A A A C
email

Quarta-feira, 23/03/2016

Laboratório Virtual, para encantar

Tags: educopédia, laboratório, virtual.

 

 

 

 

O Laboratório Virtual da Educopédia é um recurso que possibilita diferentes abordagens. Você conhece?


Nesse aplicativo, o aluno pode ver esquemas de átomos animados e interagir com essas estruturas. Sei que nada substitui a experiência em sala de aula ou em um laboratório físico, mas essa ferramenta é interessante para trabalhar conceitos que são muito abstratos para o aluno. A ideia é estimular a compreensão de conceitos, como o comportamento de átomos nos estados físicos da matéria, de forma bem lúdica.


Para usar você deve:


1- Entre na Educopédia ou como visitante ou com o seu login/ senha.

 

2- Escolha a pasta do 9º ano.
 

3- Escolha a pasta do Laboratório Virtual.
 

 

4- Aparecerão aulas, clique a que você quer.


Observe que apesar de estar na pasta 9º ano, esse recurso pode ser usado em vários anos de escolaridade, incluindo 4º ano.

Vou focar na aula de Estados Físicos da Matéria, porque usei essa aula de diferentes formas. No 6º ano, quando falamos de mudança de estado físico da água, este recurso é bem interessante. Acho que essa aula é tão interessante para o 6º ano quanto para o 9º ano.

Vejamos como podemos explorar essa aula.

1- Em uma primeira tela, temos uma pergunta desafio. Essa pergunta será respondida conforme usamos a plataforma.


Outros recursos disponíveis nesta plataforma, não só nesta aula , são um lápis e uma janela para escrever textos ( veja a letra T). Com isso, sua aula pode ficar bem mais interativa. Você e seus alunos podem escrever e desenhar na tela, indicado os pontos mais importantes.
 

 

2- Conforme você vai andando com a seta para a direita, pode-se ter outras telas com mais interação e animações.

3-  Em algumas telas, podemos usar o recurso de uma lupa. Ao clicarmos na lupa e arrastarmos para qualquer objeto, podemos ver o comportamento das moléculas em cada estado físico da matéria. Sei que mesmo com um poderoso microscópio, é impossível observar um átomo ou moléculas. Mas essa é uma aproximação e a lupa representa o aumento da estrutura da matéria.

4- Essa é uma ferramenta com diversos recursos, onde podemos utilizar mais de um recurso ao mesmo tempo, como a lupa e a escrita de textos.

No 6º ano, com a ajuda do Laboratório Virtual, vamos pavimentando habilidades importantes que serão trabalhadas no 9º ano. Nada como usar recursos que encantam os alunos e ensinam ao mesmo tempo.

5- Além disso, vemos experimentos que são um pouco mais difíceis de serem reproduzidos em sala , embora possamos fazer, mesclando com outros recursos, como fazer um gráfico. Tudo animado.
 

Observe a variedade de possibilidades e quão rica poderá ficar a sua aula, aproximando o aluno da parte experimental das Ciências. Embora, essa ferramenta não substitua um experimento, ela pode garantir uma dinâmica diferente em sala de aula.
 

Veja o vídeo abaixo:

 

 

 

 

                               

 

 
 
 
 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

virtual (1)

Comentários
ótimo artigo, adorei, não conhecia todas essas possibilidades

Postado por Leandro Trindade em 22/06/2016 12:42

Adorei, muito obrigada.

Postado por Thalia em 02/11/2016 16:42