A A A C
email

Quinta-feira, 26/07/2018

ALFArte - Alfabetização com Arte na 1ª CRE

Tags: 1ªcre, eventos, projetos, alfabetização, artes..

 

Projeto Articula diversos saberes, desenvolvendo nas crianças a capacidade criativa.

 

 

ALFArte é um projeto pesquisa-ação, criado pela 1ª Coordenadoria Regional de Educação da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, onde as linguagens artísticas permeiam a alfabetização, facilitando a aprendizagem de uma forma lúdica. A estratégia de sensibilizar através de uma leitura de mundo com olhar criativo, nasce da preocupação em um planejamento articulado e em conjunto entre as diversas áreas do conhecimento.

 

Valeria Jaconiano, gerente da Gerência de Educação, propôs o desenvolvimento do Projeto e diz:

“Considero imprescindível um trabalho coletivo entre o professor regente e o professor de Artes, a fim de contribuir nos processos de ensino e da aprendizagem. Nosso filho então nasce: ALFArte! Nasceu vigoroso, cheio de sensibilidade, desejoso de articulações e objetivando as concretizações dos saberes, que iluminam e propiciam a formação humana.”

 

Apresentação do Projeto, com a presença da Coordenadora Fátima Sueli, do Assessor-Adjunto, José Luiz e da Gerente de Educação, Valéria Jaconiano.

 


Esse Projeto, construído por professores de Artes, coordenadores pedagógicos, Núcleos de Artes e Alfabetizadores da 1ª CRE, pretende promover a articulação dos conhecimentos prévios dos educandos, com as linguagens artísticas. A avaliação dialógica entre o aspecto cognitivo e socioemocional, se dará pelas apresentações dos processos e produtos construídos na interdisciplinaridade e pela autoavaliação consciente das competências socioemocionais alcançadas.

 

 


O desenvolvimento se dá a partir da criação de uma mandala ALFArte, ferramenta pedagógica que articula 4 círculos concêntricos e dinamiza diversas combinações entre eles, formando raios, propondo variadas sugestões de planejamento, que com criatividade se desdobram infinitamente. O colorido dos aros define as 4 etapas que se articulam: o 1º traz os significados (o conhecimentos prévios dos alunos), o 2º as linguagens abrindo portas , o 3º as produções e processos e o 4º as habilidades socioemocionais.

 

As mandalas são de origem sagrada, tem um ponto central e ao seu redor apresentam um desenvolvimento simétrico. A mandala ALFArte tem como foco a leitura, escrita e interpretação, formando uma verdadeira rede de saberes, onde os educadores de diversas áreas planejam juntos para alcançar esse objetivo.

 

 


A inspiração veio da Mandala dos Saberes do MEC (Pressupostos para Projetos Pedagógicos de Educação Integral REDE DE SABERES MAIS EDUCAÇÃO), que busca a educação integral. A intenção é que ela seja um instrumento de auxílio e de orientação à construção de estratégias pedagógicas.(http://educacaointegral.org.br/na-pratica/wp-content/uploads/2017/08/metodologia-complementar_jogo-mandala-dos-saberes.pdf

 


Mandala ALFArte propõe um planejamento conjunto entre professores Alfabetizadores, de Artes, da Sala de Leitura, de Educação Física e outras linguagens, pensando nesse processo interdisciplinar que traz mais significado, estímulos, motivação, envolvimento e pretende proporcionar um aprendizado mais efetivo, onde a escola se torna protagonista e produtora de cultura e desenvolvimento humano.

 

 

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO:

 


O projeto pesquisa-ação começa se desenvolver em 5 escolas piloto da 1ª CRE, onde a equipe é estimulada para planejamentos coletivos, articulados com diversas linguagens e a criação autônoma pelas escolas de estratégias para o crescimento do aprendizado. Cada escola recebe sua mandala e é convidada a personalizá-la com o seu projeto.

 

Apresentaçõ do Projeto nas Escolas Piloto

 


A proposta é inovadora e sustentável, porque mantém a estrutura que existe nas nossas escolas e integra na hora de planejar, buscando dinâmicas de Projetos Coletivos Criativos entre todas as disciplinas, proporcionando a aprendizagem cooperativa e a educação integral do aluno. A Mandala é dialógica, vai além da educação autocentrada, revê processos e cria uma comunicação entre várias mãos. Ao trazer o repensar no agir em sala de aula, suscita a realização de novas descobertas a cerca de um planejamento que tenha a metacognição, a arte, a pesquisa-ação e o desenvolvimento das competências socioemocionais, como princípios norteadores de novas práticas na escola.

 

Um pouco do material Produzido

 

 

 

 

Clique nas imagens abaixo para acessar  videos do Projeto:

 

 

VIDEO CIEP JOSÉ PEDRO VARELA: Gamificação

 

 

Trabalhando Habilidades Socioemocionais, com o professor Jean Bodin

 

 

Artes e Produção de  Texto: PEJA Calouste Gulbenkian

 

 


Para Saber Mais:

Gerência de Educação: 2233-4839

 

 

Clique na Foto Abaixo e acesse o Blog, onde você vai encontrar todos os detalhes do ALFArte – Alfabetização com Arte 1ª CRE:

 

 

 

 

Contato para publicações:

 


  


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (552)
1ªcre (369)
eventos (317)
artes. (1)

Comentários
Articular é um verbo da atualidade! MuiEnvolver à todos em busca da plenitude do saber para o nosso aluno.Linguagens artísticas tocam o educando e agem como facilitadores na alfabetização.

Postado por Mônica Rocha Maciel da Silva em 26/07/2018 05:41

Parabéns a todos da 1a CRE, que direta ou indiretamente, viabilizam esse projeto.A alfabetização, por ser a base do conhecimento sistematizado, exige atenção redobrada e investidas criativas para estimular educandos e educadores. Aliada à Arte ela se potencializa com processos inesgotáveis de imaginação e criatividade em direção à excelência escolar. Na torcida para que está projeto de redimensione e invada muitos cotidianos. Sucesso!!!

Postado por Lindomar Araujo em 26/07/2018 07:54

Mais um trabalho de excelência. Parabéns 1ª CRE! Parabéns Gerência de Educação!!!

Postado por Francisco Gonçalves em 26/07/2018 07:57

Projeto assim devem ser compartilhados com toda a Rede. Parabéns!!!

Postado por Maria Araujo em 26/07/2018 08:02

Sensacional!Aprendizagem significativa,autonomia,criatividade, prazer ... Eu acredito! Parabéns, GED 1a CRE!

Postado por Ana Beatriz Glech em 26/07/2018 08:04

Trabalho Articulado é o segredo para o sucesso de nossos alunos.Parabéns 1ª CRE. Parabéns Gerência de Educação !!!!

Postado por Viviane Gonçalves em 26/07/2018 08:08

PARABÉNS, EQUIPE! PARABÉNS À TODOS OS ENVOLVIDOS! QUE POSSAMOS CADA VEZ MAIS ACREDITAR NO PODER DA ARTE!

Postado por Silvana Maida Huguenin em 26/07/2018 08:14

O compromisso, o engajamento, a integração e o desejo de construção constituem a tônica dessa ação. Parabéns, equipe AlFArte.

Postado por Valéria Jaconiano Vieira em 26/07/2018 08:17

A arte faz toda a diferença, sempre! E na Educação é indiscutível, pois a experiência artística é um fator humanizador, cultural, que cria inúmeras significações e produz em cada um a percepção da própria capacidade de transformação, além de oportunizar o desenvolvimento de potencialidades!Lindo e significativo trabalho!

Postado por Michelle Saramago em 26/07/2018 08:25

Que trabalho bonito! Fiquei emocionada. Parabéns professores alfabetizadores e 1ª CRE pelo projeto.

Postado por Carla Ferreira em 26/07/2018 09:32

Parabéns 1ª CRE, pela inciativa do projeto!!!

Postado por Kátia Maia em 26/07/2018 09:36

Aprendizagem com prazer e criatividade, tudo de bom!

Postado por Maria da Conceição F. Duque Estrada em 26/07/2018 10:59

Projeto riquíssimo que certamente contribuirá no processo de alfabetização de nossos alunos. Parabéns à Primeira CRE pela iniciativa.

Postado por Stella Biolchin i Neumann em 26/07/2018 12:09

Excelente trabalho!! Criação + Integração + Arte = Alfabetização. Ao oferecer caminhos, a criança se desenvolverá naturalmente com o desabrochar de suas potencialidades.

Postado por Tatiana Pereira em 26/07/2018 12:09

A arte como fio condutor torna o aprendizado lúdico e prazeroso, facilitando o processo da alfabetização. Parabéns a todos os envolvidos no Projeto! Parabéns 1ª CRE!

Postado por Hadriane Albertos em 26/07/2018 12:15

Excelente Projeto! Aprendizagem com autonomia e criatividade. Lindo trabalho!

Postado por Mariana Martins em 26/07/2018 12:18

O trabalho é muito bonito , estimulante e inovador. Valorizar Habilidades Socioemocionais através da arte é maravilhoso! Parabéns a todos da 1ª CRE!

Postado por Liege Lancetta Mansell Melo em 26/07/2018 13:01

A arte propicia aprendizagens significativas. Vida longa ao projeto!

Postado por Telma Moraes em 26/07/2018 13:35

Saudades dessa Gerência que sempre valorizou o trabalho com as ARTES.

Postado por maria ines costa em 26/07/2018 15:40

Parabéns a 1ªCRE pelo belo projeto Alfarte na alfabetização, que possibilita desenvolver as habilidades socioemocionais oferecendo um prazeroso meio de apoio para todos os envolvidos no processo educativo.O desenvolvimento dessa competência na escola e uma oportunidade de melhoria da qualidade de educação e na vida dos nossos alunos.

Postado por LEILA MARA SIMOES MACEIO MARQUES em 26/07/2018 17:08

Transformar ARTE em aprendizagens é fantástico! ALFarte é uma ferramenta de trabalho que proporciona conhecimentos variados aos nossos alunos. ALFarte é show! ALFarte é 1ª CRE!

Postado por Rosimere Lima em 27/07/2018 01:25

A Arte perpassa pela sensibilidade. Alfabetizar é sensibilizar o outro. Parabéns à Gerência de Educação pela coordenação desse maravilhoso projeto. Nossa Rede tem os melhores professores. Parabéns aos envolvidos.

Postado por Sérgio Machado em 27/07/2018 05:51

Arte como caminho – Ao mesmo tempo em que políticas públicas efetivam o desmonte da educação pública, a ARTE surge como caminho de resistência e criatividade para os pequenos. Minha admiração e carinho para todos os envolvidos neste processo.

Postado por Rodrigo Machado em 27/07/2018 08:14

Trabalho MARAVILHOSO!!!!!!

Postado por Christina Santos Teixeira da Silva em 27/07/2018 10:25

Parabéns,equipe!A Arte faz uma grande diferença. A criança aprende brincando e criando e assim, ela é feliz. Por uma educação que ensina a pensar e criar.

Postado por Daisy Maria Melo Freitag em 27/07/2018 16:10

Articulação entre arte e educação: a arte como facilitadora do planejamento dos professores e motivadora aos alunos; quantas ricas experiências podem surgir a partir deste encontro? Criatividade a mil na 1º CRE! Parabéns a todos que abraçam com amor a tarefa de alfabetizar e educar

Postado por Ines Resende em 31/07/2018 10:02

Esse trabalho e incrível!!ensinar através da arte torna o aprendizado mais prazeroso!!temos que valorizar esse caminho

Postado por Márcia da Silva Fonseca em 12/12/2018 08:03