A A A C
email

Terça-feira, 11/02/2014

A Reescrita de Textos

Tags: professor.

Realizar a reescrita de textos de maneira coletiva com a turma é uma atividade importante que, além de aguçar a criatividade, desenvolve várias habilidades.

 

Crianças são bons ouvintes e normalmente gostam de ouvir uma mesma história mais de uma vez. Até decorando certas passagens do texto. 

 

Propor a reescrita coletiva com os alunos desde os anos iniciais, inclusive com os alunos da Educação Infantil, promove a interação, a oralidade, a textualização (na passagem do oral para o escrito), a leitura e revisão, e a preparação para o momento da sua produção individual.

 

A atividade de reescrita não é uma tarefa fácil, assim como também não existe “receita pronta”.

 

Atividade de reescrita de parlenda escrita pelos alunos.

 

Para a atividade de reescrita, podem ser utilizados os clássicos de contos de fadas, poesias, narrativas, parlendas... Não há limitações para a escolha dos textos apresentados aos alunos, desde que correspondam ao grau de maturidade da turma.

 

O objetivo da reescrita não deve ser o de reproduzir um texto de memória. E sim levá-los à reflexão do tema central, quais os personagens envolvidos, desenrolar da trama, clímax da história e seu desfecho, fazendo a sua própria releitura.

 

A atividade bem planejada pode virar um projeto a ser desenvolvida em toda Unidade Escolar, com títulos literários escolhidos previamente e etapas bem determinadas a cada ano de escolaridade.

 

 

Inicialmente o professor deverá ser o escriba, incentivando-os à participação e propondo desafios. Os alunos gostam de ser desafiados!

 

É importante também confeccionar coletivamente lista de palavras, que pode ser com o nome dos personagens, com as palavras que geraram dúvidas quanto à grafia ou com palavras com significados desconhecidos.

 

A intervenção da professora no momento de produção e a consulta dos alunos aos textos fixados em sala de aula provocam a reflexão sobre o que é produzido, conferindo aos envolvidos maior segurança na reescrita de seus próprios textos.

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

professor (65)

Comentários
Excelente assunto! Realizo muito com meus alunos este tipo de atividade, constantemente reescrevemos os textos trabalhados dos livrinhos em sala.Realmente,realizar a reescrita de textos de maneira coletiva com a turma é uma atividade importante que, além de aguçar a criatividade, desenvolve várias habilidades. Parabéns pela matéria!

Postado por Maria Delfina Rodrigues em 11/09/2013 11:22

Um belo e estimulante trabalho.Nossas criancas estão realmente precisando que os professores usem muito a criatividade.Acredito que assim conseguiremos colher frutos em um tempo tão complicado.Parabéns pelo trabalho.

Postado por Célia Maria da Silva Granja em 11/09/2013 23:16