A A A C
email

Quarta-feira, 26/10/2011

Xadrez e Educação Física na E.M. Suécia

Tags: 3ªcre, blogsdeescolas, educaçãofísica, jogos, eventos.



 

Lembram do I Encontro de Xadrez da E.M. Suécia divulgado aqui no post O XEQUE MATE DA ESCOLA MUNICIPAL SUÉCIA? Pois é, dizem que quando começamos a numerar os eventos é porque sabemos que eles irão se repetir e durar. Aconteceu na primeira semana de outubro, não só o II Encontro de Xadrez da E.M. Suécia, mas também o I Encontro Intercolegial de Xadrez. Isso mesmo a boa iniciativa da Profª Ana Cristina Côrrea, com apoio do Gari Sidney Moreira e da direção da escola, rendeu ótimos frutos.

 

Para alegria da Ana, que é professora Educação Física, " É muito bom ver que as pessoas estão querendo aprender a jogar e se envolvendo neste projeto comigo. A profª Isabella Tatagiba, o nosso outro tio gari Jorge e outras professoras da escola."

 

Mas o que o xadrez tem a ver com a Educação Física? Parece que eles não combinam nem um pouquinho. Foi o que eu perguntei à professora Ana que me esclareceu que: "Eu consigo a concentração de alunos que muitas vezes, na sala de aula, não conseguem prestar atenção. Trabalho atenção, regras, respeito (cumprimentar o adversário e montar o tabuleiro ganhando ou perdendo uma partida). Eles aprendem que é preciso saber ganhar e perder, pois, na vida, passamos por essas situações também. Mostro que as aulas de educação física podem ir além do futebol, do queimado, dos desportos de um modo geral. Os alunos aprendem que é importante pensar antes de agir, pois no xadrez se você tocar numa peça, é obrigado a jogá-la."


Ou seja, o xadrez traz lições para a vida em todos os seus aspectos. Não se trata apenas de Mens sana in corpore sano. É um modo de ver a vida que se descortina para o aluno. Citando Kasparov, como a Profª Ana:

 

" Vejo na luta enxadrística um modelo exato da vida humana, com sua
luta diária, suas crises e seus incessantes altos e baixos."
(GM G. Kasparov)

 

Então, o II Encontro de Xadrez da E.M. Suécia ocorreu no dia 5 de outubro. Trata-se de um encontro interno em que participaram as turmas 1301, 1302, 1401, 1501 e 8101 (turma de projeto). Este torneio, que está sendo realizado de forma que uma turma jogue contra outra, está envolvendo muitos alunos e, por isso, terá andamento com semifinal e final no dia 20 de outubro de 2011.

 

 

 

 

 

Portanto, ainda não terminou. A professora acha importante ressaltar que a participação no torneio foi voluntária de acordo com o interesse do aluno. Segundo ela, " nosso objetivo é deixar que o aluno tenha a liberdade de dizer se quer participar ou não, pois, a partir do momento que tornamos algo obrigatório, deixa de ser prazeroso. Um dos objetivos desse Encontro, é manter o interesse dos alunos pela prática do xadrez e a integração entre as turmas. Pude perceber um grande interesse da maioria dos alunos em participar do nosso II Encontro de Xadrez da E.M. Suécia."

 

É o resultado de um trabalho realizado desde a E.I. A Educação Infantil jogando xadrez??!!! Eles iniciam sim com as noções básicas como o nome das peças, seu posicionamento no tabuleito no início do jogo e o movimento característico de cada uma delas. " Com as turmas de EI até 1200, procuro fazer estafetas para que eles corram e peguem a peça que eu solicitar no meio de outras peças misturadas. Formo duplas e ao meu sinal cada dupla monta o tabuleiro e vence a que montar o mais rápido possível e de forma correta. Faço também um quiz de perguntas para ver que turma acerta mais. Trata-se de perguntas sobre os movimentos das peças. O jogo com todas as regras, eu trabalho mesmo é com as turmas 1300 até 1500 e projetos." nos informa a professora. O vídeo ilustra um pouco estas atividades. Nele estão presentes o Gari Sidney Moreira e a Profª Isabella Tatagiba, parceiros no projeto:

 

 

 

 

Por sugestão da diretora adjunta Daniele, dos ex-alunos que foram para a E.M. Maranhão e do Tio Sidney, eles resolveram organizar também o I Encontro Intercolegial de Xadrez da E.M. Suécia 2011 que ocorreu no dia 6 de outubro. As escolas envolvidas foram: E.M. Suécia, E.M. Manuel Bomfim e E.M Maranhão. Foi um momento de integração e aprendizado para todos. A professora contou com a colaboração do Gari Sidney (como sempre, durante a oficina e nos 2 Encontros de xadrez) e do professor Alex Marinho Jorge da E. M. Manoel Bomfim. A turma esteve concentrada durante os jogos e ganhou até lanchinho preparado com amor pelas merendeiras.

 

 

Alex, Ana e Sidney e os enxadristas concentrados

 

 

E não pode faltar a foto dos vencedores do I Encontro Intercolegial de Xadrez da E.M. Suécia. Para mais fotos do evento, acesse o blog E.M.Suécia - PPP2011: "Suéci@.com".

 

Da esquerda para a direita: Daniel (2º colocado), Douglas (campeão) e Leonardo (3ºcolocado)

 

A Professora Ana ainda agradece a todos os colaboradores e participantes e nos presenteia com uma bela frase ( que suponho seja o lema da escola): "Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos". Completando com "outro ponto importante é ver os alunos me procurando na escola perguntando sobre o xadrez e não mais somente sobre o futebol e o queimado. Isso para mim, é o reconhecimento de um trabalho e de que eu toquei no coração deles. Gostaria muito que eles soubessem o quanto são importantes para mim!"

 

Imagens, textos (adaptados) e vídeos recebidos via email enviado pela Profª Ana Cristina Côrrea

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsdeescolas (402)
3ªcre (314)
eventos (301)
jogos (34)

Comentários
PARABÉNS PELO LINDO TROFEU..... DEUIS ABENÇÕE VCS BJS

Postado por JANETE NORONHA em 27/10/2011 11:31

Nossa escola arrebenta, orgulho de trabalhar com uma equipe assim!

Postado por Isabella em 30/10/2011 17:29

Parabéns!!! Vocês fazem a diferença!!! Semente plantada, semente germinada!!! Abraços em todos!!

Postado por Daniele Peres em 02/11/2011 17:02

É muito gratificante ver que tanto empenho e dedicação culminam em resultados expressivos. Parabéns,Ana!!!

Postado por Sidney em 12/11/2011 00:19