A A A C
email

Quarta-feira, 16/05/2018

Aprendendo a geometria de forma lúdica

Tags: 3cre, geometria, maquetes.

 

   Ensinar Matemática de forma lúdica, desmistificar conceitos através de maquetes, discussões e jogos!

 

O CIEP Patrice Lumumba elaborou um projeto para o ensino de Geometria, cujo objetivo principal é a aplicabilidades dos conceitos estudados. 

 

 

 

A autora Constance Kamii no seu livro intitulado A criança e o número traz a reflexão sobre a matemática presente no nosso cotidiano, descrevendo a relação da criança com o número e a importância da autonomia como ferramenta para o desenvolvimento cognitivo. 

Dentro deste contexto teórico-prático, os alunos do 6º ano experimental do CIEP Patrice Lumumba construiram maquetes com planificações de sólidos geométricos e realizaram uma exposição das mesmas neste 1º bimestre do ano de 2018. 

 

 

 

 

O objetivo principal do projeto foi promover a compreensão de conteúdos da geometria para o desenvolvimento do raciocínio espacial e lógico de forma autônoma e lúdica.

 

 

 

 

Para a construção das maquetes os estudante, inicialmente, projetaram em uma planta baixa em uma cartolina um bairro idealizado por eles e em seguida, foram dando vida aos prédios, praças, casas e paralelamente observando como a geometria faz parte do cotidiano. Para dar maior vida à maquete, também foram feitos moradores. 

 

 

 

 

Como material para a elaboração das maquetes, os alunos utilizaram sucatas, papéis coloridos e uma base de isopor. O trabalho foi realizado em equipe e com duração de três dias.

 

 

 

Parabéns à toda equipe do CIEP Patrice Lumumba pelo importante trabalho de aplicabilidade dos conceitos matemáticos!

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: CIEP Patrice Lumumba

Telefone: (021) 3278-3937 2218-5489

 

Contato para publicações:

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

maquetes (2)
3cre (2)
geometria (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.