A A A C
email

Quarta-feira, 22/01/2014

Vivenciando Literatura na Educação Infantil

Tags: professor, educação infantil.

A apresentação e oferecimento de livros para as crianças na Educação Infantil promoverá o interesse, suscitará a criatividade e aguçará a imaginação dos pequenos pelas mais variadas obras promovendo futuros grandes leitores.

 

As crianças encontram-se imersas num ambiente letrado independente de possuírem ou não domínio pela leitura, porém o mundo de informações que nos cerca não substitui o livro, a literatura.

 

A criança que ouve histórias cotidianamente desperta em si a curiosidade e a imaginação criadora e ao mesmo tempo tem a chance de dialogar com a cultura que a cerca, portanto, de exercer a sua cidadania.” (BEDRAN, Bia, 2012, A arte de cantar e contar histórias: narrativas orais e processos criativos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012).

 

 

Cantinho da Leitura de uma Sala de Aula de Educação Infantil: fácil acesso para os pequeninos.

 

A narrativa faz parte da vida de todos nós e o contato com o “contar histórias” está presente na maioria das vezes desde muito pequenos.

 

Ouvir histórias, principalmente boas e bem contadas histórias, fascinam a todas as idades... É através da oralidade que as crianças têm o primeiro contato com o texto.. Mas isso não significa que conhecer e manusear um livro tenha que ser algo que necessite de uma grande preparação e amadurecimento.

 

 

Fontes: www.facebook.com/estantemagica e www.editoraprojeto.com.br

 


Como a criança vai se interessar por algo que sequer pode segurar?

 

Numa turma de Educação Infantil, os livros precisam estar ao alcance das crianças que necessitam tocar, folhear, cheirar, sentir e imaginar.

 

Incidentes vão acontecer, é claro, e algumas obras podem ser rasgadas ou coloridas, pois será nesse momento também que serão desenvolvidos hábitos e atitudes e aprenderão a zelar pelo material. Nessa faixa etária o que mais chama atenção são as cores, formas, tamanhos e sons. São livros de imagens, de pano, de banho...

 

 

Bebês precisam do estímulo visual e tátil que os livros de pano proporcionam.

 


Em sua turminha, faça da leitura um hábito, um deleite.

 

Leia sempre! Diariamente! Oportunize conhecer e viajar num mundo sensacional com histórias de obras diversificadas como: contos de fadas, fábulas, poesias...

 

Proporcione prazer, compartilhe leitura!
 

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

professor (65)

Comentários
É mágico ver o processo de encantamento das crianças pelos livros. Cabe a cada professor despertar esse encantamento!!!

Postado por Adriana Passos em 08/08/2013 20:29