A A A C
email

Segunda-feira, 20/08/2018

Copa Eugenial: promova a paz entre a gente

Tags: 6.ª cre, copa do mundo.

 

O projeto Copa Eugenial: promova a paz entre a gente foi realizado entre os meses de maio e julho na Escola Municipal Eugênia Dutra Hamann.

Ele contou com a participação de todas as turmas da escola e teve como objetivo aprimorar a cultura da paz entre os alunos, através do estímulo ao espírito “Fair Play”, à compreensão da necessidade do respeito e da tolerância com o próximo, do aprendizado da vitória e da derrota e, principalmente, do espírito de equipe.

 

Vamos acompanhar como tudo aconteceu?

 

A E.M. Eugênia Dutra Hamann fica localizada em Pavuna e atende alunos do 1.º segmento

 

O projeto Copa Eugenial Consciente: promova a paz entre a gente foi dividido em três etapas. No dia 18 de maio, foi realizada a preparação e a abertura da Copa Eugenial. Entre os dias 20 de junho e 05 de julho, aconteceram os jogos eliminatórios e finais. O encerramento, última etapa do projeto, foi realizado no dia 12 de julho.

 

A primeira etapa envolveu toda a preparação para o evento, tendo como ponto de partida principal a abertura. Durante todo o bimestre, o conteúdo sobre a copa do Mundo foi trabalhado e as informações eram trazidas também pelos alunos, buscando discussões sobre de que forma o Brasil poderia ser de verdade um campeão. Além de vídeos e reportagens, confecção de cartazes do tema também fizeram parte do projeto e da ornamentação da escola.

 

A abertura do evento aconteceu no dia 18 de Maio, dando início ao projeto com o desfile das seis turmas, vestidas com as cores sorteadas anteriormente, bandeiras, enfeites e acessórios da mesma cor, além da entrada do pelotão das bandeiras do Brasil, Estado, Município e a da escola. 

 

Exposição dos trabalhos realizados

 

 

Após o desfile, as turmas se posicionaram para cantar o Hino Nacional, ouvir a palavra da direção e a explicação do evento. Nesse dia, as turmas apresentaram o grito de torcida, coreografado ou não, e um cartaz com uma mensagem de paz, contextualizando o projeto ao evento internacional, a Copa do Mundo. 

 

 

Prof.ª  Juliana - Turma 1301

 

 

A segunda etapa aconteceu entre os dias 20/06 e 05/07, período em que foram realizados  torneios: futsal masculino e queimado feminino para as turmas de 3.º ao 5.º ano e futsal para as turmas de 1.º e 2.º anos. As eliminatórias aconteceram até o dia 4/07, dentro do horário das aulas de Educação Física. As finais, no dia 5/07, em horário especial, com as turmas envolvidas e a participação de suas professoras, além da professora de Educação Física.

As regras foram adaptadas à faixa etária e ao espaço disponível.

 

Professora Cláudia - Turma 1102

 

 

As turmas foram divididas em times e o torneio foi adaptado dentro das competências e habilidades de cada turma. As turmas dos 2º e 3º anos realizaram o torneio com times da própria sala, não competindo uma com a outra devido à diferença de tamanho e maturidade dos alunos. Nas turmas de 4º e 5º anos, o time vencedor de cada uma disputou com a outra, de acordo com a sua faixa etária.

 

Durante o evento, foram escolhidos destaques (1 feminino e 1 masculino por turma), considerando o significado de Fair Play, expressão que significa “jogo limpo”, ou seja, modo leal de agir. “O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo, onde os praticantes devem procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital”.

 

 

 

Prof.ª Edite Fagundes - Turma 1201

 

 

O encerramento foi a terceira e última parte do projeto e aconteceu no dia 12/07. As turmas realizaram o desfile idêntico ao da abertura. Cantaram o Hino, ouviram a palavra da direção e da Professora de Educação Física, os resultados dos jogos, os destaques foram homenageados recebendo um certificado e alguns brindes conseguidos através de doações. Outros brindes arrecadados foram sorteados entre todos os alunos e dois brindes foram sorteados entre as professoras. 

 

 

Jogos realizados na E.M Eugênia Dutra Hamann

 

Todos os alunos receberam uma medalha de papel com o desenho da Mascote da Copa “Zabiwaca”, confeccionadas pela professora de Educação Física, que se preocupou em distribuir balas a fim de contemplar os alunos que não foram sorteados. Os alunos destaques entregaram uma medalha para a professora da turma e também para todos os funcionários da escola, pois constituímos a Família Campeã Eugenial.

 

Após o cerimonial de encerramento, os alunos foram para a confraternização com lanche compartilhado, combinado anteriormente, através de bilhete enviado aos responsáveis, onde cada aluno contribuiu com um item (doce, salgado, refrigerantes e descartáveis). Ao som de músicas atuais, os alunos foram organizados no pátio em cadeiras e servidos pelos funcionários da escola, promovendo o espírito de união, celebração e cidadania.

 

 

Prof.ª Cristiane - Turma 1501

 

Prof.ª Amanda - Turma 1401 / Turmas 1101 e 1102 ao final da partida / Prof.ª Paola - Turma 1201

 

Parabéns à professora Edite Fagundes e à toda equipe da E.M. Eugênia Dutra Hamann pelo trabalho de excelência que realizam com nossas crianças. É um orgulho tê-los na 6.ª CRE!

 


Quer conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pela equipe da E.M. Eugênia Dutra Hamann? Entre em contato com a Unidade Escolar!

 

E.M. Eugênia Dutra Hamann

E-mail:emeugenia@rioeduca.net

Telefone: 2407-4042

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6.ª cre (12)
copa do mundo (8)

Comentários
Foram dias maravilhosos onde as crianças se divertiram e souberam a importância da parceria e e de trabalho em equipe.

Postado por Janete Domingos de Miranda em 20/08/2018 19:58

Nossos alunos interagiram com muita eficiência e mostraram que na hora que precisa ter maturidade ela tem. Todos mostraram o seu potencial. Cada um com seus limites e o mais importante foi o respeito mútuo. Fiquei muito feliz com o resultado.

Postado por Janete Domingos de Miranda em 20/08/2018 20:09

A Edite arrasa sempre! Projeto lindo! Orgulho da 6 CRE ????

Postado por Michele do Nascimento Rigueto em 20/08/2018 20:15

Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto, que é educar com amor. Lutando e acreditando, que o futuro do nosso país e de nossas crianças, está no ensinamento que vcs professores, juntamente com a família lhes dão. Parabéns.Professora Edite Fagundes parabéns a vc e aos demais professores.

Postado por Cristiane em 20/08/2018 20:27