A A A C
email

Quarta-feira, 16/05/2018

Fica a Dica: A importância da educação musical na infância

Tags: educação musical, infância, música.

 

 A importância da educação musical na infância

 

 

A música está presente em diversas circunstâncias da nossa vida. Ela nos cerca e nos acompanha cotidianamente, seja como entretenimento, na apreciação artística e cultural, ou como ferramenta que apoia e complementa a compreensão de outras competências. Mais do que isso, a música é uma grande aliada no processo ensino-aprendizagem.

Volta e meia vemos publicações que apostam na eficácia da contribuição das artes, em geral, ao desenvolvimento do aluno, principalmente nas fases iniciais:

 

“Um dos principais aspectos que a música representa no processo de ensino-aprendizagem é o estímulo ao uso dos sentidos pelo aluno. Qualquer experiência musical, independentemente do estilo e dos instrumentos utilizados, promove maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e representação em quem toca e quem ouve.”

(http://novosalunos.com.br/musica-na-escola-entenda-a-importancia-no-processo-de-ensino-aprendizagem/)

 

A proposta de utilização da música, desde a infância, não reside, apenas, na possibilidade de um determinado aluno tornar-se um instrumentista no futuro, mas sim como forma de possibilitar e ampliar o trabalho realizado em paralelo com outras habilidades, como as de leitura, interpretação, raciocínio matemático e por aí vai.

De qualquer forma, porém, não será surpresa se dissermos que o aprendizado de um instrumento musical traz muitos benefícios para o indivíduo de qualquer idade, pois podemos observar melhoras na disciplina diária, no aumento da capacidade de memorização, no lidar com o trabalho em equipe e no aperfeiçoamento da coordenação motora.

Enfocando, entretanto, no objeto desse relato, nas fases iniciais da criança, a música desenvolve, também, capacidades relacionadas à concentração, amplia a inter-relação pessoal, estimula a criatividade, além de contribuir no crescimento emocional e na sua capacidade de comunicação.

 

“A utilização da música, bem como o uso de outros meios artísticos, pode incentivar a participação, a cooperação, socialização, e assim destruir as barreiras que atrasam o desenvolvimento curricular do ensino.”

(https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-importancia-musica-na-educacao-infantil.htm)

 

Muitas atividades com música podem ser realizadas com os pequenos: o canto utilizando cantigas de fácil assimilação, brincadeiras e jogos, exploração de instrumentos, atividades coletivas de cooperação e integração, entre outros. São diversas as possibilidades a serem exploradas.

Com a música, há também o progressivo aumento da sensibilidade, da sensação de pertencimento a uma cultura e comunidade e do desenvolvimento da sua autoestima. Inclusive, a valorização da autoestima é um grande passo para que essas crianças, quando jovens/adultos, sejam protagonistas do seu próprio caminho!

 

“A música produz um tipo de prazer que o ser humano não consegue viver sem.” (Confúcio)

 

Essa é a nossa dica da semana! Gostou? Escreva pra gente! smiley

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.