Pedreira em Costa Barros, uma área de alta periculosidade na 6ª CRE, onde aconteciam tiroteios constantes, o que acentuava a evasão escolar, e por isso saí do ano de 1999 pensando em conseguir uma forma de atrair as crianças para a Escola. Assistindo a uma reportagem em que se destacavam os benefícios de se levar animais aos hospitais infantis devido à relação afetiva que há das crianças com eles, encontrei o que eu precisava e decidi alfabetizar utilizando os animais e em 2000 comecei a colocar em prática este projeto. A cada semana trabalhava com um animal e assim introduzia a música, pois trabalhava uma letra de música para cada animal. Em 2002 voltei para turma de 1º ano e vendo uma edição da revista NÓS DA ESCOLA, onde aparecia um mural com umas garças de origami na capa, tive a ideia de criar um mural intitulado “Os animais na Natureza” e pesquisei e consegui montar o mural de origami, onde a cada semana retirávamos um animal do mural e o colocávamos num mural menor onde era trabalhado durante aquela semana.

 

Até então só trabalhava as histórias com objetivos didáticos. Em 2003 fiz uma capacitação na 6ª CRE onde a dinamizadora sugeriu que contássemos histórias diariamente para as crianças, não para trabalhar algo, mas ler por prazer, aquilo falou muito comigo, anotei na minha agenda, “No próximo ano contarei histórias todos os dias para meus alunos” e no ano seguinte relendo-a resolvi colocar em prática. A ideia de criar meu Cantinho da Leitura com palquinho partiu da leitura da Revista NOVA ESCOLA. Em 2004 e 2005 trabalhei assim, mas no início de 2006 comecei a me questionar se eu não estava andando sem rumo estava misturando muita coisa, não conseguia fazer a conexão entre estas ideias. Quando sentei em 2006 com as professoras do 1º ano para organizarmos nossa proposta de trabalho para aquele ano, uma delas, depois de me ouvir, conseguiu resumir de forma organizada todas as ideias que eu vinha trabalhando. Ela disse: “os animais são a fonte de estímulo e os resto serve de complemento”. E assim organizei o projeto chamado “Orquestra Legal”.

 
Quando terminei o curso Normal não quis fazer Faculdade por achar que eu já era o que queria ser professora. Mas eu tinha muitas ideias que não conseguia colocar no papel e por este motivo decidi ir para a Faculdade de LETRAS (Português/Literatura), para aprender a escrever, por isso fiz a Faculdade e depois decidi fazer pós-graduação de Psicopedagogia Clínica e Institucional para tentar encontrar uma forma de poder ajudar meus alunos que não conseguiam aprender. Quando terminei decidi fazer a pós de Psicomotricidade, porque já trabalhava a parte motora com a música e queria fazer isto de forma produtiva. Depois de trabalhar com o origami vi os benefícios de se trabalhar com a Arte e por isso estou cursando uma pós de Arte em Educação e Saúde.

Acredito na teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, acredito na Teoria do trabalho com Projetos Pedagógicos de Fernando Hernandez, gosto da Teoria de Wallon sobre trabalhar a parte motora dos alunos, mas como disse antes ninguém é 100%, por isso utilizo o que acredito em cada uma destas teorias.

 

Ana Márcia contando história para sua turma junto a Fernanda, aluna integrada da EM Olegário Mariano

 


Meu objetivo principal não é só alfabetizar, mas formar leitores, este é o meu maior ponto de afinidade com esta Secretaria atual. Saí da 6ª CRE em 2008 e estou na 5ª CRE desde então, pois agora estou mais perto de casa. Acredito que a data mais importante de uma Escola deveria ser o Dia do Livro, mas infelizmente é uma data que muitas vezes passa em “branco”. A Escola gira o tempo todo em torno do livro, seja ele didático, de história, dicionário etc. Logo, ele deveria ter um destaque dentro da Escola.

 

 

Foto de entrega dos certificados e medalhas no encerramento da Ciranda de Leitura realizada na turma. Quem leu 23 e 24 livros ganhou medalha de ouro, quem leu de 20 a 22 ganhou de prata, quem leu menos de 20 ganhou de bronze, além da apresentação da peça "Bom Dia Todas as Cores", de Ruth Rocha

 

Rioeduca/5ªCRE: O que você está achando da nova mentalidade e estrutura da SME, apostando tudo num ensino de melhor qualidade?

Profª Ana Márcia: Concordo com alguns pontos, discordo de outros, mas ninguém consegue ser 100%. Uma coisa é inegável, eu sinto que a Secretária Municipal de Educação, profª Claudia Costin, acredita no que faz, tem um desejo muito grande de acertar e está empenhada nisso.

 

Rioeduca/5ªCRE: Quais suas perspectivas para 2012?

Profª Ana Márcia: São muito boas, pois pretendo concluir o trabalho com a minha turma na EMOM no 3º ano e iniciar um novo trabalho no 1º ano na Pará. Soube pela Secretária Claudia Costin que haverá um projeto de estímulo a leitura no 1º ano e tenho boas expectativas, prefiro pensar positivo, sempre acredito que o ano seguinte será melhor.

 

 

 

Agradeço imensamente a profª Ana Márcia pela presteza de me enviar via e-mail os arquivos de fotos e por esta entrevista tão significativa concedida para o Portal Rioeduca.

 

 Se você professor e/ou sua escola desenvolveram algum projeto
ou atividade interessante; se você, sua escola ou se algum aluno tem blog,
escreva para nós clicando na imagem abaixo e obtenha o e-mail do representante do
Rioeduca na sua CRE.


  

Professora Regina Bizarro _ representante do Rioeduca/5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (376)
professores (104)
entrevista (13)

Comentários
Achei muito gratificante esta iniciativa de entrevistar professores que amam o que fazem e obtém sucesso com suas turmas. Demonstra que é possível realizar um trabalho de qualidade, apesar das adversidades, basta querer. Parabéns pela iniciativa.

Postado por Selma em 03/01/2012 06:52

Tenho o prazer de trabalhar com a Ana Márcia no municipio por 12 anos. E este fato só me faz agradecer essa excelente profissional que tanto nos ajuda e alegra alfabetizando com textos e muitas histórias de forma dialógica e contextualizada! Parabéns Ana!!!

Postado por Juliana em 03/01/2012 08:42

Parabéns Ana Márcia! Regina, foi muito importante para nós, professores, ver o trabalho de uma pessoa que acredita e faz a educação ter sentido. Realmente, Ana Márcia é fantástica no trabalho que desempenha na alfabetização, ela vibra, emociona-se, cria, tem paixão... Eu a vejo todos os dias e asseguro que tudo o que ela disse na entrevista é é isso e muito mais. Quero parabenizá-la pela iniciativa de um começo de trabalho em 2012 com muita qualidade.

Postado por Sandra Mara Carvalho Oliveira em 03/01/2012 09:34

Oi, eu adorei a matéria da minha MÃE(OUVIU MÃE?), kkk, realmente ficou legal. Eu já conheço bem o jeito da minha mãe ensinar, muito tempo acompanhando... e eu sempre gostei de estar junto, é muito legal fazer parte disso... Beijos!

Postado por Lud em 03/01/2012 09:34

Sabendo que: Alfabetizar é ir além de ler e escrever, cabendo ao professor orientar o aluno ao uso da leitura e escrita de modo interpretativo, a fim de ser possível à criança não só ler e escrever, mas compreender o que foi lido e saber fazer uso da palavra. E já FAZENDO o uso da palavra venho por meio deste comentário PARABENIZAR primeiramente pela entrevista de uma excelência sem igual e expressar também a minha ADMIRAÇÃO por essa APAIXONADA professora que coloca o coração e amor em TUDO que faz, que esse exemplo perpetue em todos os professores do Brasil!!!

Postado por Thiago Mendes Alves em 03/01/2012 10:02

Parabenizo a professora Ana Márcia pelo brilhante trabalho. Fiquei muito feliz, pois tive a oportunidade de trabalhar com ela e aprender muitas coisas também.

Postado por Dalva de oliveira amaral em 03/01/2012 11:10

Gostaria de parabenizar a profª Ana Márcia e dizer que tenho muito orgulho de trabalhar com ela que é exemplo de dedicação e competência. Beijos

Postado por Claudia Breves em 03/01/2012 11:32

Gostaria de esclarecer que aguardei ansiosa por esta publicação/entrevista, pois meu grande sonho era ser assim, uma excelente alfabetizadora, no entanto a vida nos encaminha para outros destinos. Minha satisfação aumentou quando abri estes comentários e vi o quanto esta pessoa, professora de coração e alma, é amada. Acertei de cheio minha 100 PUBLICAÇÃO! Obrigada Ana por me propiciar esta alegria. Que seu 2012 seja cheio de bons momentos e ótimos projetos. Estarei te aguardando. Regina Bizarro Representante do Rioeduca/5ªCRE

Postado por ReginaBizarro em 03/01/2012 11:49

Parabéns pela matéria, ficou linda!! Fico muito orgulhosa de fazer parte de uma Rede tão envolvida com a qualidade de um serviço tão essencial quanto a Educação!

Postado por Ana Accioly em 03/01/2012 12:00

A Pastora/Professora Ana Márcia mostra que educar, amara o que faz são dons de DEUS e isso não tem preço. Parabéns, você é uma Jóia rara !

Postado por Graça Cossatis em 03/01/2012 12:57

Parabéns Ana, você merece, por toda sua dedicação e amor pelo que faz e pelos pequeninos, eles são privilegiados de ter uma professora como você, mais uma vez Parabéns!!!!!

Postado por Ana Lúcia S. Mendes em 03/01/2012 13:16

Parabéns,vejo o amor e o grande empenho que você tem ao ensinar, que minha filha Ana Caroliny seja assim como você,apaixonada pelo ensino.

Postado por gabriela em 03/01/2012 17:28

Eu acompanho a vida profissional da Ana a muito tempo e quero dizer aqui ,algo que disse para ela há muito tempo, quando ela passou no concurso para o município. "Irmã é um desperdício ter vc fora da sala de aula", a cada dia eu tenho mais convicção disso. Parabéns, vc merece pq vc investe naquilo que acredita.

Postado por Kátia Regina em 03/01/2012 17:43

Tenho a honra de dizer que Ana Márcia e eu trabalhamos juntas e "trocamos figurinhas" desde o Projeto Realfabetização (Se Liga), em 2009. É mesmo uma apaixonada pela alfabetização, que se entrega profundamente ao seu trabalho, dando o melhor de si sempre. Parabéns, minha amiga!!! Espero que continuemos sempre juntas nessa luta, por um ensino público de qualidade!

Postado por Michelle Moreira em 03/01/2012 18:38

Parabéns, nossa Pastora/professora Ana Marcia, fico muito feliz de ver o seu trabalho reconhecido, pois você é realmente apaixonada pelo ensino. Que todas as crianças do nosso país pudessem ter uma Prof Ana Márcia, feliz, realizada e sempre muito interessada em educar e ensinar. Que a minha sobrinha Ana Caroliny seja assim como você, apaixonada pelo ensino e pelos nossos pequenos cidadãos, que em alguns momentos são esquecidos pelos politicos e educadores. Um grande abraço.

Postado por Marli Brito em 03/01/2012 19:07

Obrigada a todos pelo carinho!

Postado por Ana Márcia em 03/01/2012 19:11

Eh, Ana, fico mt feliz em ver que vc tem crescido e têm sido reconhecida em seu trabalho. Realmente a educação precisa de vc em sala de aula e não na coordenação pedagógica, pelo menos não agora, vc ainda tem mt a dar a essas crianças com uma educação de qualidade. Por isso a vc meus parabéns!!

Postado por Vânia Loraine em 03/01/2012 20:06

Conheci a Professora Ana Márcia ano passado, assim que cheguei removida para a E.M. Pará. Ela é realmente o máximo! Seu trabalho não é "artesanal" (rs, só ela vai entender o que eu quero dizer com isso). Seu envolvimento, sua dedicação fazem com que nos orgulhamos de tê-la na equipe de nossa escola, um exemplo de Alfabetizadora (com maiúsculo) e uma grande Amiga. Ana Márcia, você está de parabéns e que seu trabalho continue dando muitos bons frutos.

Postado por Mônica Proença em 03/01/2012 21:55

Parabéns!!! È um orgulho ter a professora Ana Márcia como colega. Não a conheço pessoalmente, mas adorei e me emocionei bastante com a matéria. Ana Márcia vocè é nota 1000!!!

Postado por Adriane Guimarães Dias em 03/01/2012 22:38

Primeiramente gostaria de parabenizar a minha esposa por esse reconhecimento de um trabalho que tenho acompanhado ao longo dos anos.Posso a afirmar a paixão que ela tem por aquilo que faz, ensinar com dedicação é sua marca ou melhor já faz parte do seu DNA.Parabéns minha linda

Postado por Edson Ferreira Vieira em 03/01/2012 23:52

É um orgulho trabalhar com a Prof. Ana Márcia. São profissionais como ela, que nos orgulham em nossa missão, nos encorajam a seguir em frente e acreditar que EDUCAR é possível!!! Parabéns, colega! Sucesso sempre!!! Beijos!

Postado por Luciana Matias Rodrigues em 04/01/2012 00:01

Você sempre foi e sempre será motivo de orgulho pra mim.Tudo o que você disse nada mais é do que a sua vivência pois amar o que faz não é para qualquer um e você ama e acredita, não somente com palavras mas com atitudes,como você sempre disse"as nossas boas ações precisam falar mais alto do que nossas palavras" e disso você entende muito bem .Por isso desejo a você mais sucesso ainda e tenho orgulho de fazer parte da sua vida.PARABÉNS!!!!!!

Postado por Carla gomes da silva de ornellas em 04/01/2012 00:45

É de extrema importancia fazer o que se ama, e esse é um grande exemplo. Parabens Prof. Ana e que esse espírito contagie outros professores, pois a educação ganhará com profissionais qualificados e as crianças serão ensinadas com amor e respeito que elas merecem.

Postado por Vagner Palha Silva em 04/01/2012 09:11

Parabéns Ana Marcia!!! É muito importante acreditar que nós podemos e devemos fazer a diferença na vida dos nossos alunos, que o seu exemplo se multiplique na nossa Rede.

Postado por Rosa Maria em 04/01/2012 11:03

Profª Ana Marcia sempre foi minha mentora em todas as áreas, ouvi projetos e sonhos, e sei que isso é só o começo, sempre acreditei em seu sucesso como educadora, por seu enpenho, por fazer concreto aquilo em que acredita, por sua sabedoria,e uma mansidão invejável.Sempre falei que ela é minha inspiração! Parabéns Ana Marcia! Sei que isso é só o começo! Acredito que todos aqueles, os quais receberem das suas sementes, serão grandes colheitas para um futuro melhor!

Postado por Márcia Maria (Palha) em 04/01/2012 13:09

Para mim é uma honra conhecer a Professora Ana Márcia, me inspira falar com ela, ouvila e agora podemos ler também sobre seu lindo trabalho...Parabéns! Obrigada por tudo...

Postado por Elaine Attanazio de Brito em 04/01/2012 17:32

Parabéns!!Você é isso e muito mais!! Admiro seu trabalho e sua garra.É sempre bom trabalharmos juntas,suas idéias sempre me inspiram.Beijão amiga!

Postado por Nilene Lima em 04/01/2012 17:46

Mais uma vez quero agradecer a todos os que leram e deixaram gentis comentários. Agradeço também a oportunidade de compartilhar um pouco do meu trabalho. OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE!

Postado por Ana Márcia em 04/01/2012 18:43

Trabalhar com Ana Márcia e vivenciar sua dedicação e seu entusiamo pelo que faz é gratificante!! Ela não se limita a sala de aula. Ela contagia toda escola com suas idéias maravilhosas.A BIENAL EMOM partiu desta cabecinha incrível!! Parabéns lindona!! Amo ter sua companhia na EMOM!!!

Postado por Cátia Rocha em 04/01/2012 20:35

agradeco a Deus por ter sido estimulada pela Professora Ana Marcia retornar ao magisterio, redescobri uma paixão adormecida e tenho me tornado um diferencial meu ambiente trabalho. Ela sabe o que faz, e melhor, compartilha... "pedrinhas coloridas" para ti amada... rsrsrs

Postado por Carla Simone Lucas em 04/01/2012 21:09

Minha amiga!! Sempre te vi com um potencial enorme! Aprendi muitas coisas com você! E te conheço a muitos anos, e sei como o seu coração é ligado ao seu trabalho!! Sei que Deus te deu esse dom, e você o tem aperfeiçoado com sucesso! Tem se esforçado para aprender cada vez mais, para aprimorar aquilo que foi entregue nas suas mãos! Parabéns!!! Seja sempre um exemplo de vida para os pequeninos, não só na leitura dos códigos da escrita. Mas, na leitura da vida!! Te amo! Sua amiga de sempre. Susanna.

Postado por Susanna Wesley em 05/01/2012 14:33

MÃE... só quem te conhece sabe o esforço e o prazer que você tem para fazer o seu trabalho com tanto capricho, agora você está colhendo os frutos e eu estou muito orgulhosa em ser sua filha.

Postado por Biah em 06/01/2012 10:54

É emocionante ler e viver tudo isso ao seu lado...sermos vizinhas de sala me proporcionou aprender com você muita coisa. Sabemos que o amor aumenta quando se divide e acredito que esse é o sentimento que traduz seu trabalho. Obrigada por dividir com suas colegas sua garra, suas ideias, suas "ações", por ser a "formiguinha" que faz das "cigarras", trabalhadeiras!Parabéns!

Postado por Aline Brillo em 06/01/2012 11:07

Gostaria de parabenizar esse brilhante trabalho que ela realizou, com as crianças não acreditando que minha filha chegaria lá, mais graças ao desempenho dela quanto da professora ela conseguiu. Fico muito contente de minha filha ter passado por uma professora brilhante como ela. Parabéns e continue assim essa professora exemplar que é.bjão.

Postado por Nívea de Souza em 06/01/2012 13:41

"Gostaria de esclarecer que aguardei ansiosa por esta publicação/entrevista..." Aconteceu o que eu esperava. Vc é demais! Parabéns querida, persistência e saúde, duas coisas importantes que te desejo. Deus te abençoe por dar a oportunidade de me sentir feliz com esta publicação tão significante. Bj no seu coração. ReginaBizarro_Representante do Rioeduca/5ªCRE

Postado por ReginaBizarro em 06/01/2012 18:32

Trabalhei com a Ana Márcia numa escola da 6ª CRE que ela cita nesta entrevista, e presenciei o início de sua tragetória na rede. Ela é realmente sensacional e muito dedicada. Queria ela na minha escola! Parabéns pelo excelente trabalho e pela pessoa maravilhosa que és! BJS

Postado por Ana Paula em 06/01/2012 19:20

Olá Ana Márcia, me emocionei com sua entrevista e com os comentários. Fico muito feliz por ter a oportunidade de trabalhar na EM Pará com vc. Seu amor pela educação é imenso contagiante. Parabéns por vc ser assim e muito obrigada por compartilhar tudo isso com a gente. Bj.

Postado por Ieny Bento em 09/01/2012 15:02

Parabéns pelo belíssimo trabalho que você faz, se dedica e realiza com tanto carinho. Espero ter mais oportunidades de aprender com uma profissional que tanto tem a nos ensinar. Um grande abraço.

Postado por Eufêmia R. N. Araujo em 10/01/2012 00:52

Quero agradecer a todos que com carinho deixaram aqui seus comentários, algumas pessoas que eu não via a muito tempo, mas que foi bom saber que fiz parte de suas vidas de alguma forma. MUITO OBRIGADA!

Postado por Ana Márcia em 16/01/2012 07:42

Venho atraves deste meio parabenizar uma pessoa especial que durante tres anos aprendi amar.Uma pessoa maravilhosa contudo serva de Deus. Dedicada e zelosa como só ela, uma professora que se da pelos seus alunos.Ensinando-os a amar, respeitar e conviver com seus semelhantes. Profissionais assim como voce é que estamos precisando na educação do povo brasileiro. À voce os meus parabéns e louvo a Deus por este reconhecimento. Como a Bíblia diz:Dá honra a quem merece honra e voce esta merecendo toda honra.Um super beijo e me desculpe pela demora porque não estava conseguindo acessar sua entrevista.

Postado por Sheila da Costa Vieira em 07/02/2012 17:56

tia eu gostaria de estar falando o quanto a senhora e tão especial para mim parabens por esses 3 anos de muita alegria muito obrigado por tudo.beijos fique com Deus

Postado por Amanda Vieira de Souza em 07/02/2012 18:10

Sheila foi bom ter tido você como uma mãe participativa e que muito me ajudou e você Amanda continue estudiosa você tem muito potencial. Obrigada.

Postado por Ana Márcia em 12/02/2012 23:18

A Ana Márcia é a profª que ensinou minha filha a ler e ter gosto pela leitura. Como sou uma pessoa que também adoro ler, isto é muito gratificante. Serei eternamente grata por tudo que ela fez pela minha pequena Vitória e por todas as outras crianças da turma do EMOM. Ana te agradeço por ser esta profissional tão dedicada. Parabéns! SILVANA ACCIOLY.

Postado por SILVANA F.S.ACCIOLY em 09/04/2012 20:24