A A A C
email

Sexta-feira, 18/11/2011

Brincando se Aprende com Prazer

Tags: 3ªcre, blogsderioeducadores, educaçãoinfantil.

 

O cargo de Professor de Educação Infantil (PEI) foi criado recentemente pela Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro para atender às especifidades da Primeira Infância. A professora de Educação Infantil Tânia Cruz resolveu fazer de seu blog BRINCANDO SE APRENDE COM PRAZER! um portfólio de suas atividades realizadas no Maternal - 30 da E.M. Reverendo Álvaro Reis na 3ª CRE.
 

 

 

O blog foi iniciado em setembro deste ano, mas já conta com várias atividades e reflexões pertinentes ao trabalho do Professor de Educação Infantil. Destaco duas atividades que marcam profundamente as crianças, pois lidam diretamente com suas emoções e estimulam seus mecanismos internos de aquisição dos conhecimentos. O brincar para a criança pequena é muito mais que lidar com objetos e regras. Faz parte de sua organização do pensamento e o prepara emocionalmente para adquirir novos conhecimentos e relacionar-se com seus pares.

 

No post DENGUE...NEM PENSAR! VAMOS GIRASSOL CULTIVAR!, os pequeninos fizeram a reciclagem das garrafas montando um vaso freático ecológico. As garrafas são cortadas e encaixadas. A planta absorve a água pelas raízes e o mosquito não tem acesso. Observem a concentração dos pequenos ao realizar as tarefas. Até os que observam estão focados na atividade.

 

 

O outro projeto que destaco é A importância dos animais de estimação para o desenvolvimento das crianças. A profª Tânia nos diz que: "A intimidade e o elo que se forma entre uma criança e o animal de estimação, às vezes, faz milagres. Reduzir ansiedade, trabalhar a autoconfiança, senso de responsabilidade, de afetividade e ajudam os pequenos a desenvolver habilidades sociais. Implicam o reconhecimento do sentimento do outro." A sugestão dela é: " a criação do peixinho Betta. Um mascote inusitado com os quais as crianças podem compreender o ciclo da vida: a gestação, o nascimento, os primeiros passos, a doença e também a morte. Com um tempo de sobrevivência menor do que o do ser humano, os animais são fonte de aprendizagem para as crianças e despertam nelas a responsabilidade, a sensibilidade e o respeito."

 

 

 

 

A professora complementa dizendo que " Essa relação vai permitir uma compreensão melhor do mundo. Ela torna-se cuidadora, responsável. Vai expressar talentos que muitas vezes na família não é possível porque, nesse caso, é ela quem precisa de cuidado.
Para a auto-estima delas isso é muito importante, elas sentem-se importantes. Se se pede a uma criança pequena para trazer um potinho de comida para o animal, ela vai fazer isso com uma seriedade, como se fosse uma jóia rara."


 

 

 

 

Este projeto, como o blog da Profª Tânia, está apenas começando, mas traz grandes promessas como as vidas desses aprendizes. Passe pelo blog e deixe um recadinho para estes pequenos cuidadores da natureza. A flora e a fauna com eles estarão a salvo.

 

 

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3ªcre (308)
blogsderioeducadores (89)

Comentários
Muito lindinho o blog e o trabalho desenvolvido.

Postado por Fatima Braga em 18/11/2011 00:34

Tania, parabéns adorei seu projeto. Lindo! Vou seguir seu blog. bjs

Postado por MONICA em 19/11/2011 18:48

Tania, Parabéns pelo trabalho! A Rede precisa de pessoas com gás, dedicação e compromisso como você! Tenho muito orgulho de meus filhos terem passado por sua mãos!!! Continue brilhando!! Beijos, Flávia

Postado por Flávia Moreno Barbeito em 05/12/2011 11:32

Adorei o projeto. Trabalhei dando aula por 42 anos e continuo encantando-me pelo trabalho feito com amor, consciência e competência. Parabéns! As crianças devem adorar ter uma "tia" tão legal.

Postado por Vicentina Curci em 12/07/2012 23:15