A A A C
email

Sexta-feira, 11/01/2019

Rimas na Alfabetização: Caminhos para Leitura e Escrita

Tags: redescobrindo, youtubers, 7ªcre.

 

Redescobrindo as Rimas

 

 

As rimas são ótimos recursos para despertar nas crianças o prazer pela leitura e escrita. Os pequenos se encantam com a sonoridade das palavras e se divertem com a possibilidade mágica de construir suas próprias combinações.
 

 

As palavras realmente são mágicas e nos apresentam milhares de possibilidades!

 

Por isso a dica de hoje começa com a indicação do livro: "O Livro Mágico".

 



Essa história nos mostra o poder que as palavras têm, e a rima é um desses poderes. Após a leitura, os alunos da Escola Municipal Desembargador Ney Palmeiro foram convidados a fazerem suas criações.

 

 

 

 


Cada aluno recebeu uma palavra e a missão de fazer uma ilustração que rimasse com ela. Após muita diversão construíram um cartaz coletivo:

Ainda no clima das rimas, os alunos do segundo ano tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo “Redescobrindo as Rimas” elaborado pelas professoras Youtubers e disponível no link:



 

A videoaula inicia-se com um problema, como fazer uma música para o canal “Redescobrindo”?


 

 


É claro que a turminha já tinha a resposta na ponta da língua e sabiam que as rimas eram a solução que a tia Ju e a tia Ly procuravam!

 

 



E para continuar a diversão, a videoaula interativa apresenta às crianças um jogo no qual elas devem descobrir quem mora nas casas apresentadas por meio da rima com o nome dos animais!

 

 

E ainda dois jogos com a rima como tema principal:

 

 

Depois de assistir ao vídeo...Mãos à obra!


Segundo Emília Ferreira as mãos são a porta de entrada para o cérebro. E nesta atividade, constatamos que quanto mais oportunidade as crianças têm de manipular objetos e trabalharem os sentidos, mais eficiente se torna o processo de aprendizagem.

 



Para Vygotsky o jogo tem grande importância no processo criativo, pois a imaginação estimulada por eles contribui para expansão das habilidades cognitivas. Sendo assim, por que não experimentar outros jogos? A diversão propiciada pelas rimas foi o gatilho para utilização de jogos de formação de palavras.

 

 

E assim, mais uma vez os alunos aprenderam brincando... E entre uma risada e outra construíram importantes conceitos e aprimoraram sua habilidade de leitura e escrita!

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E.M. Desembargador Ney Palmeiro

E-mail: empalmeiro@rioeduca.net

Tel.: 2408-6042 / 2408-5482

 

Contato para publicações:

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

7ªcre (328)
redescobrindo (13)
youtubers (3)

Comentários
Parabéns pelo trabalho da escola, sobretudo, das professoras regentes da turma.

Postado por VALDEMAR FERREIRA DA SILVA em 20/08/2018 11:22