Rio Educa
A A A C
email

Segunda-feira, 05/02/2018

COMUNICADO: Volta às aulas com time de alfabetizadores

Tags: alfabetizadores, time, monitoria.

 

COMUNICADO

Volta às aulas com time de alfabetizadores

 

 

 

Clique aqui para ver o Comunicado no Diário Oficial

 

A Secretaria Municipal de Educação inicia nesta segunda-feira (5/2) o ano letivo de 2018. Cerca de 640 mil alunos chegam às 1537 unidades da rede, entre creches, Espaços de Desenvolvimento Infantil, escolas tradicionais e de Educação de Jovens e Adultos. A expectativa é de aumento do número de estudantes, pois o processo de matrícula segue até o dia 23 de março para a Pré-escola e o Ensino Fundamental. Nenhuma criança a partir de 4 anos ou jovem que quiser estudar ficará sem escola.

Nas boas-vindas à criançada estão os novos 1537 diretores e seus adjuntos. Eles foram eleitos/reeleitos em processo democrático realizado em novembro passado e empossados pelo secretário César Benjamin em janeiro. Ficarão no comando das unidades de 2018 a 2020.

 

O ano letivo de 2018 chega com muitas novidades à rede. A principal delas é a entrada em campo do time de 2500 professores alfabetizadores. Eles têm a tarefa de zerar o analfabetismo funcional, fazendo com que os alunos cheguem ao final do 2º ano sabendo ler, escrever e manejando números de forma satisfatória. O time contará com o reforço de 200 psicólogos e assistentes sociais para dar apoio aos alunos.

 

Outra iniciativa programada é a criação de monitoria de apoio aos alunos do 3º ano envolvendo alunos de séries superiores com bons conceitos de aprendizado. A ideia é dar bolsa de R$ 200 aos futuros monitores.

 

Composto de 200 dias, o ano letivo começa com a boa notícia da autorização para a contratação de 500 professores e 159 agentes de apoio de Educação Especial. Um reforço importante ao funcionamento da rede. Na partida para a temporada de estudos, os alunos vão receber seus kits de material escolar. E os uniformes chegam a partir de março. Mais de um milhão de refeições serão servidas por dia.

 

Em 2018 os alunos vão contar com a oferta de diferentes atividades extracurriculares, como a da prática esportiva, através do Programa VIES nas Vilas Olímpicas; o aprendizado e prática da música por meio do programa Orquestra nas Escolas; e as de desenvolvimento e criação teatral com o projeto A Escola fertiliza a cena da cidade; e a do cultivo de hortas escolares, por exemplo.

 

Melhorias estruturais vão acontecer ao longo do ano. É o caso da reforma de mais de cem escolas, climatização da rede e aumento da conectividade. As obras, algumas já em andamento, serão realizadas com recursos próprios e do empréstimo de R$ 200 milhões obtido pela Prefeitura junto à Caixa Econômica Federal. Outra medida importante será a troca de lâmpadas comuns das escolas por lâmpadas de LED.

 

Um aplicativo desenvolvido por equipe da SME permitirá aos diretores contato direto e em tempo real com o gabinete da secretaria para informar demandas relativas à infraestrutura, cessão de uso das escolas, furtos, e eventuais situações de risco às suas comunidades escolares, por exemplo.


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

time (5)
alfabetizadores (5)
monitoria (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.