A A A C
email

Quinta-feira, 03/11/2011

BLOG da E. M. Doutor Nelcy Noronha

Tags: 9ªcre, blogsdeescolas, riodeleitores.

 

 

Hoje vamos apresentar mais um blog das escolas da 9ª CRE. O Blog da E. M. Drº Nelcy Noronha foi criado em julho a partir da iniciativa da professora Claudia que contagiou os colegas com a ideia, então a professora Amanda foi em frente e criou o blog. E é ela em uma comovente mensagem deixada no blog que nos fala desse início:

 

 O início do blog na nossa amada escola...

 

Caros colegas, já estava mais do que na hora de aderirmos de vez a todas as tecnologias. Aos poucos estamos caminhando... Começamos compartilhando emails, já fizemos planilhas on line e agora um blogg! Em mais uma das conversas, desta vez numa quinta-feira a professora Carla veio mais uma vez aguçar nosso espírito de equipe, mesmo de licença ela só pensa na Nelcy, e resolvi criar um. Não fazia a menor ideia de como fazer isso, mas a curiosidade me fez pesquisar e descobri que não é tão difícil assim. Não sei como vivi tanto tempo sem o GOOGLE. Eis então o nosso blog,  que ele seja mais um instrumento  de aprendizagem, divulgação dos nossos trabalhos  e estreitamento dos nosso laços, seja entre nós, a equipe, entre alunos, entre a comunidade ou com o planeta Terra inteirinho. Agora é só começar a postar e divulgar.

 

Eu amo esta escola e amo vocês, com carinho Amanda.

 

Fonte:http://nelcynoronha.blogspot.com/2011/08/o-inicio-do-blog-na-nossa-amada-escola.html  25 de agosto de 2011

 

Desde do seu surgimento o blog vem contribuindo muito a partir de postagens interessantes e de grande utilidade a toda comunidade escolar. Nele encontramos, informações sobre a escola, um breve histórico do seu patrono, o seu PPP, calendário de provas, informações sobre as inscrições para concursos do Ensino Médio, eventos que acontecem dentro e fora da U. E., datas comemorativas e noticias interessantes. Como pudemos observar é um blog que atende bem a sua proposta de levar informações.

 

Vejamos alguns exemplos:

 

Perfil no blog

 

Escola Municipal da Prefeitura do Rio de Janeiro, pertencente à 9ª Coordenadoria Regional de Educação; atende ao segundo segmento do Ensino Fundamental; é impulsionada por uma equipe que desempenha um trabalho de qualidade, visando contribuir para a formação de cidadãos conscientes, justos e comprometidos com a sustentabilidade do planeta.

 

Fonte: http://www.blogger.com/profile/10970367924634573237

 

 

Histórico

 

A nossa escola "nasceu" em 11 de março de 1971, a partir do Decreto "E" nº4885, que foi publicado em 11 de março de 1971. O seu primeiro nome foi Ginásio Estadual Professor João Marques dos Reis e o primeiro endereço era na Rua Augusto Vasconcelos, 212, Campo Grande. Foi constatado que havia duplicidade de nomes, pois já havia uma escola com esse nome  em Brás de Pina (Rua Irapuá, S/N). Devido a esse problema, foi solicitada a troca de nome da escola de Campo Grande e o homenageado foi o Doutor Nelcy Noronha, que nasceu em 10 de junho de 1932 e faleceu em 16 de junho de 1973. Ele cursou o primário na escola Venezuela, os cursos ginasial e médio no colégio Belisário dos Santos e ingressou na faculdade de odontologia, onde se formou aos 21 anos. Em 1954, iniciou sua clínica em Campo Grande, onde permaneceu até seu falecimento. Foi aprovado em concurso para dentistas da Guanabara, sendo nomeado em 1963 e designado para trabalhar no Ginásio Estadual F.A Raja Gabáglia, onde permaneceu até o seu falecimento.

 

Iniciou a prática do basquetebol ainda menino, em 1948 e foi campeão juvenil carioca, pelo clube dos Aliados e campeão brasileiro de lance livre, defendendo a F.M.B.


Foi diretor do Clube dos Aliados por duas vezes e foi organizador da I olimpíada realizada em Campo Grande.

 
O nosso atual patrono foi ainda compositor de música popular e tem inúmeras músicas gravadas em fitas e três discos, que são:

 " Não dependo de você", gravação da Phillips, interpretada por Nelcy;
"A estrelinha Solitária", gravação da RCA, interpretada por Victor Hugo;
 "Manhã do seu amor", gravação RCA.


Fonte: http://www.nelcynoronha.blogspot.com/search/label/nossa%20escola

 

 

O Projeto Político Pedagógico

 

PPP: Histórias de nossa gente na construção de uma cidadania consciente.
Identificação: A E/SUBE/CRE (09.18.032) E.M. Doutor Nelcy Noronha está localizada à Rua Coxila Rica, Lote 03, Jardim Maria de Lourdes, Campo Grande-Rio de Janeiro/RJ e é administrada pela Secretaria Municipal de Educação.

 

Objetivos e princípios: A E.M. Doutor Nelcy Noronha tem por objetivo acolher a diversidade, favorecer a criatividade, fortalecendo a identidade e enriquecendo a "escrita" da história da "nossa gente", da nossa escola e da nossa cidade.

 

A proposta é uma escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, onde seja possível o acesso às diferentes formas de comunicação, formando o cidadão que fará a "diferença" na escrita de sua própria história.

 

Justificativa: Favorecer a formação de uma cidadania consciente, enriquecida pelo passado, presente e futuro de nossa gente.

 

Missão: Conhecer, compreender, integrar e enriquecer as histórias de "nossa gente", nesse mundo de diversidades, objetivando uma identidade cidadã de qualidade.

 

Fonte: http://www.nelcynoronha.blogspot.com/search/label/PPP

 

 

Dentre as postagens escolhemos algumas para compartilhar neste canal de informações.

 

Tecnologia no Aprendizado

O mundo tecnológico bate à nossa porta! Hoje, são importantes ferramentas que podem ser utilizadas no aprendizado de nossos alunos. É para isso que esse blog existe!!!!!

 

Assista a um vídeo com a educadora Andrea Ramal:

 

 

Fonte: http://nelcynoronha.blogspot.com/2011/08/tecnologia-no-aprendizado.html

 

 

Escola de Leitores

 

 

O trabalho foi feito inicialmente com a intenção de divulgar o acervo e despertar  o prazer da leitura.


Com este objetivo, a professora de Sala de Leitura estimulou a curiosidade dos alunos, indo às salas de aula e iniciando a leitura de alguma obra literária; sempre interrompendo-a num momento emocionante da narrativa.


A estratégia valeu pois os livros mais procurados foram  justamente os livros lidos em sala de aula.


Com a continuidade do trabalho as visitas as salas de aula passarão a ter não só a contação de historias, mas também rodas de leitura e dramatizações de capítulos de livros. Sempre com o intuito de divulgar a obra e despertar o interesse pela leitura.


O que é uma Escola de Leitores?

 

A escola de leitores
É uma escola
Que os seus estudantes
Não veem somente TV
Mas também gostam de ler
Pois sentem prazer
De aprender
E conhecer
Muitos dizem
Não gostar da escola dessa cidade
Mas no fundo
Isso não é verdade
Muitos podem não saber
Mas todo mundo
Adora ler.


(Autor: Jean da S. de Oliveira Guedes)

 

 

Parabéns à equipe da E. M. Drº Nelcy Noronha pelo belo trabalho desenvolvido.

 

 

Venha você também fazer parte desta REVOLUÇÃO, basta encontrar o e-mail do representante da sua CRE através do link http://www.rioeduca.net/sobrenos.php e enviar  Projetos ou Blog desenvolvidos por você, sua escola ou aluno .


 

  

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


  
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsdeescolas (402)
9ªcre (255)
riodeleitores (186)

Comentários
É muito emocionante ver nossa escola "passeando" pelo futuro e "flutuando" pela tecnologia. A escola tem obrigação de se modernizar e é isso que estamos buscando: a sabedoria do passado aliada a força da juventude constante do futuro!

Postado por Cláudia em 07/11/2011 23:03