A A A C
email

Segunda-feira, 13/10/2014

Educoteca - Estratégia Pedagógica Satisfatória no Desenvolvimento da Formação Leitora

Tags: educoteca, educopédia, leitura.

 

 

 

                                Educoteca - Estratégia Pedagógica Satisfatória no                                  Desenvolvimento da Formação Leitora.

 

 

             “O bom leitor lê sentidos. Quanto mais uma criança se apega ao sentido,            melhor leitora ela será”.

Marina Colasanti

 

Vivemos numa cultura letrada onde os textos (verbais, não-verbais e mistos) se cruzam em nossas atividades cotidianas. Os registros escritos são usados não apenas como apoio à memória, mas como forma de argumentação, informação, defesa de ideias e pontos de vista, transmissão de conhecimentos, etc.


O trabalho para desenvolver o gosto e o hábito de ler não se faz apenas em momentos específicos, isolados na prática pedagógica. Sabe-se que é preciso estar atrelado a um planejamento direcionado para esse objetivo. Com a Educoteca, você e seus alunos podem mergulhar no universo da leitura e exercitar diferentes capacidades leitoras, inclusive com apoio de suporte digital. Algumas atividades alternativas são o acesso e exploração de obras literárias com roupagem transmidiática, como o exemplo de “A Cartomante”, de Machado de Assis.


“A Cartomante” de Machado de Assis faz parte do acervo da Educoteca e apresenta recursos diferenciados - possibilidades onde os leitores interagem no momento de leitura, seja por meio da ampliação de texto com o zoom, ouvindo o áudio com a narração do texto e/ou inserindo anotações durante a leitura.

 

A sugestão de livros pode acontecer, sempre que possível, através da condução de aulas (no planejamento docente), por meio de rodas de leituras e/ou com um projeto específico. A Educoteca, Biblioteca Digital da Educopédia, disponibiliza obras de autores consagrados, adaptações e livros inéditos interativos.

Eis uma forma diferenciada de trabalhar a formação leitora!

 

 

Além disso, propor atividades que despertem a vontade de ler e permitam a descoberta podem ter grande relevância na prática pedagógica, inclusive em caráter interdisciplinar. Seguem algumas indicações de atividades como sugestões para o trabalho que poderá ser desenvolvido na escola:

  • Provocar o olhar de quem ainda não leu a obra, trabalhando a leitura de imagens do livro lido;
     
  • Roda de conversa com os colegas, expondo sua opinião e apresentando as razões pelas quais indicariam (ou não) a leitura do livro lido;
     
  • Confeccionar cartazes, murais ou ainda compor uma paródia para apresentar a obra aos colegas. Que tal filmar a atividade? Pode ser uma boa opção!
     
  • Reescrever um trecho da história modificando o foco narrativo, ou transformá-lo em História em Quadrinhos (HQ);
     
  • Realizar uma entrevista (real ou fictícia) com o autor ou personagem do livro;

 

São ideias que possibilitam planejar de acordo com a dinâmica de aprendizagem, considerando faixa etária, situação de comunicação e produção (para quem e por que).

Professor(a), considere a Educoteca, que é uma ferramenta eficaz para ajudar os alunos a se apaixonarem pela leitura, percebendo que se trata de uma fonte de prazer, descontração e conhecimento. A Educoteca possui navegação simplificada, o uso é intuitivo e a linguagem utilizada é de fácil compreensão.

 


Ficou como vontade de conhecer nosso acervo e explorar a Educoteca?

Acesse já. Inspire-se!


Siga-nos em nossas Redes Sociais e socialize suas ideias de uso da Educoteca na prática pedagógica.


 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

leitura (3)
educoteca (2)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.