A A A C
email

Segunda-feira, 13/11/2017

Sobre a eleição de diretores e a paralisação

 

Assim que possível, farei um breve relato da viagem à Alemanha, onde mantive dez reuniões sucessivas com autoridades educacionais de todos os níveis, visitei escolas, inclusive bilíngues, e obtive grande quantidade de informação relevante. A viagem foi feita a convite do governo alemão, sem ônus para a SME.

 

De volta às atividades normais, posto duas informações sobre a nossa rede.

 

1. O processo de inscrição de chapas para a eleição de diretores(as) e adjuntos(as) foi concluído nos últimos dias.


Tivemos 1.737 chapas inscritas em um total de 1.533 escolas. Não houve inscrições em apenas quatro unidades, nas quais as direções serão nomeadas.


Como todos sabem, a resolução que baixei, regulamentando esse processo, previa a concessão de excepcionalidades sempre que alguma chapa não preenchesse todos os requisitos definidos, mas os interesses da rede justificassem a inscrição. Dessa forma, tentei evitar que normas gerais produzissem uma rigidez excessiva, inviabilizando soluções locais, específicas, construídas em boa-fé e potencialmente positivas.


Tivemos 206 pedidos de excepcionalidades, examinados um a um pela CGG. Praticamente todos diziam respeito ao tempo de regência de turma ou de exercício de cargo comissionado por parte de um dos integrantes da chapa. Nenhum deles foi considerado abusivo. Todos foram aceitos.


Com o meu aval, o nível central não impugnou nenhuma das 1.737 chapas formadas nas escolas. A palavra final caberá às comunidades escolares, no próprio processo eleitoral.

 

* * * 

 

2. Foi apenas residual a adesão da rede à paralisação do dia 10 de novembro, definida pelo movimento sindical em torno de uma pauta nacional de reivindicações. A proposta foi encampada pelo Sepe. Três escolas nossas paralisaram totalmente suas atividades e duas o fizeram parcialmente, em um total de 1.537 unidades.

 

Atenciosamente,
Cesar Benjamin
Secretário
 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Comentários
Não há comentários sobre este tópico.