A A A C
email

Sexta-feira, 10/04/2015

Além do Quadro Negro – A Educação Rompendo a Barreira do Tempo/Espaço

Tags: educopedia.

 

 

Marc Prensky cunhou um termo que norteia bem o assunto desta discussão: Nativo Digital (2001). O aluno de hoje nasceu imerso em informações que são mediadas por novas tecnologias digitais. Tablets e smartphones, assim como Youtube e Google, fazem parte de seu cotidiano desde cedo. Mais que isso, os educandos e também os educadores estão inseridos no que Pierre Lévy chama de Cibercultura (1999), onde compramos, nos comunicamos e inclusive aprendemos dentro do ambiente virtual, cada vez mais conectados, de forma colaborativa e não linear.


Por que então a escola, que está inserida no contexto dessa sociedade, ainda mostra resistência a adequar seu fazer pedagógico a essa realidade?


A questão é um pouco mais complexa. Utilizar um computador em sala não necessariamente significa adequação. Estamos falando de um novo conceito metodológico que utiliza esse espaço virtual a favor de uma nova experiência de aprendizagem e prepara o aluno para novos desafios. É a quebra da barreira de espaço da sala de aula e dos cinquenta minutos de cada tempo, entendendo que a informação pode ser obtida de qualquer lugar a qualquer hora, mas que ainda precisa de uma mediação.


Esse é o tema da aula 32 do Curso para Professores disponível na Plataforma Educopédia: como colocar em prática uma aula que utilize recursos tecnológicos, organizando a metodologia a um planejamento consistente e relevante. É o que chamamos de Transformação 3.0.


A aula aborda uma série de novas situações do cotidiano do professor e levanta discussões importantes para o ensino no século XXI.



As aulas são autoexplicativas, onde o professor ou interessado no assunto tem contato com o conteúdo de maneira hipermidiática, ou seja, por vídeos, charges, texto e até hiperlinks para aprofundamento do assunto. O design instrucional leva em consideração uma linguagem intuitiva, clara e objetiva.



Aproveite, qualquer um pode ter acesso. Caso seja professor da Rede Municipal do Rio de Janeiro, acesse www.educopedia.com.br com seu login. Do contrário acesse como VISITANTE.



 


 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

educopedia (38)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.